terça-feira

Construção duma embarcação à vela


Introdução:

Decidi que vou construir um "Navio"
a partir do zero com o que tiver à mão;

- e porquê? e porquê construir em vez de comprar?!?
... pois, é uma boa pergunta! e não sei ao certo...

Talvez porque a gente somos aquilo que fazemos, aquilo que descobrimos e encontramos;

talvez porque fazer nascer algo dá-nos felicidade... 


...também é uma "felicidade" que vem de mãos dadas com bué de trabalho, eheheheh







Este tópico vai estar dividido em vários capítulos


                                                     PARTE "2"

  • Palamenta (velas e etc)     "Tópico em construção"





Foto:
Escolher o tipo de embarcação:
Foto:

Escolher algo é fácil... difícil é escolher bem!
A vida ensinou-me, digam o disserem que pouco ou nada vale, se não tiverem um exemplo ou uma experiência para fundamentar tal opinião.


Iniciei-me no "mundo da vela" com 42 anos e um velho otimist de madeira,
que é uma embarcação para crianças se iniciarem,  ...e foi assim que comecei,
porque foi o que apareceu na altura... e até deixou muitas saudades "Video YouTube".

Depois veio o Mirror Dinghy, que eu acreditei ser um bote que me levaria longe... e levou!!
Na verdade foi "influenciado" entre aspas por um vizinho,
...e essa historia foi mais ou menos assim:
Andava a procura duma embarcação de vela ligeira, para me iniciar no mundo da vela... 99% da malta dizia para procurar coisas do tipo: 420, 470, Lazer, L'equip, Vaurrien... etc etc
Eram pessoas bem intencionadas, mas que não compreendiam aquilo que eu necessitava...
Eu perguntava-lhes:
-Mas eu com esse barco posso ir em segurança sozinho e subir e descer o Tejo;
e a resposta era sempre a mesma:
-Épah... dá e não dá... mas para isso tens que comprar um veleiro e tal com um motor auxiliar e tal...

O meu vizinho Rui (que tem idade de ser meu pai) respondeu-me doutra forma:
- Tens que escolher bem, e nem sei qual escolhia... 
Mas já subi e desci varias vezes o Tejo e as coisas podem ficar muito, mas muito difíceis para a vela ligeira, ...e bla bla bla... 
...mas quando era "chavalito" com os meus 16 ou 17 anos subi o Tejo à vela com outro amigo de infância... levávamos tenda, comida, etc etc e até um bacalhau que foi atado ao bote para tirar o sal, eheheheh
Uma manhã estávamos a dormir na margem e não é que uma vaca mete a cabeça dentro da tenda, e foi o susto das nossas vidas eheheheh
Ali estava eu a ouvir uma historia que tinha acontecido à uns 40 anos ou mais...
mas não foi a historia, foi a alegria que se via nos olhos Rui...
e no final eu perguntei-lhe: -...e que barco levaram?
e ele respondeu-me que tinha sido um Cadet,
Dessa conversa nasce o desejo por um Mirror Dinghy,
apenas porque o Mirror é um Cadet melhorado, e projectado pelo mesmo designer 15 anos depois.



Desta vez a historia é outra,
mas o Rui volta a influenciar; e de que maneira, a escolha...

Ele à uns 12 anos tinha iniciado a construção dum Catamarã nas traseiras da sua casa;
Primeiro fez uma espécie de tenda para se abrigar, e foi cortando e unindo madeiras;
...no final nasceu um Catamarã que todos (os "experts" da zona e arredores) diziam ser fraquito e que não aguentava o Mar da Palha, e muito menos o oceano.
O Catamarã acabou por ser vendido para Barcelona...
...com mais de uma tonelada de coisas a bordo foi do Rio Tejo até Barcelona à vela com uma pintarola do caraças; e reafirmo isso porque também fui... eheheheh





Esta viagem foi uma "escola" do caraças...
e mostrou-me que eu queria... que eu tinha que ter um Catamarã destes...
o catamarã em questão é um TIKI 30 projectado pelo James Wharram Designs
Depois de muito pensar... Depois de muitas contas ao dinheiro que podia ou não gastar...
Depois de lidar com algumas frustrações ou realidades que não paravam de encolher o projecto;

E como acredito que "não é uma desgraça ser-se pobre", (retirado dum fado da Amália),
em situações raras pode ser uma tristeza do caraças... mas desgraça é que não é!!

Então bóra-lá fazer um "Wharram" daqueles "pequeninos por fora" e de baixo orçamento.



Foto:
 O HITIA 14 e as suas características:
Foto:

Pode eventualmente ser transportado nas barras de tejadilho dum carro;
Projectado para uma lotação de 2 a 4 pessoas, para velejar em lagos e estuários;
com boas condições climatéricas pode ser usado na costa.
Veloz, estável e de pouca manutenção...

Comprimento     4,23 metros
Largura (boca)   2,50 metros
Calado               25 cm
Área vélica         10,20 m2
Lotação               2 Adultos
Peso                   90 kg

James Wharram em Ibiza                                   "RURU" de Fabio Pileckas com os seus Amigos(as)




Um dos grandes trunfos das embarcações do JAMES WHARRAM DESINGS é a segurança e a simplicidade;

  A segurança que as suas embarcações nos dão devido a centros de gravidade baixos cascos em "V" que se enterram na agua e mastros também baixos com velas de carangueja; sem esquecer que normalmente são largos de boca...
Basicamente reúnem um conjunto de características que garantem não se virarem nem dar aquelas cambalhotas quanto enterram as proas, e podem continuar a flutuar com um dos cascos completamente inundado...

  A simplicidade baseada nas embarcações da Polinésia fazem do conjunto uma embarcação barata e fácil de manter... e simplicidade é, e será sempre, "o mais alto grau de sofisticação" (Leonardo da Vinci)

A escolha estava feita... e vamos a isso!!



Foto:
 Materiais e Ferramentas :
Foto:

Para a construção duma embarcação pequena, e usado o método "Tack and Tape" ou "Stich and Glue" não necessitamos de muitos meios ou de ferramentas elaboradas;  É uma construção ou um método de construção ideal e acessível para quem se quer aventurar pela primeira vez em tal coisa...


Para terem uma pequena ideia do que vamos necessitar,
fica aqui uma lista básica ou daquelas coisitas mais importantes


Matérias primas a usar:

Madeira 
Casquinha branca de Abeto; em tábuas toscas de 5,4m / 30cm / 2,5cm.
É uma madeira muito leve, fácil de trabalhar e com resultados duradouros...

Contraplacado 100% de bétula laminado com resina fenólica (segundo a norma 314-2)

Para pequenas peças foi usado câmbala e sapelli. (ex: cunhos, base do mastro, etc)

Resina Epoxy
SICOMIN SR5550 com o endurecedor SD5505;
SICOMIN SR Surf Clear Evo para substituição de verniz.

Micro esferas de vidro, Sicomin Glasscell 25

Tecido para fibrar
25 metros por 70cm de tecido com 125 g/m2 para as pirogas;
Tecido fibra de carbono de 200g/m2 para reforço das quilhas.

Outros Materiais 
10 metros de fio de cobre de secção de 1,5mm
+/- 200 parafusos de inox de tamanhos diversos

Consumíveis
- Lixas para madeira (de preferência grão 80),
- Mascaras para o pó,
- Um par de luvas de cabedal,
- Luvas de latex ou de tecido justas às mãos,
- Pincéis de tamanhos vários,
- Rolos de pelo de rato,
- Recipientes plástico (tipo tupperware, embalagens de iogurte, etc)
- Lápis (e o Ikeia pode ser um excelente patrocinador),



Ferramentas:

- Serrote de costas para madeira,
- Serra tico-tico,
- Rectificadora pequena com prato para discos de lixa,
- Uma lima groza de meia cana,
- Fita métrica,
- Escala com uns 50cm,
- Esquadro para madeira,
- Aparafusadora / berbequim,
- Brocas de 2,5mm até 10mm.
- 4 a 6 cavaletes,
- Grampos para madeira,
- Pinças de mola... umas 20 daquela mais baratas,
- e mais algumas coisitas...


Consoante o projecto vai avançando, vamos criando ferramentas para esta ou aquela tarefa...
por exemplo:
Construímos uma espécie de "plano" para maquinar a madeira que facilitou muito trabalho.
Com um pouco de madeira, lixa e uns parafusos, fiz uma pequena groza que deu e continua a dar muito jeito para alguns acabamentos... e etc etc...





Talvez a "ferramenta" mais importante seja as instalações que vamos utilizar, pois temos que garantir de certa forma ausência de muita humidade no ar e com uma temperatura constante de 23ºc ou mais.
Necessitamos duma área para podermos movimentar as pirogas,
e poder montar uma bancada com uns 4 metros de comprido.

Tivemos muitas dificuldades no espaço que tínhamos disponível, mas com alguma engenharia e ginástica, lá se foi fazendo a coisa...






                                                     PARTE "2"

  • Palamenta (velas e etc)     "Tópico em construção"




4 comentários:

  1. Muito legal, Edgar! Já ter os dois cascos fechados é um passo gigante na construção! Parabéns! Confesso que tenho muita vontade de fazer um Hitia 17, A julgar pelo seu tamanho, muita gente sequer tem a real noção das possibilidades marinheiras desse barco. Há no youtube um desses consruído na Alemanha, cujo construtor fez uma longa viagem pelo Adriático junto com sua companheira e tem soluções bem acertadas para a cosinha, a lona sobre o cockpit a modo de uma grande barraca que garante também o conforto e privacidade necessária nas paradas para pernoite ou para se proteger da intempérie. É um barco fabuloso! https://www.youtube.com/watch?v=5WCCdAWRrAI

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  2. Bom dia, Que show... parabens...muito bom mesmo....estou decidido em construir um Hitia 17 Small será o nome dele, no proximo ano..irei ficar aqui acompanhando por aqui a sua contrução...se quiser me add no whatsap pra trocarmos ideias (85) 99615-4960

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