domingo

Suporte "Porta Couves"

Depois de dar umas voltas com mochilas, tenda, e saco cama, cintados directamente ao plástico da traseira da mota...

Resolvi procurar um suporte para fixar e apoiar no transporte da carga...
algo que me facilita-se poder transportar a bagagem em boas condições...

Encontrei 3 tipos de suportes para a XT600E

- o suporte da Yamaha 
(cerca de 100€) Robusto e muito bom...


- o suporte da Touratech 
(cerca de 85€) feito de alumínio 4mm, muito pratico e minimalista...

- e o suporte da Givi, que são adequados  para os top case... (não encontrei fotos)


Decidi construir um suporte...
com o objectivo de ser funcional, sem grandes bonitezas e que nos pudesse dar-nos espaço de manobra para "n" coisas.

Tudo começou com um pedaço de arame...
com o arame fizemos um molde

(as fotos não são grande espingarda, porque a maquina peligrafica tinha ido para o galheiro)


Depois com um varão de aço de 8mm, e a ajuda duma ferramenta de virar tubos,
transportei as medidas do molde para o varão...



e depois de mais uns cortes... e sem ter uma maquina de soldar e sem saber soldar...
consegui fazer isto, com uma maquina emprestada... 
depois de algum treino com uns bocados de ferro...
 


Tive em conta que o suporte teria que ficar a uma distancia considerável do banco

e que fosse também uma protecção da luz traseira, tipo pára-choques...
(se eu me descuidar a andar de marcha a trás com a mota, o que bate é o suporte)



A fixação do suporte à Mota é a parte mais importante... 

não queríamos um gigante com pés de barro

- a fixação teria que ter base suficiente para cargas "pesadas" e para servir de pega para puxar ou empurrar a Mota,
- a juntar a isto, queríamos algo que pudesse ser casado com outro suporte lateral,
- e que permitisse aos piscas serem incorporados no suporte, para poder adaptar malas laterais,
- ainda teria que ser tudo facilmente desmontado para facilitar o acesso ao rectificador e TCI que está por debaixo do plástico.
 



As pegas do pendura podem suportar mais de 100kg
e a fixação dos piscas são uma das zonas mais solidas da traseira...


Com mais um pouco de trabalho, a coisa começa a parecer-se com um suporte

 




Depois foi só pintar o "porta couves"



O custo ficou em quase 10€ 
e a inauguração oficial do suporte aconteceu no "Travel Event 2009" da Touratech

 





Produto Certificado pela Tugatech, Lda



9 comentários:

  1. Amigo seu Blog é muito bom e muito útil.
    Você esta de parabéns, Eu amo a XT660r, mas infelizmente não tenho condições de comprar uma, mas assim que puder comprarei e farei minha primeira voltinha rsrs. Seu Blog ajuda muito.
    Parabéns!!!
    Williansouzalima@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Willian
      Eu é que agradeço a sua visita ao blog e o simpático comentário...
      Boa-sorte com a XT660R e que seja para breve ;)

      ABR
      Edgar

      Eliminar
  2. Boas, antes de mais os meus sinceros parabéns pela destreza e mestria no sucesso obtido neste excelente trabalho, daí que me inspirou a trabalhar num modelo que se adapte ás minhas necessidades, ( e se vim dar aqui foi pq já tenho ideias do que preciso), e por isso lhe perguntava onde posso adquirir uma maquineta dessas de dobrar tubos?

    Abraço e obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas...
      A "maquineta" que utilizei é uma daquelas que se usa nos trabalhos de "ar condicionado" onde serve para curvar os tubos de cobre.
      A que eu utilizei foi emprestada por um Amigo, e já vi iguais à venda em casas como o AKI, Maxmat, e superfícies comerciais deste género... e custavam uns 40 a 50€ (que pessoalmente acho ser muito caro)
      No OLX existe algumas à venda por 29€
      (mas devemos comprar a maquineta para o diâmetro de tubo que vamos utilizar)
      (e basta fazer google a "curvar tubos Tomecanic OLX")

      Pessoalmente, só utilizei esta maquineta, porque me emprestaram ela...
      se fosse hoje, teria feito as curvas à mão, com a ajuda de algo redondo para ficar tudo uniforme, visto que usei varão maciço, e não há o perigo de o varão deformar na curva...

      OBR pela visita
      ABR (Edgar)

      Eliminar
  3. Ora viva, pois eu também acho um absurdo esse valor por tal aparelho...mas acabou por explicar que usou tubo maciço e isso faz muita diferença, logo dá para resolver com um torno mecânico ou grampos e algum tubo que molde à curvatura desejada, então será assim que em principio irei por em prática a ideia, desde já um muito obrigado pela ajuda.

    PS: depois que fizer envio-lhe fotos com o resultado final, se bem que não se tratando de uma XT partilha o mesmo motor, trata-se da irmã Yamaha MT-03 que provavelmente conhece.

    Abraços Vadios! ;)

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Boas,
    Procuro um suporte para uma XT 600 de 1998 para colocar uma "caixa" para por a mochila do puto. Não encontro nada, nem original e não tenho grandes capacidades de bricoleiro...
    Será que me pode indicar onde encontrar uma coisa dessas, sempre dentro dos 2B's (bom, barato)?
    PS. Se quiser actualizar o seu, para a versão 2, adquiro o seu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas...
      A SW-MOTECH fazia um suporte
      a Hepco & Becker também... e os da Touratech desapareceram do catalogo deles,
      os da Givi também tem, e são os mais frageis e simples pois requerem uma base para o top case.
      Por vezes aparece os da Givi à venda no OLX

      Onde podemos comprar eu não sei!
      mas arrisca a falar ou entrar em contacto com o Paulo Moniz (gerente da ROD'AVENTURA) que ele é representante em Portugal de algumas dessas marcas
      Se tiveres facebook, esta é a emresa ou loja do Paulo https://www.facebook.com/rodaventura.pt/
      ou pergunta-lhe directamente: https://www.facebook.com/Pauloammoniz

      Todos estes suportes são bons... mas nenhum é barato ou em conta :(

      Sobre o meu (eheheheh) eu não o posso dispensar, pois ele foi feito para se adaptar aos que tem lateralmente, e como já estou tão feito a ele, e como tem uma boa historia comigo, é como se fosse da família eheheh

      Boa-sorte
      ABR (Edgar)

      Eliminar