Inicio | | Viagens | | Voltinhas | | Manutenção | | TUGATECH | | História da XT |  VELA 

sábado

XT600E




Versátil como poucas,
sóbria e eficiente... a perpetua XT 600 E conserva a magia da sua origem, que teve origem em 1976

A simplicidade mecânica e estética, com o seu carácter duradouro... 
trás-lhe algumas desvantagens quando comparado com as restantes Trails que normalmente têm mais 50cc e nalguns casos 2 cilindros...
Mas esta "desvantagem" é a sua vantagem e explicação para a sua facilidade de utilização em todas as circunstancias.

Em 1976 a XT 500 via a luz do dia na Europa... e fez historia no todo-o-terreno e longos ralis Africanos...
Nos dias de hoje continua a ser uma referencia, sempre que se fala em motas Trail, ou quando se fala em fiabilidade (mesmo velhas, nada as pára...)
Poucos anos depois a pioneira XT500 deu origem à XT550...
a 550cc já tinha 4 válvulas e outras inovações que se mantiveram até aos dias de hoje.


em 1983 a XT600 nasce com o nome de Ténéré 34L...  e os 600cc foram a base até ao ano 2003...
...e durante esse tempo foi por diversos anos o modelo eleito por muitos Portugueses.

- o seu preço convidativo face à concorrência,
- a facilidade de utilização em todas as circunstancias,
- a boa aptidão para andar em fora de estrada num ritmo tranquilo,
- com agilidade de uma trail de baixa cilindrada,
- mais a sua simples manutenção,
- e a sua incrível fiabilidade,


foram trunfos que colocaram a XT600E no top dos modelos vendidos...


A XT600E apresentou algumas soluções que foram herdadas da pioneira XT500, como o quadro de características originais onde o deposito de óleo se encontra junto da coluna de direcção, para uma melhor dissipação do calor...

Para tornar a XT mais mista, e vocacionada também para estrada ou cidade, o curso das suas suspensões foram diminuídos em 20mm na frente e 30mm na traseira... com o novo curso, a XT não perdeu qualidades fora de estrada... e contribuiu para elevar a facilidade de condução em estrada e principalmente em cidade...



O seu motor de um cilindro a 4 tempos, refrigerado a ar, com uma árvore de cames, 4 válvulas, e com 595cc de cilindrada...

Com uma alimentação YDIS (Yamaha Duo Intake System) que consiste num carburador de corpo duplo, que em baixa rotação, apenas um deles está em actividade; em regimes mais altos entra o 2º carburador por depressão... o que melhora a resposta do motor e baixando consideravelmente o consumo...



A XT aposta na funcionalidade e simplicidade e dispensa todos os "extras"...
toda a atenção do motociclista está centrada na condução e no prazer de rolar sem luzinhas e mariquices para nos distrair...

Na cidade a XT é "Rainha", com uma posição de condução pratica, um guiador com a medida exacta, e sobretudo a facilidade em que se mete os pés no chão, impondo uma maneabilidade em todas as circunstancias... da-nos um grande à vontade com a agilidade duma 350cc e a vivacidade duma 600cc, com um motor redondo e fácil de usar em médios e baixos regimes, com uma progressividade surpreendente;
tem um bom escalonamento da caixa de velocidades, com uma travagem boa em qualquer situação (não sendo mordaz);
as suas suspensões absorvem na perfeição todas as irregularidades, e mantendo o conforto... sem nunca ser saltitante no mau piso, o que facilita consideravelmente qualquer manobra de aceleração ou travagem...

O seu motor é conhecido pela sua progressividade...
É sempre linear na subida de rotação e sem picos de potencia,

Sobe sempre de rotação e pronto... mas sobe !!

- Com nota máxima em cidade...
- Eficaz em estradas sinuosas...
- Suave em fora de estrada...
- Polivalente, equilibrada e simples...
- É simplesmente uma XT !!











2 comentários:

  1. Boas compras uma xt 600 de 92 restaurei toda está toda afinada está como nova agradeço desde já algumas dicas que vi no blogue e que deram imenso jeito durante o restauro. O meu setresse e o seguinte nuca tive motas com está cilindrada tirei a carta a 2 anos e só agora acabei a minha menina voava de saber se a alguma forma de lhe tirar um pouco de gás a te eu me fazer a ela .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amigo
      A XT600 no mundo das 600cc, ou quando comparada com as bicilindricas e com as de 4 cilindros dessa cilindrada, fica muito aquém dessas...
      e é uma excelente maquina de aprendizagem devido à sua polivalência e ao seu motor progressivo sem picos de potencia neste ou naquele regime de rotação...

      Desconheço como castrar potencia na XT600E
      Gostava de poder ajudar mas não sei :(

      ABRAÇO
      e muito OBRIGADA pela visita e pelo comentário (Edgar)

      Eliminar