sábado

Verificar pressão dos pneus


Todas as semanas (mais coisa menos coisa)
tenho por habito verificar a pressão dos pneus...

ou seja:
- o pneu da frente vejo +/- semanalmente
   (porque como usa uma pressão de 1,5 bar tem tendência a perder pressão)
- o pneu de trás +/- mensalmente
   (porque como uso 2 bar não existe o risco de perder pressão)



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Tabela de pressão para a XT600E
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A pressão deve ser medita a frio, ou seja, a pressão aumenta com a temperatura,
e se durante a verificação o pneu estiver quente vai dar erro de leitura...
Compreende-se por um pneu frio, um pneu que esteve parado 2 horas,
ou que rolou menos de 3 km numa velocidade moderada.


Na imagem em baixo temos um exemplo ilustrativo da diferença
de uma pressão insuficiente, correcta e demasiada.











Pressão insuficiente:
Vai aumentar o consumo e a temperatura do pneu devido ao atrito,
retira uns 20% de vida útil ao pneu e vai gasta-lo de forma irregular,
torna a direcção mais pesada e compromete a instabilidade, e etc etc

Pressão demasiada: 
Vai desgastar em demasia o centro do pneu,
diminui a superfície de contacto com o solo, provocando instabilidade,
diminui o conforto porque fica mais duro, e etc etc

Pressão correcta: (recomendada pelo manual da mota)
Dá-nos o melhor compromisso na estabilidade, conforto e duração do pneu.




OBR pela visita





4 comentários:

  1. Boas dicas. Eu tenho um problema com os medidores de pressão! O do compressor marca-me sempre mais. Comprei um digital da sport zone que deve ter durado 2 meses. Comprei depois um mais xpto, todo em metal e com ponteiro, mas também já deu o berro! Aquilo de andar com as ferramentas da moto vai ao ar mais dia menos dia, este mesmo assim durou mais de 2 anos.

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    1. eheheh
      isso é que tem sido azar, com os manómetros de pressão...
      OBR pela visita
      ABR
      (Edgar)

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    2. Boa tarde, e relativamente à XT 350 (92) qual seria a pressao ideal para os pneus recomendados de origem? Obrigado

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    3. Boas...

      Para a XT350 é parecido, ou seja:
      1,5kg na frente
      1,5 kg a trás

      mas se levarmos entre 90kg e o máximo que é 158kg
      devemos colocar na roda de trás 1,75kg

      mas podes consultar isso no manual do proprietário na pag 43 (6.6) que é fácil de encontrar na net

      ABR

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