terça-feira

Limpeza das Jantes

Pois é... 
A jante traseira estava uma lastima 





O método que usei para limpar a jante foi simples...
Tirei a roda traseira para facilitar o acesso... e passa-se um pano na jante e fica limpo!!
agora os raios, é que dá mais trabalho,
mas fiz um pequeno video que explica melhor que 1000 palavras...




30 minutos depois lá conseguimos terminar a chata tarefa...




Como é habito... no final duma tarefa, aproveito para rever ou procurar outras coisas para limpar...

Verifiquei os sino-blocos... que ainda são os de origem...
Têm uma folga mínima... e estão para durar !

Limpamos os rolamentos e colocamos massa consistente nova,
os rolamentos são blindados e não necessitam de lubrificação... mas colocamos sempre massa consistente para ficarem protegidos da agua...



Os rolamentos também são de origem... e encontrão-se em bom estado sem qualquer folga ou prisão.
os retentores também são de origem e encontram-se porreiros !




"Guarda Corrente"






Acabei por encontrar umproblema...
existe dois pequenos roletes guias para a corrente de transmissão...
o rolete de baixo ficou preso devido a falta de limpeza, e desgastou-se de uma forma pouco uniforme...
E tive que substituir este "Rolete Guia"...



... e custou 7,9€
É a peça nº29, com o part number 30X-22178-00




O rolete de cima estava OK
...foi limpo, lubrificado e montado...
OBR pela visita  






7 comentários:

  1. É uma tarefa chata quando começamos, mas depois até que se torna interessante :)
    Estava a precisar!

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    1. Podes crer... LoOL

      Normalmente não dou grande importância à limpeza da jante traseira...
      não é desleixo... é de propósito
      e não é desculpa minha...

      a jante devido à sujidade está nova sem qualquer oxidação...
      tanto por fora como por dentro... e o mais importante é que os raios estão impecáveis assim como as porcas


      O mesmo não acontece com a jante da frente !!
      Na jante da frente que anda sempre limpa, os raios perderam o brilho e estão baços...
      e mais grave é que tenho varias porcas totalmente enferrujadas por dentro...

      Ainda o ano passado estive que escovar a ferrugem na jante da frente... porque a agua entra pelos raios para dentro da jante pelas porcas...

      Então porque limpei a jante ????
      deram-me um pneu 130/80/17 Sirac com meio rasto...
      e como o pneu é ligeiramente mais largo que o 120 que uso... eu vou querer controlar o reaperto dos raios e poder ajustar os raios se for necessário


      Mas é uma tarefa mesmo chata!! e passou-me pela cabeça desistir muitas vezes... LoOL
      ...mas é exactamente como dizes... chega a uma altura do trabalho em que dá gozo e torna-se interessante :)


      ABR

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  2. Boas , utilizas-te algum produto de limpeza?
    Arlindo Pinto

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    1. Boas...
      apenas usei o que tinha à mão
      panos e spray (Break Clean da Motul) desengordurante para limpeza dos discos de travão,
      e resultou...
      optei por usar esse spray porque aquilo era tudo restos de massa que salta da corrente... e também porque era a única coisa que tinha à mão.

      ABR, OBR pela visita :)
      Edgar

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  3. esses roletes não são em nylon? um material duro tipo plástico? ou é mesmo borracha?

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  4. esses roletes não são em nylon? um material duro tipo plástico? ou é mesmo borracha? parabéns pelo blogue. ass Moisés Ferreira

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    1. Olá Moisés
      O material parece ser mesmo borracha...
      E já fiz dois roletes destes para uma Super Tenere e para uma DR350 em borracha, que se têm aguentado e sem mostrar desgaste anormal...
      Esses roletes que eu fiz, foram feitos de uns sino-blocos que são 100% borracha normalíssima...
      Conheci um amigo que fez um rolente com a roda duns velhos patins, aproveitando o rolamento do mesmo...

      Talvez os roletes seja uma borracha parecida à dos pneus...

      ABR (Edgar)

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