quarta-feira

Verificação do Rectificador / Bateria



Introdução: 
Rectificador é algo que ganhou uma fama errada de ser um elo fraco do conjunto...
Pois eu acredito que é forte o suficiente para durar uma vida... 
isto se a bateria se mantiver em bom estado e com boa carga... e a instalação de origem, sem faróis auxiliantes e coisas que vão sob-carregar a instalação eléctrica...
...se a bateria estiver lixada, até podemos ir buscar um rectificador com tecnologia do século 22... que vai levar o rectificador com ela...


Sempre que faço a manutenção (revisão) geral ou anual verifico o estado da bateria, e o comportamento do rectificador...


Mas passo a apresentar o Rectificador:
Fica situado no guarda lamas traseiro ao lado do TCI
...é uma das zonas mais altas da mota e encontra-se bem protegido pelo bacalhau da mota...
muita gente retira o bacalhau da XT para lhe dar um ar mais de Enduro... deixando o Rectificador e TCI desprotegido e à mercê de toda a agua e lama que salta da roda!! as ligações eléctricas ficam expostas e torna o Rectificador um ponto fraco...
Manter esta zona da mota de origem e sem alterações (assim como muitas outras zonas) é uma mais valia !!





Rectificador / Regulador de Voltagem
  • Modelo :            SH 629 A - 12
  • Fabricante:        Shindengen
  • Capacidade :     25 Amperes
  • Voltagem limite de resistência :  240 V
  • Tipo :    Semi-condutor / Tipo curto-circuito
  • Voltagem regulada sem carga :   14,3 ~ 15,3 V
A ficha de ligação do Rectificador recebe 4 fios...
3 brancos e 1 encarnado... ainda existe um quinto fio, que é a massa (fio preto) que liga-se na fixação do Rectificador com um terminal de olhal.


Os 3 fios brancos vêm do volante magnético (Gerador AC / Magneto)...


Gerador AC (volante magnético) 

  • Modelo : LMZ 48
  • Fabricante : Nippondenso
  • Saída de carga : 14V  13,5A a 5000rpm
  • Resistência (bobina do estator) : 0,52 ~ 0,78 Ohms a 20ºc
  • Cor dos fios : Brancos (3 fios)

O fio encarnado é o positivo e vai para o Fusível principal de 20 Amperes
...este fio é responsável por alimentar electricamente toda a mota e ainda carregar a Bateria se necessário...


Manter esta ficha em bom estado e limpa (sem zebro) é importante para o bom funcionamento que descrevi anteriormente...




Virando agora a atenção para a Bateria
É responsável por dar o Starter ao Motor... e é pequeno armazém de energia eléctrica...
É conhecida por este 
código: YTX 9- BS
...é importante usarmos uma bateria com qualidade, 
que pode custar no caso da Yuasa por volta de 50€ (preço de 2012)
A qualidade da bateria pode determinar o bom funcionamento do sistema de carga da mota... e uma má bateria pode deixar-nos a pé no meio do nada, com uma bela despesa isto se levar o rectificador consigo...




A carga da Bateria deve manter-se igual ou acima dos 12,8V isto se medirmos numa temperatura ambiente superior a 20ºc
A Bateria para poder ser medida, deve estar desligada da mota e é aconselhável esperar uns 30 minutos antes de fazer a leitura...
Abaixo 12,8V devemos dar uma carga na Bateria 

12,8 V ou mais             = Não é necessario carregar
12,7 ~ 11,5 V               = 5 ~ 10 horas de carga 
menos que 11,5 V       = 15 ~ 20 horas de carga



A inspecção do "circuito de carga" (Gerador / Rectificador / Bateria) 
tem que ser feita com a bateria na carga ideal (12,8V ou mais)...


...utilizamos um multímetro ou voltímetro, na escala de 20 V DC ligado aos bornos da bateria...


Damos Starter ao motor e a leitura deverá ser de 14,3V em toda a faixa de rotação
(entre as 1200 rpm e as 5000 rpm)
Depois fazemos o mesmo teste com as luzes ligadas e o valor deverá baixar para 14V ou 14,1V

O teste deverá ser feito com o motor frio... 
e com o motor quente ou após termos feito uns bons kms...
(isto para garantir que o comportamento do rectificador é igual tanto frio como em trabalho e quente)


Um pequeno exemplo em video  da verificação do "Circuito de Carga" ou "Rectificador",
na XT600E dum Amigo meu...
OBR pela visita





25 comentários:

  1. muito bom Amigo (Toni Guerra )

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  2. Extremamente útil para manter as motas em bom estado.
    Bom post e serve para qualquer mota.
    Azevedo FZ6

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    1. Olá Azevedo
      Sim... sim... basicamente serve para qualquer mota...
      O post é muito focado no modelo da XT600E... mas o principio é igual para todas as motas...
      ou seja a Bateria sempre com 12,8V ou mais
      e o valor que o rectificador debita tem que ser constante...

      ABR

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  3. Muito interessante e útil.
    Nem de propósito depois da pequena aventura com a bateria da minha XT!
    vadiodaxt.blogspot.pt no seu Melhor.

    Abraço

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    1. Pois foi... LOL
      por acaso este post nasceu um pouco por "culpa" do que tínhamos andado a falar no Forum Clube XT Portugal, sobre a tua bateria e baterias no geral...
      Brevemente vou ter mais alguns post, sobre outras manutenções ;)

      ABR

      Edgar

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  4. Muito bom e MUITO UTIL...
    Parabens pelo trabalho no blog EXCELENTE

    Abraço

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  5. boas Edgar,
    já me aconteceu algumas vezes de não conseguir por a mota a trabalhar.
    Entretanto, liguei o voltímetro ao circuito elétrico da mota: com motor desligado a voltagem é 12,5V, quando pressiono o START, o motor roda e a voltagem desce para 8V, quase sempre consigo por a mota a trabalhar.
    -Esta bateria está estragada, certo? Tem de ser trocada? Há alguma forma de a recuperar?
    Abraço

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    1. Olá Agostinho
      eu li qualquer coisa tua (ou parecida) sobre esse problema no TrailAventura...
      Mas se o voltimetro (ou multimetro) estiver bem calibrado ou com erro mínimo,
      ter 12,5V é sinal de bateria fraca... e a necessitar de carga...
      ...e se depois de receber carga, continuar na mesma, está a necessitar de ser substituída (opinião pessoal).

      Eu sou um "forreta" do caraças... e antes de gastar um 1€ que seja, tento tudo e mais alguma coisa eheheh
      - já tive uma bateria com esse sintoma, e tentei recupera-la...
      Abri os vasos da bateria, e retirei-lhe o acido, depois lavei-a varias vezes com agua destilada (enchendo metade tapando e chocalhando),
      E depois de bem lavada, meti-lhe acido sulfúrico (de 30 e tal %) que é aquilo que chamam de electredo...
      O resultado não foi o melhor... ajudou e como era verão deu para desenrascar mais 1 mês ou dois, mas longe de ficar boa...
      ISTO É UMA OPERAÇÃO MUITO PERIGOSA, visto que se por erro pusermos o acido em cima da agua ele salta e queima tudo...

      MAS VERDADE SEJA DITA, que não passou duma tentativa falhada, e tive que comprar uma bateria...

      O inverno, ou o tempo muito frio é o maior inimigo das baterias "cansadas" e a melhor solução (talvez a unica) é trocar por uma nova

      ABR
      boa-sorte e OBR pela visita ao blog
      Edgar

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    2. A minha hornet 600 bateria com menos de 1 ano começou a custar pegar em quente, só pegava em fria, agora nem quente nem fria, medi os V está 12.20 com chave ligada, e as 3 mil rpm 13.80v
      carreguei a bateria antes de testar, será bateria está ir embora ? nao é original é daquelas 30€ novas seladas

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    3. Quando dou ao start baixa até 5v

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    4. Olá Ricardo
      hoje em dia, é quase tudo selado, ou como se diz: - sem manutenção...

      É difícil fazer um diagnostico, pois muitas vezes os multímetro tem erros de leitura (dependendo da qualidade do mesmo, e eu tenho dois que têm uma diferença 0,8V entre eles a medir tensões com uns 12V)...

      Mas as baterias de chumbo e acido precisão de carga constante ou regular... não gostam do frio, e também não gostam (ou sofrem bastante) se baixam para perto dos */- 12V ou menos...
      Também não gostam de estar paradas, e necessitam de ser vibradas ou chocalhadas, (coisa que acontece quando circulamos com a Mota). E se tiverem muito tempo estáticas o acido (eléctrodo) por decantação começa-se a estragar ou a perder características, acontecendo muitas vezes em baterias auto que estão paradas e ligadas a carregadores...

      Pode tudo isto não ser o caso...
      mas parece que a queda de tensão (baixar para 5V) durante o start
      parece ser muito grande e na minha XT600E durante o start apenas baixa para uns 11V (mais coisa menos coisa)
      ABR (Edgar)

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  6. Respostas
    1. Olá Marco
      é sempre bom, saber que alguém gostou, Obrigado...
      e Obrigado pelo comentário e pela visita
      ABR (Edgar)

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  7. Respostas
    1. Olá Marco
      é sempre bom, saber que alguém gostou, Obrigado...
      e Obrigado pelo comentário e pela visita
      ABR (Edgar)

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  8. Olá, Já alguma vez trocaste o rectificador? e se sim , foi aqueles do ebay baratos ou da marca mesmo.
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas...
      Nunca troquei isso...
      alias, até agora só fundi 2 lâmpadas e troquei uma bateria com 9 anos de uso...
      Ainda tenho tudo de origem sem apresentar quais-queres problemas

      ABR (Edgar)

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  9. Respostas
    1. lê o final do tutorial...
      e depois de leres como se testa rectificador, (A inspecção do "circuito de carga") se ainda tiveres alguma duvida diz-me
      ABR

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  10. Bom dia estou com um problema na minha XT 600E 97 ela não está mandando faisca na vela a (não ser que eu faça um terra no fio terra que vem do pulsador) os dois fio que vem do pulsador eu troquei achando que era algum deles estava quebrado mas não adiantou ela só manda faisca na vela se eu fizer um terra no terra do pulsador aí não achei o problema dela alguém pode me dar uma dica já fiz dois terra auxiliar um na bateria e outro no quadro (quando desligo a chave manda faisca na vela dando um estralo se der partida ela não dá nem sinal de faisca pra ela poder pensar

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    1. Olá Felipe
      Eu não sei o que é um "pulsador"
      a palavra "pulsador" não é usada em Portugal e fiz google a essa palavra e não encontrei nada com esse nome numa mota...

      De qualquer das formas, devias verificar os fios "Azul com rica Amarela" e o "Verde com risca Branca" no "TCI"
      Deves garantir que esses dois fios estão OK na ficha de ligação ao TCI,
      pois esses dois fios são o que dá indicação ao TCI para a vela fazer faísca...

      Já aconteceu em algumas XT600E o fio "Azul/Amarelo" partir-se junto à ficha devido a estar muito esticado, podes ver um exemplo desse fio neste link de uma imagem https://photos.app.goo.gl/sMXL9Gj2H3gVPrmx9

      Boa sorte
      (Edgar)

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  11. Na minha XT 600 a corrente que me aparece com o motor em funcionamento (tenho ligado um "manometro da voltagem") é sempre 14,7 ou 14,8v, e este regulador já nao é o de origem... Mas recentemente comecei a reparar que depois de começar a andar e com a mota ainda fria a corrente vai uns 2 ou 3 minutos muito alta, a 18v e chega ao 20v !!!!... depois volta para os 14,7 e estabiliza por ai.... tenho posto uma bateria cada +- 2 anos !!! Será que está na altura de pensar em trocar o Retificador!!??? :-(

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    1. peço desculpa por ter respondido um mês depois, mas não tenho vindo à internet.

      Das duas uma... ou das duas, as duas... ou seja
      - Ou o multímetro (voltímetro) tem erro de leitura,
      - ou então o retificador está lixado (ele tem lá dentro um pequeno componente que se chama zener que pode ter fritado, e esse componente é responsável por não deixar subir a tensão e estabiliza o máximo de voltes que o retificador dá)

      Boa-sorte
      e OBR pela visita ao blog

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