domingo

Ajuste do Ralenti



  • O ajuste do Ralenti é muito fácil e acessível na XT, 
  • Raramente tive necessidade de ajustar o ralenti... mas aconteceu já mais que uma vez em altitude de 1500 metros e com o motor frio e em pleno inverno, ter a necessidade de subir em +/- 200 rpm para poder ter um ralenti certo... em outras alturas aconteceu também em pleno verão em que tive de subir um pouco o ralenti, depois de fazer uns bons kms sempre de prego a fundo... porque o motor estava ligeiramente mais quente que o normal...
  • Por norma ou em circunstancias normais, o ralenti diminui quando o motor está quente... por isso deverá ser ajustado a quente...
  • Acontece por vezes, ao acelerarmos o motor em ponto morto ou em andamento se  segurarmos na embraiagem, depois duma aceleração o motor parar (desliga-se)... e isto acontece normalmente devido ao ralenti estar baixo...
  • O ajuste do ralenti deverá ser o mais baixo possível, para economizar-mos combustível... mas temos que garantir que o RPM que vamos usar é "qb" para o bom funcionamento do motor tanto a frio com a quente...
  • O recomendado para a XT600E situa-se entre os 1.200 ~ 1.400 rpm... podendo em algumas circunstancias funcionar perfeitamente depois de termos o motor muito quente na casa das 1.100 rpm
  • ...estes valores são para a XT600E... 
  • ...e para outras motas idênticas como a XT660R/X o valor é de 1.300 /1.500 rpm
  • ou 1.400 /1.600 rpm no caso da XT660 Ténéré de 2008 


Existem outras causas, 
que podem ter os mesmos sintomas do ralenti desajustado ou irregular...
- Filtro de ar sujo,
- Folga da vela inadequada ou vela em mau estado,
- Sujidade no carburador,
- etc...

  • O parafuso de ajuste (na XT600E) é facilmente identificado e situa-se junto ao "CHOKE"





        O procedimento normal e mais utilizado, é este:

  • Devemos ter o "filtro de ar" e a "vela" em bom estado...  e colocamos o motor em funcionamento e devemos esperar uns minutos até ficar quente,
  • Rodamos lentamente o parafuso no sentido (a) para aumentar... e no sentido (b) para diminuir...
  • Normalmente o ajuste que necessitamos é 1/4 de volta ou perto disso... nunca mais de 1/2 volta (a não ser que aja algum problema)
  • Através da leitura do Conta Rotações, ajustamos o rpm para 1.200 ~ 1.400
  • Seguidamente podemos acelerar por instantes até às 4.500 ou 5.000 rpm e motor após a aceleração deverá manter-se sempre estável nas 1.200 rpm



OBR pela visita... 



EDITADO: (Julho 2019)
As palavras "Relantim", "Ralantim","Relanti"... não existem na realidade;
talvez venha a existir um dia, por causa da m_rdice do acordo ortográfico.
Relanti é uma termo Francês, que não tem tradução para Português...

45 comentários:

  1. Grande Edgar estou sempre aprender contigo
    Obrigado pela partilha

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    1. Olá Balasteiro...
      Olha que a tua Varadero é de injecção LOL
      e é um relógiozinho ;)
      dificilmente vais necessitar de lhe mexer...
      limpar o filtro de ar... isso sim... como em todas...

      ABR
      OBR pela visita :)))

      Edgar

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  2. Super interessante .
    Muito obrigado Edgar !

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    1. Olá Mauricio
      Ora essa... eu é que agradeço o simpático comentário :))
      é interessante e simples...
      é daquelas coisas... que facilmente se encaixa... mesmo para quem nunca sujou as mãos...

      mas tu já sabias isto... ;)

      ABR

      Edgar

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  3. Gostei...Pena é que a minha não tem conta-rotações !!

    O parafuso que altera a entrada de ar não mexe com nada (altera rotação) ?
    É que tenho ideia de ter mexido naqueles parafuzitos pequeninos do carburador quando o tirei fora para limpeza...

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    1. Olá Fernando

      mesmo sem RPM tá-se bem... e faz-se isto bem...
      porque o importante é encontrar o equilíbrio entre o motor frio e o motor quente...

      Os ajustes que eu conheço para a XT600E são muito básicos...
      temos que ter um desfasamento de 7mm entre a borboleta do primário para o secundário (e a único sincronismo que tem) e este ajuste é feito por fora num parafuso que tem uma mola incorporado...

      Depois temos o ajuste da mistura para o relantim...
      muito fácil de ajustar e pode ser feito com a mota em funcionamento ;)

      é o ajuste que está neste link...

      https://lh5.googleusercontent.com/-6iG8vik8LwY/TuuFCOOBBBI/AAAAAAAAGzQ/oA9twmBOChE/s759/ajuste_parafuso_piloto.jpg

      ABR

      Edgar

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  4. Boas!
    O post já tem uns tempos...mas agradeço, Porque deu-me jeito *.*
    Continuação de umas boas voltas!! Abraço

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    1. Olá Guerra
      é bom saber disso :)
      OBR pela visita e pelo comentário :)

      ABR
      Edgar

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  5. O meu está a volta dos 1.4-1500rpm , mas em dias de muito calor e andar mais devagar(transito na cidade) tem tendencia a subir o relantim para as 2mil.
    Entretanto vou ao mecanizo , questionar esta situação.

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    1. Boas
      a XT600E dum Amigo meu teve esse problema,
      e resolvemos isso com um reajuste do parafuso piloto do carburador principal...
      ou seja:
      ajustávamos o relantim quando ela estava quente, e depois de o motor arrefecer ela não se aguentava a relantim...
      Mas resolvemos isso com um pequeno ajuste.
      podes ver esse episódio aqui neste link
      http://www.clubextportugal.com/t3000-revisao-geral-dos-25-000-kms-xt600e
      e na ultima pagina desse link aparece a solução...
      Boa-sorte
      OBR pela visita e pelo comentário
      ABR (Edgar)

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    2. Consegue-me identificar qual é o parafuso que se deve apertar?
      Ao apertar o dito ira baixar o relantim?

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    3. EDIT DE CIMA :
      Estive a ver melhor e ja vi onde fica o tal parafuso, mas o problema que descreves é diferente ao meu , o meu é depois de quentinha e andar no transito ela fica com o relantim nas 2mil rpm e nao baixa. Nao sei se esse parafuso tem a ver com isso.
      ( a minha também é azul e tem 11mil km)
      Obrigado , abraço

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    4. Boas...
      mas era a mesma situação
      ou seja, depois de quente ela ficava com a rotação muito alta...
      e em circunstancias normais, depois de quente deve é baixar a ligeiramente a rotação.

      Ao dar-mos mais gasolina naquele ajuste que serve só para quando ela está a relantim, Neste AQUI:
      https://lh5.googleusercontent.com/-6iG8vik8LwY/TuuFCOOBBBI/AAAAAAAAGzQ/oA9twmBOChE/s759/ajuste_parafuso_piloto.jpg ,

      ...depois tivemos de lhe baixar o relantim no parafuso de ajuste normal.

      e ficou tudo OK... actualmente e passado uns anos continua OK

      boa sorte com isso
      ABR (Edgar)

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    5. Portante o ajuste, é feito da seguinte forma, aperta-se totalmente o parafuso ,e depois desaperto duas voltas e meia?
      Cumprimentos

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    6. Boas...
      de fabrica, ou o ajuste de fabrica ou de origem é UMA VOLTA E MEIA, ou de UMA VOLTA ATÉ DUAS VOLTAS.
      EXEMPLO: https://lh5.googleusercontent.com/-6iG8vik8LwY/TuuFCOOBBBI/AAAAAAAAGzQ/oA9twmBOChE/s759/ajuste_parafuso_piloto.jpg

      ABR (Edgar)

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    7. Mas a duvida é se aperto o parafuso totalmente e depois desaperto com UMA VOLTA E MEIA, ou de UMA VOLTA ATÉ DUAS VOLTAS.
      OU
      acento o parafusos na rosca e aperto UMA VOLTA E MEIA, ou de UMA VOLTA ATÉ DUAS VOLTAS.

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    8. Aperta-se o parafuso até ele chegar ao final da rosca...
      e depois desaperta-se contando as voltas...
      como diz em Português do Brasil nesta imagem https://lh5.googleusercontent.com/-6iG8vik8LwY/TuuFCOOBBBI/AAAAAAAAGzQ/oA9twmBOChE/s759/ajuste_parafuso_piloto.jpg

      ABR

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    9. Ok, foi isso que fiz a pouco , registado o mesmo comportamento de 1volta, 1 volta e meia ou duas. Por isso deixei com apenas uma volta.
      Vou ver é mais logo assim que motor tiver frio o comportamento a pegar a frio.
      Ja agora outra pregunta, assim que ligas o motor a frio , quanto tempo após é que cortas o ar?

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    10. Boas...
      normalmente e em situações normais deve ser entre 15 segundos e 30,
      ainda esta noite ela esteve na rua ao relento e pelas 7 da manhã deu ao start com o ar puxado e não foi mais que 20 segundos... mas se tivesse dado só 10 segundos seria talvez suficiente...
      Normalmente é o tempo de calçar as luvas ou fechar o blusão ou apertar o capacete... faço uma dessas tarefas e progressivamente vou empurrando o botão do ar... e se ela se aguentar não paro de empurrar o botão do ar...

      Conheço alguns casos em que no parafuso da mistura se teve que dar 4 ou 5 voltas para ficar OK

      ABR

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  6. Qual é a função deve parafuso? ao apertar ou desapertar que deve acontecer?
    Cumprimentos

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    1. Ao desapertar metemos mais gasolina quando o motor está a relantim...
      Esse parafuso é na realidade um gigler
      ver imagem: https://goo.gl/photos/dvewQo9WRWocaH8k9

      Acontece que nalgumas motas, por estarem paradas muito tempo, a gasolina evapora ou deteriora-se e deixa restos de sei lá o quê, e entope ou dificulta a passagem de gasolina nesta zona...
      E resolve-se o problema dando mais espaço para ela passar...
      Basicamente ao aumentar-mos o numero de voltas vamos ao encontro do mesmo volume de gasolina que tínhamos com uma volta ou duas...

      Basicamente é isso...

      EMBORA ESTE TUTORIAL SEJA SOBRE O AJUSTE DO RELANTIM...
      ESTE PARAFUSO (GIGLER) NÃO TEM NADA HAVER COM O AJUSTE DO MESMO EM CIRCUNSTANCIAS NORMAIS...

      ABR (Edgar)

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  7. Boa tarde. A minha XT está com um problema, quando desacelera faz uns rateres e ao relantin não tem a rotação equilibrada. Foram trocadas as falanges e foi feita uma limpeza ao carburador, ainda assim, continua com os mesmos sintomas.

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  8. Já verifiquei a ficha de ligação ao CDI, e parece tudo OK, falta medir a resistência da bobina. A mota na semana passada, até se parou em andamento e não quis pegar logo, tive que esperar alguns minutos e só depois pegou, mas com os mesmos sintomas

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    1. Boas
      verifica se a vela está OK, é adequada e tem a folga correcta...
      Mas algo me diz que tens um problema de energia para alimentar o motor... ou seja: O motor para fazer a ignição necessita de uns 4 ou 5 Amperes apenas para a faisca da vela a meia rotação; Se tiveres um mau contacto em algures (fusivel de 20A / canhão de ignição / fichas do canhão de ignição / etc etc) isso pode ser a causa...
      Esse problema acontecia por vezes nas XTs anteriores a 1995 devido a terem um fusível de vidro, que se tornava num ponto fraco ao fim duns bons anos...
      Por isso apostava em procurar pelo mau contacto...

      Boa sorte
      ABR (Edgar)

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    2. Boa noite Sr Edgar. Muito obrigado. Irei verificar então esses pontos.

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    3. Esqueci-me de indicar que a minha XT é de 1994...

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    4. O fusível de vidro encontra-se junto da bateria?

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    5. Sim fica algures entre a bateria e o relé de arranque
      salvo erro

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  9. Boa tarde Sr. Edgar. Já verifiquei, limpei e reapertei o contactos. Verifiquei a folga das valvulas e novamente o carburador. Melhorou, no entanto ainda se ouvem uns sons " pequenos rateres" na zona do carburador. Obrigado.

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    1. Boas...
      isso é indicio de ter uma entrada de ar falsa...
      provavelmente as falanges de admissão descoladas do alumínio...
      Por vezes (ou grande parte das vezes) parecem estar boas, mas em algures tem uma fuga ou entrada de ar
      outras vezes descolam na totalidade EX: https://photos.app.goo.gl/opYU4TjSoqiV4mka8

      ABR

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    2. Boa tarde sr Edgar. As falanges são novas....

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    3. Boas...
      então talvez verificar se está tudo bem encaixado do carburador até à caixa do filtro de ar...

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    4. Boa tarde Sr. Edgar. Muito obrigado pelas dicas. Irei verificar esses pontos. Cumprimentos.

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  10. Amigos da XT600E. Tenho uma do ano 2000. Maior parte dos casos é o carburador a necessitar ser desmontado e limpo o melhor possível. Ou melhor ainda, substituindo-lhe tambem os componentes internos com um kit reparação, caso ja tenham muitos km/anos em cima.
    Eu já limpei o carburador a minha XT uma vez e ficou a trabalhar que nem um relogio e sem mexer em rigorosamente nada de afinações e giglers. Ficou a puxar mais e tudo. Usei spray de limpeza carburadores da Motip e usei maquina de ultrassons (que deve ter ajudado bastante) com liquido especial desengordurante que tenho no trabalho.
    Recentemente tive o problema dos fios quebrados na ficha do CDI e ficou a trabalhar mal e com rateres frequentes. Resolvi isso, mas não sei se por andar a queimar mal durante algum tempo ou só por ter parado a mota durante o inverno, ficou depois com o ralentim alterado, a frio. Fecho o ar, meto a mota a trabalhar, pega bem, trabalha normal e morre 5 segundos depois… Volto a por a trabalhar e só consigo segurar o ralentim abrindo o acelerador. Depois de aquecer lá se aguenta a trabalhar, mas parece que não tem rendimento ideal em regime de altas.
    Conclusão: a gasolina não chega em quantidade suficiente à camara de combustão. a XT parada não pode ficar com gasolina nenhuma no copo do carburador, ponto assente. basta uma semana parada para começar logo a acumular porcaria e começar a entupir os canais todos, impedindo o fluxo adequado quando o motor está a trabalhar.
    Vou ter de limpar outra vez o carburador da minha XI. Façam o mesmo que vale a pena.

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Boas...
      Podes testar a bobine numa oficina...
      nas oficinas há um equipamento para testar as bobines e provavelmente nem te cobram nada visto que o teste é feito em 2 minutos...

      MAS eu aposta no ajuste da mistura do ralenti...
      elas de fabrica vêm com um ajuste de 1 a 2 voltas (sensivelmente isso)
      e já vi casos em que só quando lhe damos umas 4 voltas é que fica bom...
      Tens aqui uma imagem que explica como se ajusta isso...

      https://photos.app.goo.gl/gW5xUcrJ41eCWXsN8

      Eu apostava nesse ajuste e desapertar esse parafuso umas 2 voltas mais o até 3, juntando as 2 que já trás de fabrica...

      Boa-sorte
      Edgar

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  12. Boas...
    Podes testar a bobine numa oficina...
    nas oficinas há um equipamento para testar as bobines e provavelmente nem te cobram nada visto que o teste é feito em 2 minutos...

    MAS eu aposta no ajuste da mistura do ralenti...
    elas de fabrica vêm com um ajuste de 1 a 2 voltas (sensivelmente isso)
    e já vi casos em que só quando lhe damos umas 4 voltas é que fica bom...
    Tens aqui uma imagem que explica como se ajusta isso...

    https://photos.app.goo.gl/gW5xUcrJ41eCWXsN8

    Eu apostava nesse ajuste e desapertar esse parafuso umas 2 voltas mais o até 3, juntando as 2 que já trás de fabrica...

    Boa-sorte
    Edgar

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    1. Eu arriscava a dar-lhe umas 4 voltas ou até 4,5 ou 5 e se a quente fica-se com o rpm alto... ajustava-o para menos (1300rpm) no parafuso de ajuste do relanti

      Se não ficar boa... que acredito que fique (mas certezas também não tenho), muito facilmente se repõe tudo...
      basta com um bit de fenda aperta-lo até encostar e depois dar as voltas que trás de fabrica...

      Este problema acontece quando as motas passam muito tempo paradas, e a gasolina se deteriora dentro do carburador...

      Quando a gasolina se deteriora junto ao parafuso de ajuste (gigler de minima) entope a entrada da gasolina e esta zona não tem acesso para ser limpa (a não ser que exista algum produto que o faça), e quando não se consegue limpar esta zona, da-se mais entrada de gasolina neste ajuste que só serve para o ralenti, pois quando se acelera isto praticamente fica fora de serviço devido a entrar em serviço o gigler de alta e depois ainda entra o outro carburador quando o rpm sobe acelerado pelo punho...

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  15. Ao mexer aprendi que na verdade quando puxas a alavanca abres um circuito de ar (este não entope) e outro de gasolina que vem do fundo da cuba. Aí tem uma passagem muito fina que entopiu.
    Limpei e ficou nova.
    Obrigado

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    1. Obrigada Amigo pela dica...
      Um dia que tenha oportunidade vou tentar ver isso;
      Na realidade eu nunca mexi nos carburadores da minha XT e espero nunca ter de mexer eheheh
      Mas OBRIGADA pela dica...

      ABR (Edgar)

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