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quinta-feira

Trocar os Foles


1º passo ____________________

Comprar os Foles:

O preço dos foles originais da XT600E custam um balúrdio...
em preto custam cerca de 70€
e em azul (salvo erro) ultrapassa os 100€

Simplesmente não valem o que custam, 
e é possível comprar uns na concorrência por uma pequena fracção desse preço.

Os melhores, e que são muito idênticos aos de origem, são os da PROGRIP 
(Progrip Fork Boot: Large 41-50mm) que custam uns 25€

Os mais fáceis de encontrar e também mais baratos são os da POLISPORT (350-41),
que encontrei com preços na volta dos 15€.



 ATENÇÃO :  os foles da Polisport podem ser um problema a médio prazo...


Todos os foles têm ou devem ter uns furos para evitar criar vácuo ou pressão de durante o curso da suspensão.

Os furos que os foles da Polisport têm são muito pequenos (cerca de 2mm de diâmetro) em todo o seu comprimento.

Os foles de origem e os da Progrip, têm uns furos muito maiores e na base dos foles...





Após a montagem dos foles da polisport, comecei a ter problemas com acumulação de lamas por cima dos retentores... Ou seja durante o inverno o ar húmido e o pós, entrava por esses pequenos furos, mas não conseguia sair, e ficava agarrado às paredes do fole, acabando por escorrer para cima dos retentores da suspensão.

E o problema da acumulação de humidade com o pó que se transformava em lama fina e abrasiva, não podia ser lavado, a não ser que os retira-se da suspensão... 

(foto do interior do fole, que foi virado do avesso)




Este problema fez com que os retentores tivessem os dias contados...
e ao fim de algum tempo (cerca de 1 ano) essa lama fina acabou por infiltrar-se pelos guarda-pós e atacou os retentores...






Conclusão:
Os foles da Polisport protegem tanto com prejudicam, e é quase impossível e nada pratico andar-mos regularmente a limpar o interior dos "gajos"; e nos foles de origem nunca foi necessário limpar nada, e nunca tive lamas concentradas no seu interior...

Solução:
depois de comparar os foles da Polisport com os de origem da Yamaha,

              Furos de respiro dos Polisport                           Furos dos de origem da Yamaha





Fiz uns furos nos foles da Polisport, numa tentativa de copiar os origem...
e resolvi o problema, pois esses furos resultam como drenos,
mantendo sempre o fole seco e livre de pós ou areias acumulados no seu interior

e ficou assim:





Se soubesse o que sei hoje...
tinha optado pelos foles da "Progrip",
que parecem ser autenticas replicas dos foles originais.



2º passo ____________________

Trocar os Foles:
Temos que retirar a roda da frente e desmontar as bainhas...
e para isso podes consultar este topico: ( CLICAR AQUI )
retirar os foles, basta desapertar as braçadeiras e "despi-los" da suspensão.


Fim...




  1.    Desmontar a suspensão
  2.    Trocar os Foles 
  3.    Trocar o óleo da suspensão
  4.    Montar molas progressivas (ver o final do post)
  5.    Substituir retentores ou guias  topico em construção





Todos os óleos usados foram entregues no Eco Centro da minha região.

Os filtros de óleo, são entregues numa oficina auto, para serem incinerados...

Todos os trabalhos só são verdadeiramente concluídos quando todos os resíduos forem entregues, para serem devidamente tratados...   



4 comentários:

  1. e o que pensas sobre os de neopreno ?

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    Respostas
    1. Boas...
      são feios e pouco estéticos (opinião pessoal)
      a suspensão fica parece um esparguete mal cozido, vestido com um fato de mergulho.
      Se são funcionais ou não? isso eu não sei...
      mas que são feiosos, lá isso são eheheh

      ABR

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