segunda-feira

Vela... Veleiro... Velejar...


Existe uma "frase" celebre com mais de 2 mil anos de idade, que nunca perdeu o seu sentido:

"Existem 3 tipos de homens, os vivos, os mortos, e os que vão para o Mar"
 Aristóteles Platão              
Descobri essa velha frase no Blog AMIGOS DA VELA
e acho que compreendi o seu significado pela 1ªvez a bordo dum Optimist...
Não é que tenha ido para o Mar, mas também não andamos muito longe...


"Respeitar" esse Mar, talvez seja a solução para tirarmos o máximo de partido dele
e quando digo "respeitar" não se trata de ter medo, de não irmos ao seu encontro...
quando digo "respeitar", quero na realidade dizer, aprender, melhorar, treinar, planear, etc etc...


Não sou Marinheiro... e provavelmente nunca o irei ser...
se sou Velejador, ou pretendo ser... essa historia é outra...

Esta é a minha historia com a Vela :

OTIMISTA DO TEJO 
(Introdução) e foi assim que fomos atrás dum velho sonho de comprar um "veleiro" e aprender a velejar
foi a nossa viagem inaugural, que terminou num lindo "naufrágio" eheheh
mas que foi divertida, lá isso foi...



O "Fim" do Otimista do Tejo
A merecida reforma deste pequeno grande veleiro...
e o virar dum novo capitulo na Vela...

Demos um passo em frente, e alargamos os nossos horizontes...
Usamos o bom-senso, e foi uma aposta ganha...



A nosso primeiro "cruzeiro à vela"
foi um simples fim de semana mas que conta uma historia de 3 anos...

Foi o fim do nosso 3º ano, e melhor seria impossível... 




Palamenta, Dicas & etc... (em construção)

Talvez este link deve-se vir no inicio deste topico,
porque os outros links foram escritos numa base de aprendizagem por tentativa e erro...

Agora ganhamos alguma experiência "tirada a ferros"
e talvez seja a altura de a partilharmos...

ATENÇÃO: Eu sou um aprendiz autodidacta na Vela, e escrevo sem ter certezas de ser este o melhor "rumo"
Não sou marinheiro, não tenho raízes familiares ligadas ao mar e também nunca fui um bom conselheiro...
É apenas uma partilha de uma experiência que ainda estou a viver... e a aprender...

Obrigada pela visita e Bons Ventos 


3 comentários:

  1. Apareci aqui pelas motas e acabei na vela

    Bem vindo a este novo mundo
    Nunca menosprezes principio de 3xsegurança. Daqueles que levas a bordo, a tua e da embarcação.
    Quanto ao resto toca a descobrir e não esqueças que estamos sempre a aprender.
    Bons ventos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Boas
      Esses 3"S", é uma sugestão que nunca devemos esquecer ou minimizar...
      Comecei "tarde", e tenho pena de não ter começado mais cedo,
      vamos ver até onde podemos ir... pois gostava (e faço planos) de em 2016 começar a construir um PocketShip ou talvez um Weekender, ou algo parecido :)
      vamos ver se essa oportunidade surge, pois tenho andado a reunir as condições para tal.
      OBR pela visita e claro, também pelo comentário
      ABR (Edgar)

      Eliminar
  2. Oi, eu tenho acompanhado você por alguns anos e gostaria de contatá-lo diretamente, então você poderia me enviar um e-mail por favor no whiskey bmr@yahoo.co.uk Eu tenho uma proposta para você ??

    ResponderEliminar