domingo

Limpar Filtro de Ar

Já perdi a conta das vezes que limpei o filtro de ar...

Ter o filtro em bom estado... é uma ajuda para um consumo baixo de gasolina e um bom desempenho do motor...


A minha mota como anda algumas vezes fora de estrada em locais com muita poeira e areia... tenho que ter muito mais atenção à limpeza do filtro...

...não existe um intervalo em quilómetros que eu consiga usar como referencia...
então optei por limpar ou verificar o filtro sempre que faço um passeio off road...


Todos os manuais de proprietário (ou quase todos) têm o respectivo Tutorial para esta tarefa...
No caso do manual da XT600E, temos estas indicações...
(clicar na imagem para aumentar)

O processo é muito simples e fácil,
e não é necessário grandes conhecimentos ou ferramentas elaboradas... nem uma oficina ou um local XPTZ...
Normalmente numa viagem ou um passeio de uns 4 dias... eu acabo por fazer isto na beira da estrada, sem dificuldade e sem sentir falta de meios...

O processo é bom... mas pode ser completado com algumas dicas... 




  • Podemos começar por ver se pequeno deposito da pré caixa do filtro tem sugidade



  • Desta vez tinha... e foi de apenas uns 50 kms off road dos quais meia dúzia de areia solta...
  • ter esta areia é sinal de que o filtro precisa de ser limpo...



  • temos que tirar a tampa lateral
  • depois desaparafusar os 7 parafusos da tampa da caixa do filtro... 
  • e por fim temos acesso ao interior da caixa do filtro...



  • é normal encontrarmos óleo na caixa do filtro... e esse óleo vem do respiro do motor que está assinalado pela seta verde... 
  • esse óleo vem vaporizado com o ar quente que sai do motor... e acaba por condensar e escorrer para o furo que esta assinalado pela seta amarela ...
  • este acumular de oleo pode ser evitado se mantivermos o nível do óleo entre o mínimo e o meio da vareta...



  • De tempos a tempos... devemos purgar o óleo acumulado através da purga... retira-se a tampa... 



  • o interior da caixa do filtro de ar deve ser limpo com um pano... 
  • devemos bater com o filtro numa superfície plana e limpa, para retirarmos o maior de sujidade possível...

  • Depois de retirarmos o maior devemos usar o ar comprimido para o sopramos... devemos soprar sempre no sentido de dentro para fora...  

ATENÇÃO: Alguns filtros reutilizáveis não podem ser sobrados (ex.:K&N), e este procedimento é apenas para os filtros convencionais...

  • Numa viagem não é possível ou viável levar um compressor para soprar o filtro... mas podemos sempre bate-lo para ir retirando o maior... 
  • Depois de limpo, basta inverter o processo... FIM do Tutorial





Filtro K&N 
vs filtro de origem  

Tenho pensado sobre uma forma de economizar uns trocos com a manutenção do filtro de ar...
...a primeira ideia que tive foi, vou comprar um K&N (lavável e reutilizável)

Mas depois de fazer algumas contas acabei por desistir dessa ideia...
as contas foram estas:
O filtro pode custar entre 50€ a 70€... e o kit de limpeza uns 20€
... ora bem, na melhor das hipóteses, teríamos que gastar uns 70€ e visto que o kit de limpeza deve durar apenas para duas limpezas (ou pouco mais), a sua manutenção tornasse cara...
O filtro de origem custa actualmente 20€ (e da concorrência entre 11€ a 13€) e tem uma duração que pode ir aos 20.000 kms

então as contas são simples: 
se usar o Filtro de origem, quando fizer 100 Mil Km comprei 4 filtros (um total de 80€)
se usar o K&N, quando fizer 100 Mil Km comprei um filtro e dois kits de limpeza (entre 90€ a 110€)

Depois temos que ter em consideração que o filtro K&N deixa entrar um volume maior de ar...
e vai enriquecer a mistura, aumentar a temperatura no cilindro, e tirar kms de vida ao motor...

Segundo " www.xt600.de " chegaram à conclusão de que iria aumentar a temperatura em 10ºc,
e que deve ser evitado em grandes viagens ou em off road e viagens por desertos...
...é um filtro com uma capacidade de filtragem reduzida...





HILFO FILTRO
vs filtro de origem


O Filtro da HILFO FILTRO custa uns 13€ (no ebay custa 11,6€)... mas tem um problema... 
ou encontrei um importante pormenor que se transforma num problema para o motor...

Basicamente a esponja não faz estanquicidade no encaixe do filtro!
neste local:
                                                                                   Filtro de Origem
 

É uma falha muito grave...
e podemos ver neste video a folga, onde é possível introduzir um simples e flácido saco de plástico:



Mas fui um pouco mais longe e tirei o banco à mota e a entrada de ar (Snorkel) da caixa...
e depois de posta a tampa a folga e tudo montado a folga diminuía ligeiramente mas continuava a existir...

Tentei descobrir a origem dessa folga...
e parece que tudo se resume à embalagem do filtro...

...a embalagem tem 33 milímetros de altura...







o filtro tem 35 milímetros...








Então não pode haver milagres...
e para pouparem no cartão duma caixa,
prensam a esponja do filtro enquanto está armazenado...

...e poderá ser esta a origem do problema...





O Filtro de origem tem uma esponja muito compacta e robusta...
o filtro da HIFLO FILTRO tem uma esponja muito porosa e duvidosa...

a diferença da dimensão das embalagens da Yamaha para a Hiflo Filtros :
Made in Japan, parece que é outra fruta!!!




Por agora vou manter o Filtro de Origem, e tentar com que ele vá o mais longe possível...
e estou muito satisfeito com o Filtro comercializado pela Yamaha, mas vou continuar a procurar uma alternativa...

Obs : O filtro de ar da HIFLO FILTRO, foi devolvido depois de ter sido verificado o mesmo problema em outros 4 filtros iguais... e o teste foi feito em duas XT600E 4PT...

4 filtros / 2 Motas... sempre com folga na esponja...



OBR pela visita

11 comentários:

  1. Comprei um filtro da hilflo para a minha xt600e de 1994 e também tinha folga mas fiz uma altura no encaixe da tampa e ficou a bom
    abraço

    Bruno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruno

      OBR pela dica... talvez sirva para alguém ;)

      ABR

      Edgar

      Eliminar
  2. Caro Edgar,
    O teu Vlog é um verdadeiro serviço público! Muito obrigado pelo teu contributo para o conhecimento mais aprofundado das mui amadas XTs ;)
    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas...

      @Francisco
      Eu é que agradeço a visita... e o comentário :)

      ABR dos Grandes

      Eliminar
  3. Artigo muito interessante, depois de o ver fiquei sem dúvidas vou comprar de origem !

    ResponderEliminar
  4. Artigo muito interessante, depois de o ver fiquei sem dúvidas vou comprar de origem !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eduardo
      existem 2 filtros de origem para a XT600E
      o da 3TB entre 1990 a 1994 (uns 21€)
      e o da 4PT entre 1995 a 2003 (uns 24€)
      o filtro da 3TB é mais barato mas desenvolvido para o modelo em questão visto que tem o volume da caixa de ar em litros mais pequeno (talvez por isso a capacidade de filtragem seja diferente assim como o preço)

      OBR pela visita
      ABR (Edgar)

      Eliminar
  5. Boa tarde,
    Desde já agradeço a passagem de conhecimento sobre a manutenção destas motas.
    Preciso de comprar um filtro para a minha XT600E de 1999. Nunca foi substituído. Está em muito mau estado.
    Costuma comprar o filtro numa loja online?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas...
      Não... tenho comprado sempre os filtros nas lojas (oficinas) oficiais da Yamaha.
      ABR (Edgar)

      Eliminar
  6. Boa tarde Edgar!
    Já estraguei uma Xt 600 por causa desta folga no filtro, fiz uma viagem de 1400km de areia e poeira, entrou muita poeira no motor, tive que retificar.
    Hoje estou usando filtro de espuma da marca Moldspuma, feito no Brasil. Custa o mesmo que o original Yamaha, é lavável e dura pra sempre ou quase isso. Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Samuel
      Obrigado pela sugestão, e pela partilha da tua "má experiência" :)
      e Obrigado pela visita
      Abraço (Edgar)

      Eliminar