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sábado

Desmontar a suspensão


Ferramenta necessária:

- Chaves 10mm, 12mm, 17mm, 22mm(podem ser de bocas, luneta ou de caixa)
- Chave estrela (philips) 
- Alicate 
- Martelo pequeno


1º passo ____________________




Desapertar e retirar 
os itens da foto:

- Braçadeiras (1) (2)

- Pinça de travão (3) (4)

- Bicha do conta quilómetros (5)









- Aliviar as 4 porcas (a) chave 10
- e aliviar também o veio (b) chave 17



Devemos ter o veio aliviado, para facilitar retirar o veio quando tivermos a mota com a roda no ar.






2º passo ____________________



- Antes de desapertarmos a suspensão das mesas, devemos desapertar o topo ou tampa da suspensão. (seta branca)

Não se retira os topos,
apenas aliviamos o suficiente para depois quando elas estiverem fora da mota, ser possível desapertar à mão com o auxilio da chave 22.
(caso contrario, teriam que usar um torno para agarrar a bainha, e poderia deixar marcas das mordentes do torno)




3º passo ____________________

- Calçar a Mota ou levantar a frente da mota, 
para se retirar a roda da frente...

Nem todos temos condições "fáceis" para tal tarefa,
eu como tenho descanso central, basta-me amarrar a traseira da mota ao chão para compensar a diferença de peso.

Mas com um pouco de imaginação orientamos sempre uma solução, e numa XT dum Amigo eu simplesmente usei uma grade de vinho (sem vinho é claro)



Depois de ter a mota no ar, costumo usar uns elásticos para manter o guiador fixo... (exemplo na foto ao lado)

- Retiramos o veio da roda, e a roda. (chave 17)

- Desapertamos a suspensão nas mesas (chave 10 e 12)
uma dica que posso dar para as porcas de 12mm, é usar uma chave de luneta e dar uma martelada na chave para desapertar... Nestas porcas, facilmente se estraga o sestavado se não for com uma pancada seca a desapertar, ou então segura-se na porca com uma chave e desaperta-se pelos parafusos.


Nesta fase, temos as condições reunidas para trocar os foles,
ou para trocar retentores / oleo / ou outros trabalhos na suspensão.









Todos os óleos usados foram entregues no Eco Centro da minha região.

Os filtros de óleo, são entregues numa oficina auto, para serem incinerados...

Todos os trabalhos só são verdadeiramente concluídos quando todos os resíduos forem entregues, para serem devidamente tratados...   

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