sábado

Manutenção da Suspensão da Frente...

Muito se fala sobre a suspensão dianteira
uns lamentam-se da sua suavidade e tendência a afundar muito facilmente,
juntando a sua simplicidade e sem ajustes possíveis... 
Outros questionam-se como melhor desempenho e performance!

Pois bem... eu sou da opinião que além de ser uma suspensão simples, ela absorve na perfeição todas as irregularidades, mantendo sempre o nosso conforto, sem nunca ser saltitantes no mau piso, o que facilita consideravelmente qualquer manobra de aceleração ou de travagem...

Como tal, procuro apenas manter a sua boa "saúde" e o seu bom funcionamento.

Segundo o manual do proprietário, a única manutenção resume-se a uma simples inspecção: 
item nº18, "verifique o funcionamento e se existem fugas de óleo", de 10 em 10 mil kms
(clicar nas imagens para aumentar)


O óleo com o tempo parece perder características, 
e a sua cor e o seu aspecto altera-se completamente...
Por isso acredito, que aja necessidade de se trocar o óleo de tempos a tempos... 
mas também não sei qual é o intervalo que devemos usar.


Algumas XT's (as mais antigas) 
têm um pequeno bujão de drenagem do óleo,
o que facilita a tarefa de trocar o óleo. 
(ex: XT600 43F 1984/86)

As XT's mais recentes não têm este bujão, e como tal o óleo terá de sair por cima, e obviamente temos de desmontar a suspensão.





  1.    Desmontar a suspensão
  2.    Trocar os Foles 
  3.    Trocar o óleo da suspensão
  4.    Montar molas progressivas (ver o final do post)
  5.    Substituir retentores ou guias





Todos os óleos usados foram entregues no Eco Centro da minha região.

Os filtros de óleo, são entregues numa oficina auto, para serem incinerados...

Todos os trabalhos só são verdadeiramente concluídos quando todos os resíduos forem entregues, para serem devidamente tratados...   

13 comentários:

  1. Mais um excelente tutorial! Soberbo! Mesmo que não o façamos em casa ao menos sabe-se como as coisas são e já se pode mandar uns bitaites :)
    Um dia destes tens as oficinas a reclamar que ensinas o pessoal a fazer tudo em casa e não têm clientes...
    Continua com este excelente trabalho!
    Abraço

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    1. Olá Francisco...

      LoOL
      espero que isso não aconteça... loOL...
      pois as oficinas fazem muita falta... assim como teimosos como eu...
      haverá espaço para todos... loOL

      mas o meu sonho é um dia ter uma oficina...
      uma coisa onde se respire honestidade e bons resultados...
      talvez um dia esse sonho ganhe vida...

      ABR dos Grandes

      Edgar

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  2. Excelente , Edgar!
    O gosto que tens pela mecânica em geral e pela tua XT em particular ficou, mais uma vez, bem patente.
    Muitas motas invejarão a tua :)

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    1. Olá Vitor
      Talvez seja assim... LoOL...

      OBR pela visita e pelo simpático comentário :)
      esses comentários deixam-me inchado.. como um "Peixe Balão" LoOL

      ABR

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  3. Olá Edgar

    Bom trabalho que aí fizeste, dá gosto ler/ver. Talvez um dia ganhe coragem para fazer o mesmo na minha NX.

    Grande abraço e continua! ;-)

    Jorge Reis

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    1. Olá Jorge
      Um dia que venhas para os meus lados... fazes-me uma visita e trocamos isso na NX ;)
      Eu dou-te uma ajuda e empresto-te a garagem...
      é fácil ou muito, muito parecido ;)

      ABR dos Grandes...

      PS: Visitei o teu BLOG e Gostei de ler e ver as fotos da tua Voltinha por Espanha ;)
      muito Fixolas, com locais fantasticos... e vi alguns sítios que gostava de conhecer... como a maior praça da Europa...

      http://aventuraonoff.blogspot.pt/2012/05/mini-ferias-com-direito-passeio.html

      Edgar

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  4. Parabéns pelo blog. Já algum tempo que sigo e toda a vez que cá venho é como se fizesse estes passeios de mota. E por isso o meu obrigado.

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    1. Eu é que devo agradecer o teu comentário...
      Obrigada pelo feedback...

      Gostava de ter mais voltinhas... para contar como foi... LOL
      mas ultimamente tenho sido visitado pela coisa chamada "crise"...

      mas este ultimo Domingo fui dar uma bela volta com um grupo de Amigos... e ainda estou a organizar as fotos... para depois contar como foi...

      Abraço
      e OBR pela visita

      Edgar

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  5. hi edgar. Congratulation, you've got a a great and helpful blog. Nice to find it on internet. Regarding suspension, i read you on the tenere.uk you fitted a progressive spring on the front .I wonder if you can tell me the feeling on offroad conditions? I've heard they're so hard for some people. I've got as well XT mainly for offroad ad would like to know your feeling, Hard? handling? thanks buddy and keep on doing this nice blog.

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    1. Hi...
      I'm sorry I didn't respond sooner, but I haven't been on the net.

      It improves the bike to off road, and it is a good thing for those who circulate on off road, because the suspension responds faster to recover,
      Also improves braking on on road
      No off road has no discomfort, but on road it gets a little more uncomfortable.

      If we follow the indications of the manufacturer of the springs is a good improvement. (Translation made by Microsoft)

      "Boas
      Desculpa não ter respondido mais cedo, mas não tenho vindo À net.

      Melhora a mota a em off road, e é algo bom para quem circula em off road, pois a suspensão responde mais rápido a recuperar,
      também melhora a travagem em on road
      No off road não tem desconforto, mas em on road fica um pouco mais desconfortável.

      se seguirmos as indicações do fabricante das molas é uma boa melhoria."

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    2. If we follow the indications of the manufacturer of the springs
      IS AS NO SO WARD (It continues to have an acceptable comfort as it originates)

      Imagine that a WR450 has a rating of 10.
      And the XT600E has a rating of 3.
      With these springs the XT600E passes to a rating of a 5.
      But even improving and climbing the suspension in 1,5cm, will continue to have a small course and small performance compared with a WR

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    3. Thanks very much for your comments. They help me to decide to change them. Keep on enjoying that nice bike you have. Muito Obrigado ¡¡

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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