sábado

Natal entre Amigos

Pois é...
Dezembro sem jantares de Natal, não é mês de Dezembro...

No que toca ao "meu" mundo das duas rodas, em vez dum jantar, fizemos um almoço,
e o local para o almoço foi nos arredores de Aveiro... ou seja, tinha pela frente uns 300 km...

300 kms para lá... e outros tantos para cá... iria contribuir para uma despesa pesada em gasosa,
Então a hipótese de rolar de carro e dividir a despesa com 2 ou 3 Amigos, teve que alvo de analise...

Mas quando comecei a pensar no que tinha pela frente,
...fazer 600 kms ou mais dentro dum carro ? 
nã... isso não é para mim,
...é muito quilometro para se fazer num carro, 
...que se lixe a guita. porque eu não fiz mal a ninguém, e nem mereço terminar o ano enlatado!

O almoço tinha o certificado de qualidade da malta mais a norte, e o P.Neto disse:
- basta trazeres um garfo e um canivete, que o resto é connosco...


Então lá fomos nós...
e desta vez não fui sozinho, fomos 3 Amigos

o plano era o seguinte...
- subir por uma nacional qualquer,
- ir ao encontro do castelo da Lousã
- saltar para fora de estrada e fazer 35 km no coração da serra da Lousã até encontramos umas minas de ouro que foram abandonadas nos anos 50...


A coisa prometia ser engraçada, e divertida...

Até levávamos um roadbook para ajudar a encontrar a tal mina...

Eu fiquei encarregue do planeamento da coisa, e verdade seja dita que a coisa correu menos bem...
mas adiante...






Subimos pela  N118 para depois saltar para a N110
e N110 é de certa forma um estrada lenta sempre a cruzar pequenas localidades, mas todas elas com muita beleza...

Peligrafia da localidade de Penela  (Roteiro de Turismo)
aproveitamos a paragem para perguntar o caminho para a Lousã
Penela




Era mais uns 20 km e entravamos pela Lousã adentro...
e depois bastava procurar pelo castelo... e assim foi... lá estava ele no meio do verde da serra
Castelo da Lousã


Castelo da Lousã




Próximo do castelo existe uma estrada que desce para uma praia fluvial... e foi para lá que fomos...

Praia fluvial sra da Piedade


Praia fluvial sra da Piedade




Era altura de fazermos o ponto da situação...
eu perguntei: que horas são ?
Paulo: é meio dia,

Ora bolas... estávamos lixados com as horas, e tínhamos que seguir viagem e esquecer a visita às minas,
o gajo que tinha planeado o caminho, tinha "metido os pés pelas mãos", e não iria haver tempo para tudo...

Estávamos na estrada desde as 6 da manhã... mais coisa menos coisa...
Rolar pelas nacionais dentro dos limites de velocidade, demora o seu tempo...
e juntando isso a uma paragem forçada para bebermos um café e aquecermos as mãos,
mais uma vez que nos perdemos, e acabamos por receber indicações erradas numa bomba de gasolina, que nos encaminhou para dentro duma SCUT com um lindo pórtico todo kitado de câmaras e sei lá mais o quê... (valeu-me uma peúga, e a chapa que calça o 42)

Eu disse: Temos que ter paciência, e temos que continuar e esquecer as minas,
...estamos a poucos kms de Aveiro, e podemos ir tranquilos até ao local do almoço.

Paulo: Quais poucos kms?? estamos a mais de 90km e será impossível chegarmos à hora combinada.

ai... ai, ai...
e lá fomos nós...
Por sorte o resto do grupo estava também com algum atraso...
e chegamos na hora "H"






  



Bom... escrever sobre o almoço, iria talvez entrar na privacidade de quem participou...
como tal a coisa tem que ficar por aqui...

Mas posso adiantar, que foi um "almoço e pêras"...
começou pelas 9 da manhã a sul de Aveiro, com um passeio de uns 70 km que foi planeado ao pormenor...
O menu era rico variado e bem temperado, onde não faltou saladas, batatas cozidas e fritas, bom pão, molhos, e todo o tipo de bebidas, desde os sumos às minis frescas...e tudo debaixo dum agradável solinho...


No final fomos brindados com uma bela surpresa...
um "cromo" para a caderneta...
e um belo gorro...

É um brinde que irei usar com muito orgulho, e que faz-me recordar a dedicação e empenho dum Amigo...

Fazer um passeio de off road, que exigiu reconhecimentos do terreno,
ter que comprar toda a comida, preparar essa mesma comida e bebida, e etc etc


...e ainda subtrair estas lembranças no seu trabalho ou do seu suor, para enriquecer o nosso dia...
é coisa que me deixa sem palavras...






Obrigado ao pessoal do CXTP  
em especial ao P.Neto



PS: em 2014 vamos ter que arranjar algum tempo para procurar as tais minas...
o roadbook ( Pagina 1   /   Pagina 2   /   Pagina 3   /   Pagina 4   /   Pagina 5   /   Pagina 6 )
foi-me dado por amigo e salvo erro é da autoria do pessoal dos Land Rover e foi publicado numa revista de 4X4.


OBR pela visita
Edgar


6 comentários:

  1. Foi um dia bem passado na melhor companhia.
    Depois o Edgar ao seu jeito relata o acontecimento com toda a poupa e circunstancia!
    Tive de arrancar sem serem feitas as despedidas, mas a distancia de casa a isso obrigou!
    Bom Natal com muita saúde e tudo de bom!!!
    Abraço e ate aos eskimos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo
      foi uma tarde muito bem passada :)
      Bom Natal :) e claro com tudo de bom ;)
      ABR e que Janeiro passe a correr eheheh

      Eliminar
  2. E eu que não fui :( para a proxima tenho de guardar uns créditos ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Pedro
      e eu que fiz 4 roadbook, porque estava a pensar no meu Amigo :)
      Fica para a próxima eheheh

      Eliminar
  3. Não fui ao passeio, mas, fui ao local de encontro e ao almoço.
    A partir de Fevereiro penso já voltar a andar de mota, e estou desde já inscrito para visitar as minas.
    Boas Festas.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Garrido :)
      pois... eu também não fui ao passeio
      era-me "impossível" fazer 300 kms e chegar antes das 9 da manhã
      mas haverá muitas outras oportunidades :)
      OBR e Boas festas também para ti e para os teus
      ABR
      Edgar

      Eliminar