segunda-feira

A Ponte Filipina



No inicio do ano, andava eu a procura de relatos de viagens de fim de semana...
encontrei na net, uma pequena aventura próximo de Pedrogão Grande e Pedrogão Pequeno...
Basicamente era atravessar a Ponte Filipina que liga essas duas localidades...

Pelas fotos que encontrei, pareceu-me ser uma região muito bonita e cuidada...
Então estava lançado o passeio, só faltava saber quando e como...
e acabou por se realizar-se no dia 16 Maio, por volta das das 7 da tarde pós-me a caminho de de Coimbra... sempre pela nacional...

Ia ser mais um daqueles passeios fora de horas, ou feito a horas esquisitas, mas com potencial para ser um bom passeio...
Coloquei no saco o essencial para o caminho e uma noite, um mapa velhinho, e com uns trocos e a maquina fotográfica lá fui eu...


1ª paragem fora de estrada no Ribatejo, para fazer um xixi, e arrefecer os pneus do alcatrão quente...





Durante o resto do caminho não houve tempo nem condições para tirar mais fotos...
o caminho escolhido foi o mais próximo do rio Zezere, com paragem perto da Sertã para abastecer a XT, Barragem da Bouçã, Figueiró dos vinhos, etc, etc até parar em Pedrogão Pequeno...

Em Pedrogão Pequeno depois de um episódio engraçado, que eu conto noutro dia...
fui à procura da "Pensão Estrelinha"
e passado algum tempo lá encontrei a tal pensão,

Aqui fica uma foto da pensão... 






Era 6 da manhã já me encontrava em cima da XT outra vez, e foi quando vi estas pontes...
Que ligam Pedrogão Pequeno ao Ped. Grande...






É a ponte "Filipina"
Faz parte da memória de muitos, mas ainda hoje repousa no fundo do Vale do Cabril, entrincheirada entre duas margens. A ponte filipina foi mandada construir no século XVII, entre os anos de 1607 e 1610, para substituir uma ponte romana existente nas proximidades (ainda hoje existem alguns vestígios).
Em tempos distantes, serviu de acesso para a antiga estrada que ligava Pedrógão Pequeno a Pedrógão Grande, atravessando o rio Zêzere.
A ponte filipina, assente em três arcos, tem 72 metros de comprimento e 26 metros de altura.
















A ponte nova vista de baixo, é impressionante...
fiquei ali uns minutos a tentar perceber como é que o homem consegue fazer estas obras...
vista de baixo impressiona muito mais que a "Vasco da Gama" ou a "25 de Abril", porque parece ter sido esculpida por não ser visível qualquer ligação ou união...
Acabei por me começar a rir sozinho, a imaginar os construtores da Ponte Filipina, se visem isto, o que iriam pensar, certamente ficavam loucos... 





A vista sobre o vale é de cortar a respiração, é só a natureza, vida, e beleza a perder de vista...





Eram umas 8:30 da manhã quando tirei esta foto... e ainda se podia ver a neblina que se forma no vale pela manhã...





Fim deste caminho!!  





 





Encontrei um novo caminho que ia dar a Ponte Filipina, bastava atravessar este túnel e seguir pela margem Zezere...








são bons trilhos fáceis e divertidos de se fazerem...
aqui o ar tem uma pureza, que até dá-mos uma outra energia... 









Encontrei uma Aldeia chamada Moita, mas muito longe da minha Moita...   
(eu moro na Moita do Ribatejo na margem sul de Lisboa )






De regresso a casa uma paragem para conhecer o Castelo de Almourol.
este castelo tem uma particularidade dos outros, que é situar-se numa pequena ilha no Rio Tejo...
Um pouco pais a montante fica a união entre o Rio Zezere e o Rio Tejo...
aqui temos agua da Serra da Estrela e de Espanha...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Almourol










E foi mais o menos assim que conheci a Ponte Filipina que liga Pedrogão Pequeno a Pedrogão Grande...
...e as fotos que tirei ao Castelo de Almourol, foram as ultimas fotos tiradas com a minha maquina fotográfica (que é a única que tenho e deu o berro, partiu-se)
Depois de uns bons milhares de disparos... a minha Acer de 5 Mega pixel... super desactualizada, mas que trabalhava e funcionava qb ...partiu-se o LCD



fica aqui uma pequena homenagem a minha maquineta fotográfica... e ao fotografo das voltinhas... eheheh








2 comentários: