Inicio | | Viagens | | Voltinhas | | Manutenção | | TUGATECH | | História da XT |  VELA 

quarta-feira

D.I.Y.

co It Yourself           Hágalo Usted Mismo          それを自分で行う   FDTe
     做自己        Trabalho Para a Garagem     Tee SItse      혼자 할
Facere Te       C делай это Cам         Toca a Bulir        Arregaça AMangas...
Faça Você Mesmo... e Faça Bem...  
e faça bem feito!!! à primeira!! e espero poder ajudar de alguma forma... 


Não basta gostar de viajar ou Vadiar... 
devemos (dentro das nossas capacidades) ser auto-suficientes, ou melhor Moto-suficientes...
...a melhor forma de conhecermos a nossa mota, é trabalhar-mos nela !!
Um Vadio sem conhecimentos mínimos de manutenção, pode ver a sua viagem ir por agua a baixo devido a um pequeno problema...
Conseguir fazer uma triagem /resolver /prever um problema ou situação pode fazer toda a diferença, 
os tutoriais são partilhas de experiência, e permite vermos uma possível solução teórica,
Estes pequenos tutoriais é a minha contribuição nessa área...







Tutoriais em construção... 
(sempre que temos algo de novo) 

53 comentários:

  1. Boas, uma perguntinha ao mestre ;)
    Dá para tirar os colectores sem mover o motor? É que queria tirá-los para pintar e ao olhar para lá vi que com o tubo do quadro onde circula o óleo do motor mesmo à frente não deverá ser fácil, isto é se realmente der desta forma assim tão mais simples... A minha moto é XT 600E 3TB de 1990.
    Obg

    ResponderEliminar
  2. Ola Paulo
    sim dá para tirar os colectores...
    se reparares bem tens uma espécie de amolgadela no tubo do quadro para permitir a gente colocar uma chave sextavada interior 6mm... ;)

    e vou mais longe na resposta... é possível retirar os colectores na XT600E 3TB e até se pode trocar o piston ou os segmentos e todo o cilindro sem retirar o motor ;)

    Eu postei 4 fotos temporariamente para te mostrar que é possível ;)
    dentro de alguns dias apago as fotos...

    ABR

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do seu blogue... para quem conhece as xt 600 vê que está completo e bem organizado..dá gosto ler.
    O que me levou a encontrar o seu blogue foi um problema que tenho na minha xt 600 E de 1998 (18000km).
    Não ando muitas vezes com ela (2 a 3 vezes/ mês) e tenho imensa dificuldade em colocar a trabalhar a frio mesmo com o botão do ar aberto. Depois de pegar faço alguns kilometros desligo ... e pega sempre é só a frio.
    Já troquei a vela...continua na mesma.
    Tendo em conta a sua larga experiência e gosto que tem por esta mota mitica, aguardo uma dica para este meu problema.
    Abraço
    Rui Dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui

      OBR pelo visita e pelo comentário...

      Eu arriscava dizer que tens de ajustar o parafuso da mistura...
      Se trocaste a vela por uma adequada e com a folga correcta, e tens as falanges em bom estado... principalmente a falange do carburador principal...
      ...então resta-nos verificar o parafuso da mistura (parafuso piloto)...
      O parafuso da mistura (ou parafuso piloto) vem com um ajuste padrão de "uma volta e meia" mas por vezes o carburador ganha resíduos devido a longas paragens...
      ou seja a gasolina evapora e deixa resíduos que entopem esta zona do carburador...
      Não é possível limpar com ar comprimido... e a solução é darmos mais uma ou duas voltas nesse parafuso (passa de 1,5 para umas 3 ou 4 voltas) ou então usamos um produto (solvente) para limpeza de carburadores nessa zona...

      Mas antes de usar solventes... experimentamos a resolver esse problema mexendo nessa afinação... é fácil e acessível e rapidamente repomos tudo como estava se não resultar...

      Eu postei uma foto desse ajuste no final deste tópico...

      Boa-sorte
      ABR

      Edgar

      Eliminar
  4. boas

    alguem sabe se da para colocar a jante de tras da xtz 750 na xt 600?

    obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas...

      a jante da XT600E é de 2.50
      a jante da XTZ750 Super Tenere é de 3.00

      Salvo erro, a malta que faz alterações da XT600E para supermotard utilizam até 4.25 de jante para montarem pneus radiais de 160/60/17

      ou seja... dá para montar na XT600E e depois talvez tenhas que usar pneus 130 ou 140 em vez dos 120 de origem

      - Agora há a questão dos cubos... se são ou não compatíveis de uma para outra... (penso que não)
      - e se vamos aproveitar só a jante para montar num cubo da XT600... e se utiliza o mesmo numero de raios e se pode ser feito?? (não sei...)

      ABR

      Eliminar
  5. boa tarde amigo
    acabo de comprar uma xt600, adoro o modelo e já andava há algum tempo á procura de um "bom negócio"..no entanto a minha experiencia a nivél de motas é pouquíssima..a mota tem algumas alterações (jantes super motard, escape pulsar, não tem indicador de velocidade, conta kms..etc)mas a nivél de mecânica foi me dada garantia de um ano...a minha duvida é em relação á ateração no escape..poderá este ser prejudicial ao motor???

    luis santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís
      Eu talvez não seja a melhor pessoa para comentar sobre escapos...
      porque sou adepto das peças genuínas ou que foram feitas e estudadas para o modelo em causa... e acredito que só desta forma podemos garantir a saúde a longo prazo do motor...

      A marca nacional "Pulsar" é uma marca que para a XT se limita a fazer uns tubos que depois lhes dá o nome de escapo...

      Se queremos por uma ponteira na XT600E temos o ARROW Paris Dakar...
      esse Arrow foi desenvolvido e estudado para a XT...
      Existe outros escapos (leo vince, etc etc) que foram feitos de prepositivo para a XT... mas tem que ser um modelo que seja mesmo para a XT600E e não existe escapos universais...

      Esta é a minha opinião...
      o de origem é bom (embora pese uns 6KG)
      o Arrow é excelente (pesa 3KG e dura uma vida porque é de inox)
      e ambos os escapos passam numa possível inspecção do IPO (se juntarmos o certificado que a arrow disponibiliza)

      Opinião pessoal...
      ABR
      OBR pela visita...

      PS: Mas podes registar-te no Forum www.clubeXTportugal.com e pedir lá a opinião à malta ;)

      Eliminar
  6. Olá Mestre Edgar
    Na minha XT600E (3TB) de 95, mas modelo de 94, com as pressões de 1.5 à frente e 2.00 atrás parece que sinto a mota insegura (ou menos segura) na cidade. Gosto de andar com 2.00 à frente e 2.5 atrás. Estarei a exagerar?
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís
      eu sempre usei 1,5 na frente e de 1,5~2,2 a trás
      é o que o manual ou fabricante recomenda...
      acima ou abaixo disso, começa a deformar o pneu com desgaste irregular, e retira-lhe a performance...
      (palavras do fabricante)
      Por acaso estou a escrever um Tutorial sobre a pressão dos pneus...
      ainda esta semana devo postar isso...

      ABR
      OBR pela visita :)

      Eliminar
    2. Olá novamente Luís
      postei um novo tópico sobre a pressão dos pneus...
      e pode ser visto em:
      - Manutenção
      com o titulo "Pressão dos pneus"
      ABR

      Eliminar
    3. Ola, Vadio da XT!! Sou quase iniciado nas motas e até ha pouco tive uma AJP 200 enduro, que ja vendi. Era porreira em estradões mas fraca para viagens e ligaçoes por estrada. Procuro uma mota mais polivalente, menos "enduro", mais trail, e estava tentado a uma Honda NX4 devido a ser muito polivalente e nao ser dificil de controlar (tenho pouca experiencia), mas agora ao ler este teu fantástico Blog estou tentado a uma XT 600 E...
      Que achas? Que cuidados me aconselhas na compra? Será muito alta para a minha altura (tenho 1,75) ? Agradeço ajuda da tua larga experiencia, abr.

      Eliminar
    4. Olá Rui
      eu já tinha respondido a um comentário teu noutro topico
      http://vadiodaxt.blogspot.pt/2014/05/conquixta-da-baia-dos-lagosteiros.html

      Mas eu não sou a melhor pessoa para dar essa sugestão
      porque, sou um adepto incondicional da XT, e facilmente falo mais com o coração do que com a razão (percebes onde quero chegar?)
      Talvez pensa-se em equacionar uma TT600R , DR650 ou uma XR400
      mas ao certo... nem sei !! e em caso de duvida (e pessoalmente) optava por uma TT600R com um deposito da Acerbis
      A NX4 eu mal conheço...

      Uma coisa que eu sempre defendi e acredito ser um bom principio para um possível negocio, é comprar o mais original possível, e se já tiver alterações do tipo escape universal, e coisas como micas alteradas e tal... é sinal de um possíveis problemas eléctricos, uso desmiolado ou sei lá eheheh

      OBR pela visita
      ABR (Edgar)

      Eliminar
  7. Boas amigo, uma grande ajuda era um tutorial sobre afinação completa do carburador, eu nop meu caso vou ter mesmo de afinar o meu, pois tenho o gicle do relantim muito pequeno e tenho que ter o parafuso de afinação quase todo desapertado o que devia no maximo ter 3 voltas, e o de alto muito largo pois a mota ao corte faz-me fumo preto, grande a braºo e continuação de um optimo trabalho ;)

    Muito util o seu blog 5*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André
      Felizmente nunca toquei no carburador da minha XT...
      porque simplesmente nunca tive necessidade de lhe tocar.
      A minha primeira XT, que era uma 350cc, eu fiz nela 97 mil km sem nunca mexer, ou abrir os carburadores...
      Nunca foi necessário, tirando uma vez que tive de trocar as falanges de admissão...

      Na minha XT600E que está com 90 mil kms também não tem nada de errado com os carburadores, e estão tal e qual como foram montados na Yamaha...
      Até as falanges de admissão ainda são as de origem...

      Onde eu quero chegar com esta escrita toda :) eheheh
      Apenas posso escrever Tutoriais de aquilo que tive necessidade de fazer na mota...

      Mas também diga-se de passagem que eu de carburadores pouco percebo, alem de substituir velho por novo.
      Lamento não poder ajudar :( ou pelo menos por agora :/

      Um grande OBRIGADA pela tua visita
      e pelo teu simpático comentário...
      ABRAÇO (Edgar)

      Eliminar
  8. Boas Edgar, desde já PARABENS pelo o blog.
    Comprei agora a minha primeira XT600E 3TB de 1997 ;-) e, sem saber, já me ajudaste muito :-)
    Acho que deves continuar o excelente trabalho.

    Tenho umas duvidas onde comprar as peças, tu costumas comprar em algum site ou loja especifica.
    Que tipo de peças é que achas que podemos comprar, ou não, da concorrencia.

    Cumprimentos Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipe
      Eu compro quase sempre tudo na Yamaha, ex: filtros, pastilhas de travão.
      embora aja coisas que não, como pneus e óleo de motor...

      e de resto nunca precisei de comprar coisas para ela
      até à data tenho gastado sempre kits de transmissão de origem, e estou a pensar em trocar a DID/Sunstar (de origem) pela RK/JT
      mas até esse material da concorrência se compra a na Yamaha ou numa casa da Honda, por exemplo...

      O oleo de travão e suspensão também compro da Yamalube
      e de motor da Motul 5100 15W50 e este compro no site da Motorxpro do Paulo Lança de Beja

      Se poder ajudar em algo, diz...

      ABR e OBR pela visita
      (Edgar)

      Eliminar
    2. Basicamente a lista de coisas que tive de comprar, foi muito curta.
      a regra que uso para coisas da concorrência, é procurar algo que seja sempre "made in Japan".

      Por exemplo, já tive que comprar retentores para a suspensão da frente e comprei na Honda e da marca TourMax, ou seja são os da Yamaha originais...

      Vela para o motor também compro na Yamaha ou na Honda ou Suzuki
      pois aquilo é da NJK e basta ter a referencia certa

      e é mais ou menos assim :)

      Eliminar
  9. Ok obrigado. Já ando a fazer uma pesquisa... Há coisas que só mesmo na Yamaha...
    Continua o blog. Eu virei cá sempre para ver as novidades :-D

    ResponderEliminar
  10. Só mais uma coisa... O antigo dono da mota andou a inventar na cablagem :-/ terminais cortados, fita aqui e ali, cabos cortados... em fim, uma cena maligna :-D
    Com paciência jeitinho e o esquema eléctrico lá consegui ligar tudo, mas utilizei dados de junção.

    O que eu gostava de pedir era se tens ou podias enviar fotos dos terminais da mica (farol,interruptores,etc) e também a zona da bateria onde tem o rele de arranque, rele pisca, aquele fusível que vai num cabo separado.
    Seria uma grande ajuda para eu poder organizar melhor aquilo e tentar comprar os terminais correctos.

    Ajuda-me 8-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bolas :/
      teria que desmontar algumas coisas para ter acesso as fichas :/
      e ainda por cima estou sem tempo neste momento
      MAS pode-se contornar a situação doutra forma...
      O esquema eléctrico diz quantos pinos tem cada ficha e para os respectivos fios
      EXEMPLO: http://oi64.tinypic.com/xlcac8.jpg (fichas do CDI)

      mas com tempo, terá que ser noutra altura, posso tirar umas fotos
      ABR

      Eliminar
  11. Eu compreendo! também não queria abusar :-) Mas podia ser que já tivesses tirado algumas fotos de um projecto que tivesses feito.
    O problema não são o numero de pinos, mas sim o tipo de terminal.
    Encontrei estes sites que vendem terminais, mas é complicado de ter a certeza qual é o correcto.
    Já agora, para quem tiver interessado, deixo aqui o link dos sites:
    www.cycleterminal.com
    www.yamahaofharrison.com
    www.easternbeaver.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipe
      Eu só consegui abrir um dos links :(
      mas tirei umas fotos das fichas
      Álbum do Picasa: https://goo.gl/photos/k23Ervirmvmh7hpf9

      Esta é a ficha dos manómetros (salvo erro ou só do RPM, ou dos dois)
      - https://goo.gl/photos/UMeNcReyxroLetHV9
      - https://goo.gl/photos/EwLbx1HZyxVSUdU67

      Para os piscas é coisa simples, e são fichas individuais:
      - https://goo.gl/photos/BPCvfMSePZ4gv1EDA

      Esta verde é da manete da embraiagem (dois pinos)
      - https://goo.gl/photos/8LZyB2gLw34NumWA7

      Esta ficha azul (salvo erro) é a principal, com 9 pinos
      - https://goo.gl/photos/JSQCHZUTAT8v1q44A
      - https://goo.gl/photos/4ha3DgeJEeMsp2zx5

      Para a lâmpada, é uma simples fixa auto que se vende para os carros que usam lâmpadas H4


      ABR (Edgar)

      Eliminar
  12. Muito obrigado Edgar :-D És uma maquina.
    Vai ajudar bastante.

    Cumprimentos Filipe

    ResponderEliminar
  13. Em relação aos sites seguem os links corretos:

    http://www.cycleterminal.com/
    http://www.yamahaofharrison.com/s/search/products/category/Electrical
    http://www.easternbeaver.com/Main/main.html

    Cá em Portugal a Motonews também vende alguma coisa
    http://www.motonews.pt/index.php?link=products.php&from=root&seccao=2266&page=1

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Em primeiro lugar, um elogio enorme para o trabalho que tem demonstrado neste blog. Poucos devem ser os locais/blogs/páginas que detêm um valor como este. Linguagem simples, directa, cordial e com conhecimento de causa.
    Estou, de momento, à procura de uma xt (na dúvida com uma ttr). Com orçamento limitado, tenho em vista uma de 98 com 25k. Quais são os cuidados que devo ter na verificação do bixo? de forma a não levar um barrete ;)...

    Obrigado!
    Cump.
    Ângelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ângelo
      fiquei todo de "queixo caído" com o teu feedback
      Obrigada Ângelo :)

      A TTR é das minhas preferidas, mas peca pelo conforto, pela autonomia, e o que me fez desistir da TTR foi a ausência de sino-blocos na roda traseira... pois faço muito alcatrão no meu dia a dia.

      A XT600E com 25000 km deve ter algumas coisas para combinar com esses kms.
      Uma delas é:
      - o kit de transmissão original faz uns 30 mil km, ou perto disso.
      como tal quando elas têm 25 mil, o kit ou está perto do fim de vida ou está novo...
      se estiver no fim de vida ou perto disso... a cremalheira tem 8 furos
      ex: https://goo.gl/photos/6s6ytJZWHRWyNHBZ9
      Se ela tiver menos que 8 furos é porque não é de origem, e se não estiver nova, talvez os 25 mil sejam falsos...

      - Quanto mais original melhor, e o que tiver de ser alterado, que seja por nós..
      - Se não tiver bacalhau atrás, (coisa muito comum) pode ter andado com a roda a projectar agua e lamas para a parte eléctrica (TCI e rectificador)
      - Os discos, ou o disco da frente deve ter pouca cama...
      e o trás pode ter alguma, porque embora se trave menos com esse disco, ele às vezes está mais exposto a gorduras da corrente de transmissão.
      - depois é aquelas coisas normais, como numero do quadro se é igual aos dos documentos e tal...

      Há muita coisa a ter em atenção... e se postares aqui o link do anuncio (se ele existir) eu posso dizer algo sobre as fotos...

      ABR e Boas festas
      (Edgar)

      Eliminar
    2. Os anúncios são os seguintes:
      http://www.custojusto.pt/porto/motos/yamahaxt-600-21730157
      http://www.custojusto.pt/braga/motos/yamaha-xt-600-impecavel-com-25600-km-reais-20761876
      http://www.custojusto.pt/leiria/motos/yamaha-ttr-600-21653693

      A primeira creio que chegaria a um preço dentro do meu orçamento - 1500. A segunda era a preferida mas o vendedor não quer descer tanto. A ttr parece um bom negócio mas tinha de comprar "Às cegas" porque sou do norte e não dá muito jeito ir a Leiria só para ver a moto...

      Obrigado pela atenção!

      Abrç.

      Eliminar
    3. Bom... eu sou um esquisito do caraças
      e para meter defeitos sou do caraças :(
      - o 1º anuncio muita coisa está errada,
      o motor parece que foi substituído, pois esse modelo que saio em 1997 a 1999, conhecido pelo "VJ01" tem o cabo da embraiagem do lado direito. E na mota do anuncio o cabo da embraiagem é do lado esquerdo, ou seja é um motor da 3TB dos anos 1990 a 1995...
      tem ainda o sitio para levar o kick e a tampa do motor é muito diferente à tampa de 1998...
      exemplo, e compara as diferenças: http://i63.tinypic.com/212u6f9.jpg
      depois o banco já não tem a capa de origem, os raios parecem ser daqueles sem tempera, pois os raiso de origem custam mais que as jantes, os colectores da CRD são uma treta que só se aproveita o inox, e o escapo da Arrow embora seja o Paris Dakar que é para a XT600, já não tem a pilinha dele... o pedal do travão está torto e parece que vai levantar voo, e o veio da roda de trás está montado ao contrario e com o esticador da corrente num valor bastante alto que indica muito desgaste :( e etc etc

      Eliminar
    4. o 2º anuncio
      a cremalheira parece não ser de origem, e pelos furos parece ser uma JT com 8 furos também, e de origem elas têm da SunStar.
      O veio da roda de trás também está montado ao contrario, mas dai não vem mal ao mundo...
      O guarda lamas da frente não é de origem, falta-lhe os espelhos,e falta-lhe o bbacalhau e aquilo está muito mal enjorcado com aquela luz traseira e fixação da matricula... mas o problema é que a agua que salta da roda vai directo para o TCI e o rectificador...
      Normalmente quando se faz muitos kms à chuva, os colectores ficam cor de barro, e não é o caso...
      Aquele escapo eu não o queria nem dado, mas o homem também diz que tem o de origem...
      e de resto, nada a apontar... :)
      A TTR é a TTR, e é uma mota que adoece se for para andar sempre em alcatrão (porque sofre da caixa por falta de sino-blocos na cremalheira)...

      Eliminar
    5. Muito obrigado pela disponibilidade e atenção!
      Sempre a somar... :)
      Vou ponderar melhor então o investimento. Já agora, sem querer chatear muito, uma 3tb com mais anos em estado muito próximo do original, aconselha?

      Abrç e BOM ANO.

      Eliminar
    6. Boas...
      A XT600E 3TB é uma excelente maquina...
      as diferenças são poucas e tem prós e contras,
      Tem um motor mais rápido que a 4PT, com colectores mais directos, uma linha mais de enduro, etc etc...
      os contras, são insignificantes, e do tipo, falta o rpm, caixa de filtro de ar mais pequena, quadro traseiro é complementado pelo escape, disco de travão da frente uns (poucos) milímetros mais pequeno, rectificador sem dissipadores de calor, deposito com menos 3 litros (12L), e electricamente tem mais um relé que era dispensável...
      Mas é uma excelente maquina... excelente :)
      ABR

      Eliminar
    7. Olá Novamente.
      Após algumas verificações a xt's usadas à venda, constatei que as mais cuidadas e originais têm preços proibidos para mim...
      Verei-me para outro modelo que era paixão do passado, a TT 600. Posso dizer que sou o feliz proprietário de uma TT600E de 1998 :).
      Espero que o fantástico conteúdo sobre manutenção, que este blog possui, possa ser tb uma mais valia para os cuidados a ter com a minha nova montada!

      Obrigado por toda a ajuda e atenção!

      Abç

      Eliminar
    8. É uma bela Maquina :)
      com um motor de combate... da XT 3TB
      Parabéns... :)
      ABR (Edgar)

      Eliminar
    9. Olá Edgar! Gostaria de dar uma revisão geral à minha TT. De motor parece-me em condições, mas anseio ter tudo "de minha mão"... Tens algum site/ blog/ forum que conheças e que trate deste modelo? Já sei que a "substância" não vai ser a mesma do teu blog mas preciso de algum orientação... Já agora, as manutenções do teu motor poderão servir também para o meu modelo?
      Um abraço e desculpa a massada.
      João Ângelo

      Eliminar
    10. Boas
      só conheço um forum na Alemanha :/
      http://www.tt600r.eu/phpbb3/index.php

      neste forum é possível fazer (ou era possível) o download do manual da TTR e outras...
      e com o manual de serviço (que normalmente só está disponivel para as oficinas oficiais da marca) já se tem muitas dicas...

      As dicas da XT dão para algumas ou muitas coisas da TTR
      mas existe sempre diferenças :/

      ABR

      Eliminar
  15. Boas! Quero dar lhe os parabens pelo excelente blog que você tem aqui! Eu ando a procura de uma XT600 para comprar, ja tive varias motas mas em termos de XT600 sou um pouco leigo... Numa das varias pesquisas que tenho feito na net, encontrei o seu blog e ja estou a aprender qualquer coisa sobre a materia ;)
    Obrigado por partilhar toda esta informação e quando tiver alguma maquina em vista, venho ca dar noticias hehehe
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas...
      Muito obrigado pelo feedback, Cláudio :)
      e claro, obrigado pela visita :)
      ABR (Edgar)

      Eliminar
  16. Bom dia amigo! Como ja tinha dito no comentário anterior, andava a procura de uma xt 600... e ja comprei :) posso dizer que estou muito contente com a máquina! Sem querer chatear muito, gostava de te pedir uma informação... sei que meteste um escape arrow paris dakar na tua mota, eu andei a ver no ebay e encontrei dezenas deles, o problema é que na descrição dizem que so dao com os colectores arrow... sera verdade que o encaixe nao da, ou sao eles que querem vender colectores também? Hehehe se nao for pedir muito, manda me o link de onde mandaste vir o teu sff. Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas...
      Eu não comprei um ARROW
      foi um Amigo meu que comprou, e eu apenas o montei e testei na XT600E 4PT dele.
      Não foi necessário trocar os colectores, pois encaixaram na perfeição com os de origem.
      Também montei um Arrow Paris Dakar numa Tenere 660 de 1998 e também encaixou na perfeição.
      Montei também um Arrow numa XT600E de 2001 com uns colectores da K&N (salvo erro) e também encaixou no Arrow

      O link eu não tenho
      mas apenas sei que foi comprado no ebay de italia e o outro no olx

      ABR

      Eliminar
    2. Ok, eu pensei que tivesses montado na tua mota por causa de um vídeo que vi... obrigado, abraço

      Eliminar
    3. Pois... eu tenho 3 ou 4 vídeos no youtube com o Arrow numa XT 600E
      este é um deles: https://www.youtube.com/watch?v=CcXrG36zP9I
      e tenho outros uns com e outros sem "db killer"...
      mas sempre em motos de Amigos, pois a minha ainda tem o escapo de origem.
      Pessoalmente, prefiro o de origem, e enquanto ele estiver OK vai continuar.
      O de origem pesa 6 kg, enquanto que este da Arrow pesa metade.
      e tirando a diferença de peso, e esteticamente, não reconheço vantagens no Arrow...
      Mas se um dia o de origem der o bérro, compro um Arrow Paris Dakar :)
      ABR (Edgar)

      Eliminar
  17. Bom dia amigo! Como estas?
    Ja comprei um arrow paris dakar �� mas como comprei em segunda mão, nao tenho o certificado de homologação... sabes onde posso fazer o download desse documento?
    Outra pergunta, achas que o escape sem o db killer vai me trazer muitos "problemas"? Lol é que aquilo com o db killer faz um barulho muito fraco, ainda faz menos barulho que o de origem lol eu so tenho receio é de levar com "eles" ;)
    Grande abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudio
      em tempos tive um PDF com isso :(
      mas depois o PC foi-se e perdi tudo o que estava nele...

      e apenas tenho para a:
      XTZ 660 Téréré 3YF
      https://skydrive.live.com/?cid=b7a4c9bbfc63df4f&id=B7A4C9BBFC63DF4F%21251

      XTZ 750 Super Ténéré 3LD
      https://skydrive.live.com/?cid=b7a4c9bbfc63df4f&id=B7A4C9BBFC63DF4F%21250

      Mas isso existe, só não sei onde encontrar :(

      Uma coisa que se faz em Espanha e resulta é por no Arrow uma etiqueta com a "referencia" igual ao de origem e depois passa (ou passava) na inspecção ou numa operação stop... e essas etiquetas existem à venda no ebay

      Sobre o som ou falta dele... fizemos um db kiler intermédio
      e tenho esse db kiler na garagem... posso tirar as medidas e tirar-lhe umas fotos para te mostrar

      ABR

      Eliminar
    2. PS: Mas também há uns Arrow Paris Dakar que não são homologados
      ou há quem venda apenas os que não são homologados...
      Para a XT600 de kick tenho este exemplo de homologação:
      https://goo.gl/photos/ZSvde5cjpCv6wuV69
      mas para a 600E perdi isso :(

      Eliminar
  18. Boas Edgar. Desde já agradeço muito a tua disponibilidade para me ajudar... voltando ao assunto, eu sei que na pagina da arrow tem la um artigo a explicar como se pode obter o certificado. Eles dizem para mandar o modelo da mota, o ano de fabrico e principalmente o numero de homologação que vem no escape e eles enviam o certificado por mail... ora o meu problema ta ai, é que o meu nao tem nenhum numero escrito lol eu teria que arranjar um número de um escape específico para a minha mota e enviar para eles.
    A minha é uma DJ02 de 2000, tenho que encontrar o respetivo numero de homologação para este modelo.
    Vou procurar o tal autocolante com esse numero no ebay, tambem é uma boa alternativa, so souberes algum link manda me sff.
    Aqui no meu trabalho tenho uma maquina de marcar a lazer q faz qualquer tipo de letra e numero lolol se eu pudesse entrar com o escape aqui ja tava feito heheheh

    Quanto ao db killer se puderes envia me fotos que eu faço um igual sff
    O meu mail é claudio.carmo79@hotmail.com

    Mais uma vez muito obrigado amigo e um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o db kiler que fizemos foi este:
      https://goo.gl/photos/RP1EiEb7mk65iffJ8

      o furo de 34mm que determina o som (barulho) foi escolhido usando uma lata de coca-cola... ou seja fizemos um "db liler" provisório para escolhermos o som que pretendíamos,
      e sugiro que faças o mesmo, pois podes fazer um com um furo menor para ficar ao teu agrado.

      Em Espanha eles davam como exemplo este link do ebay
      http://www.ebay.co.uk/itm/E1-BSAU-sticker-decal-MOT-EXHAUST-TAG-CAN-STAMP-MARKING-PLATE-ROAD-LEGAL-BSAU-/122343768522?hash=item1c7c41c1ca
      mas penso que não compensa devido aos portes de envio,
      e isto é muito fácil de se fazer tendo quem faça as letras no metal...

      PS: já começo a acreditar que na Arrow só estão a disponibilizar os certificados ou escapos homologados para XT600E anteriores a 1994,
      pois não concigo encontrar um certificado para as ultimas XT600 :(
      ABR

      Eliminar
  19. Boas! Ja vi a foto do db killer e parece me uma boa opção... vou fazer um tambem :) e ja encontrei um autocolante daqueles com os portes de envio mais em conta lol http://www.ebay.co.uk/itm/292020156910

    ResponderEliminar
  20. Edgar, gracias por compartir lo que sabes sobre esta estupenda moto. ¿Me podrías decir las herramientas que te llevas cuando vas de viaje? Gracias.

    Edgar, obrigado por compartilhar o que você sabe sobre este grande moto. Eu poderia dizer ferramentas que levá-lo quando você está viajando? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Holla :)
      Yo normalmente me echo muy poca herramienta
      porque siempre apuesto en un mantenimiento preventivo.

      - el kit de herramienta que viene en la XT,
      - dos llaves inglesas (una pequeña 4 '' y otro gran 8 '')
      (que en caso de caída, enderezar o pedales etcetera)
      - WD40 + spray cadena
      - Cámaras para llantas y dos pequeñas desmontar neumáticos
      - una bomba de aire de bicicleta
      - guantes de mecánico
      - una luz detrás y un fusible de 20A
      - muchas abrazaderas dentadas plásticos
      - un martillo pequeño (que nunca en la moto, sólo en la tienda)
      ___________________________________________________

      Eu costumo levar muito pouca ferramenta
      pois aposto sempre numa manutenção preventiva...

      - levo o kit que a XT tem de origem
      - levo duas chaves inglesas (uma pequena 4'' e outra grande 8'')
      (que serve para em caso de queda, endireitar os pedais ou etc)
      - WD40 + spray corrente
      - Câmaras de ar, e dois pequenos desmonta pneus
      - uma bomba de ar de biciclete
      - umas luvas de mecânico
      - Uma lâmpada traseira e um fusível de 20A
      - muitas braçadeiras de plástico
      - um martelo pequeno (que nunca fez falta, apenas para a tenda)

      Saludos :)
      y Gracias por su visita (Edgar)

      Eliminar