terça-feira

ESKIMÓS 2009



O inicio de 2009 ficou marcado pelo 2ª Edição dos Eskimós, que decorreu na Serra da Estrela...

Eu tinha lido umas coisas sobre os Eskimós, e andava curioso sobre este evento...

Basicamente as motas e a Serra da Estrela, já se conhecem a mais de 20 anos...

Há cerca de 20 anos atrás, em Portugal surgiu um encontro invernal a que deram o nome de "Lobos da neve". 

Esse encontro era organizado por vários motoclubes e realizou-se nas primeiras edições no Covão da Ametade (Coração da Serra da Estrela). 

Na altura, apenas os verdadeiros "lobos" iam lá acima naquela altura do ano, mas rapidamente ficou famoso e a realização desse evento foi transferida para o Sanatório perto da Covilhã. 

Mais tarde, o Motoclube da Covilhã pegou no evento, e acabou por ser transferido para outro local...



Em 2008 o Motoclube de Vila do Conde, trouxe de volta os "lobos da neve" (entre aspas) mas com o nome de "ESKIMÓS", e reeditar o antigo espírito acolhendo os participantes no antigo (e maravilhoso) local, o Covão da Ametade.



Mas uns 4 meses antes da 2ª edição dos Eskimos, eu tive um ataque cardíaco...
Apanhei um susto dos grandes... fui operado, rectificado, válvulas ajustadas, e depois de levar segmentos novos, comecei a fazer a rodagem... 

A rodagem correu bem, e 4 meses depois todos os exames que fiz deram bom resultado...
As minhas "artérias" estavam mais fortes que nunca, com umas redes de inox...
Mas faltava eu fazer um exame de esforço  Eu já tinha feito um no Hospital, e tinha dado bom resultado 
Mas eu queria um diferente, e então fui aos Eskimos 2009


Fiz as malinhas e lá fui eu...

No caminho apanhei chuva (lavei a mota umas 4 ou 5 vezes), 

mas a carga chegou enxuta, graças a uns sacos de plástico e alguma fita cola...





Como sempre... fui sozinho...
mas numa Bomba de gasolina perto de Castelo Branco, encontrei outro motociclista (Alfredo)...
Depois de trocarmos algumas palavras e de ele me ter explicado o caminho (tinham mudado o local ao evento) e eu não sabia...
Seguimos viagem os dois...

O acampamento, foi junto à localidade de Valhelhas,




A vista que se tinha do acampamento, junto ao Rio Zêzere




O Alfredo ia encontrar-se com o Tó e o Luis...
e eu como estava sozinho, embora não conhece-se eles os 3 acabaram por ser uma excelente companhia, durante todo o fim de semana...
também estavam carregadinhos de comida...


Foto tirada às 9 da manhã, após a primeira noite,
ainda se podia ver o gelo que tinha caído durante a noite (teve 3 graus negativos às 5:30h)




Era sábado, e era a altura de ir conhecer a região...
as estradas principais da Serra estavam todas cortadas, e perigosas...
Foto tirada de "Manteigas" para o "Poço do Inferno",




O primeiro e ultimo azar :
Apanhamos gelo na estrada mas ninguém caiu...
paramos as motos para ver o gelo e tirar umas fotos...
Mas não é!! que um da gente pisou o gelo e caiu!! mas caiu mesmo mal... a aleijou-se a serio...
mesmo com todas as protecções na roupa torceu o joelho, e devido a ter tido uma fractura do mesmo, há relativamente pouco tempo... ficou mal tratado...
(Um mês depois tive noticias desse Amigo, e teve que ser operado ao joelho)






A malta lá se recompôs, e seguimos caminho...




Imagens do Vale Glaciar, relativamente próximo, de Manteigas...




voltamos a Valhelhas (acampamento) para almoçarmos,
O tinha 1,5Kg de picanha, e o Alfredo tinha 3 pães caseiros alentejanos, e o Luís tinha uma Mala de 50 Litros quase cheia de comida...
Eu só tinha um prato de plástico...
mas eles puseram-me a vontade, e disseram que havia comida a mais,
e que não havia necessidade de eu ir comprar fosse o que fosse...




Sábado 15 horas, barriga cheia... era altura de subir a serra e ver neve com fartura

A caminho do Covão da Ametade








a entrada do parque do Covão...




quando entrei............... não queria acreditar no que via...
havia mais de um metro de neve... o rio Zêzere estava congelado... simplesmente fantástico...




Aqui estou eu mais contente que um puto com neve pelo joelho...
(em 38 anos foi a 1ª vez que vi neve)




As tendas de uns montanhistas aventureiros, autorizados a permanecer no covão...






O Vale Glaciar, visto dos 1500 metros...






De volta ao acampamento,
O boneco de neve não podia faltar, na tenda convívio...



Noite de sábado, com mais petiscos, e desta vez feijoada...





Domingo, foi dia de regresso
voltar a ensacar tudo...

ainda ouve tempo para dar uma voltinha pela barragem Montargil, e fazer um desvio para o rio Sorraia, já perto de casa...

A XT a gastar os últimos litros de gasolina, perto de casa...



Foi uma boa concentração...
não teve strip, concertos, etc, etc...
a organização deu uma sopinha nas refeições...
teve umas 200 motos ou mais...
e fiz uns Kms bonitos sem espinhas...

Vou estar na 3º edição, e aproveitar para fazer mais uma prova de esforço...
(aquilo do enfarte do miocárdio, aconteceu mesmo... tinha 37 anos na altura...)


ABR e OBR pela visita 




 

- ESKIMÓS 2009  ...Duros & Loucos" todos reunidos...

- ESKIMÓS  2010 ...chuva, neve, gelo, nevoeiro, amizade e espírito de equipa...  

- ESKIMÓS  2011 ...até deu para nadar na neve ...

- ESKIMÓS  2012 ...Frio de alta qualidade...

- ESKIMÓS  2013 ...o melhor ano de sempre...

- ESKIMÓS 2014 ... esteve ao rubro...

- ESKIMÓS 2015 ...a maior de sempre...

3 comentários:

  1. Parabéns pelo teu blog Edgar!!

    FRANCISCODSILVA

    ResponderEliminar
  2. Vendo e lendo com mais atenção esta aventura digo-te que invejo (no bom sentido, claro) este teu espírito de aventura muitas vezes solitário!!
    As fotos estão espectaculares. Algumas zonas despertaram-me um sorriso. Nos meu tempos de estudante, no final de exames, destino: Serra da Estrela, com outras cores e outras temperaturas...
    Essa do enfarte dá que pensar...Torna a nossa idade quase um factor irrelevante. Há que andar muito de moto e afastar o stress. Saudações!

    ResponderEliminar