É deveras importante termos uma corrente de transmissão com a manutenção em dia...
A corrente em mau estado ou com uma folga exageradamente incorrecta pode originar um fim trágico...
- se estiver sem folga, vai aquecer em demasia, desgastar-se muito rapidamente e danificar todo o conjunto, e nem o próprio veio da caixa de velocidades é poupado de um esforço enorme... mas o mais grave é que pode partir a corrente, e provocar um acidente...
- se estiver com uma folga exagerada, pode saltar fora, desgasta a guia e rolestes guias... e no caso da XT600E quando salta e se enrola no pinhão de ataque parte o cárter... e não é um cenário nada bonito termos um buraco no motor a deitar óleo, e para não falar que podemos sempre perder o controlo da Mota... Um cárter partido é um "bico de obra" que pode originar termos de abrir o motor para ser soldado... mas poderá ser ainda pior se travar a roda traseira em movimento e provocar um despiste...
A corrente tem uma manutenção muito simples e acessível a qualquer pessoa...
Não é necessário termos uma oficina ou uma garagem xpto...
a ferramenta necessária é muito básica .. e a manutenção pode e deve ser feita até na beira duma estrada durante uma paragem para abastecermos o deposito... (isto se formos em viagem, ou não)
Ao longo da sua vida útil é necessário ajustar talvez um total 5 vezes... e depois deverá ser necessario trocar...
Por norma basta verificar se a sua folga e se continua na tolerância...
e talvez de 5 em 5 mil devemos dar-lhe um ajuste...
Estes valores devem ser apenas considerados para material de origem (DID de o-ring) em utilização normal, e com a lubrificação correcta e adequada...
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VERIFICAÇÃO
E quando estivermos com a "mão na massa",
podemos e devemos aproveitar para verificar mais alguns itens...
- folga da corrente,
- o desgaste da corrente,
- o elo de engate (caso exista)
- os 2 roletes guia,
- a guia do braço oscilante,
- o pinhão de ataque,
- e a limpeza ou falta dela...
A inspecção destes itens é rápida, simples e acessível...
1. Folga da corrente
- devemos ter a mota num local nivelado, sem carga, pesos ou "top case" em cima dela...
- devemos ter a mota num local nivelado, sem carga, pesos ou "top case" em cima dela...
- deve estar completamente na vertical, ou seja sem estar apoiada no descanso...
- Depois levantamos a corrente e verificamos novamente o valor...
- a diferença deverá de ser de uns 4 cm
Uma "dica" que normalmente ponho em pratica; utilizo uma escala metálica e com um imã, fixo a escala ao braço oscilante... se o braço oscilante for de alumínio, não resulta...
O manual diz que a folga deve estar entre os 3 cm e os 4 cm... por norma eu nunca contesto o manual... mas segundo os resultados que tenho tido, optei por usar a folga entre os 4 cm e os 5 cm .
Com a folga nos 3 cm ou 3,5 cm reparei que o pinhão de ataque se gasta mais rápido e que todo o conjunto parece estar sem folga...
2. Desgaste da corrente,
pode ser avaliado puxando a corrente na zona da cremalheira (seta amarela)...
pode ser avaliado puxando a corrente na zona da cremalheira (seta amarela)...
se mostrar meio dente, deverá ser trocada... (diferença entre setas vermelhas)
e muito provavelmente o resto do conjunto também poderá estar perto do fim (pinhão de ataque e cremalheira)...
também devemos procurar por elos gripados ou outras anomalias...
3. Elo de Engate
o elo de engate com clipe é muito mal visto e tem uma fama de ser um elo fraco...
É comum dizerem que é perigoso e de pouca confiança... Por norma todos preferem o elo de cravar...
Por experiência própria, prefiro o elo de engate com clipe, visto que permite o uso de ferramenta ligeira (alicate) para se manusear...
E posso afirmar que em mais de 200.000 feitos com elos de engate com clipe (da marca DID) nunca tive qualquer problema...
A inspecção consiste em verificar se ele se encontra completo e com o clipe ...
4. Roletes Guia
Estes roletes servem de batente de fim de curso da corrente... sem eles a corrente poderia roçar no quadro da mota ou na parte de baixo da caixa da bateria...
Quem viaja muitos quilómetros com "pendura" e dependendo do peso dos ocupantes e da pré carga da mola do amortecedor, pode originar um desgaste prematuro no rolete de cima...
Se o rolete de baixo estiver preso devido a sujidades pode originar um desgaste rápido do mesmo, e pode arrancar o clipe do elo de engate quando empurramos a Mota de marcha a trás...
Nesta imagem podemos ver um rolete que ultrapassou em muito o aceitável...
Sobre os roletes tenho AQUI mais algumas informações (final do post)
É uma guia feita de teflon e tem uma resistência enorme ao atrito...
ela é responsável por proteger o braço oscilante.
Sem esta protecção o braço oscilante está condenado e a corrente também teria um desgaste brutal...
A inspecção passa por ver se ela se encontra inteira, sem rachas, e com o parafuso de fixação no lugar...
O pinhão está protegido por uma pequena tampa de plástico...
Retirar essa tampa dá uma grande "trabalheira"... pois são 2 parafusos mais o pedal das mudanças... e depois é uma zona muito suja onde abundam restos de lubrificação da corrente...
Mas também não há necessidade de tirar a tampa, e temos dois generosos buracos...
- devemos garantir que não existem objectos estranhos nessa zona...
- verificar que a orelha da anilha que fixa a porca do pinhão se encontra OK
- se o pinhão estiver mais de 20 mil km devemos ver o estado dos dentes...
7. A limpeza ou falta dela
Deve ser uma objecto de controle, para podermos planear a necessidade duma interversão mais a fundo...
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Ajustar Corrente Transmissão
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A ferramenta do kit é suficiente para executar esta tarefa...
- chave de boca ou luneta 14
- chave de boca ou luneta 22
- chave de boca ou luneta 24
- com a chave 14 para desapertar a pinça de travão (3)
- com a chave 22 e a chave 24 desapertamos o veio da roda (2)
- depois basta avançar uma posição na direcção do (a) se queremos esticar,
e no (b) se queremos folgar...
Depois de garantirmos que o ajuste (numero) está igual dum lado e do outro... e que a roda está totalmente à frente... Apertamos levemente...
Normalmente dou-lhe um ou dois chutos bem assentes para encostar a roda aos esticadores,
também se pode entalar algo macio (cabo do martelo ou um cabo duma chave de vendas) entre a corrente e a cremalheira na parte inferior e andamos com a mota para a frente, e vai empurrar o veio da roda contra os esticadores...
Verificamos a folga novamente a folga e quando estiver correcta... apertamos tudo definitivamente...
primeiro a porca (2) e depois o parafuso (3)
Para quem tem Chave Dinamométrica, a força de aperto é:
Porca do eixo (2) 90 N.m (9 m.kg)
Parafuso da pinça (3) 45 N.m (4,5 m.kg)
Atenção:
Se a corrente de transmissão tiver uma folga errada, sobrecarregará o motor e outras peças vitais...
Pode acontecer a corrente passar-se ou saltar... ou até mesmo partir-se...
Para evitar corrermos riscos, devemos manter a folga dentro da tolerância...
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A corrente de O-rings... vem com uma lubrificação interna e os o-rings servem para proteger e manter essa lubrificação dentro dos roletes...
se na limpeza ou lubrificação usarmos produtos que ataquem esses o-ring, vamos tirar kms de vida à corrente...
É importante usar sempre um spray adequado para correntes de o-ring...
O spray que usamos para lubrificar a corrente serve apenas para lubrificar por fora...
ou seja as superfícies que vão estar em contacto ferro com ferro, e sujeitas a forças dos arranques e reduções do motor...
Sobre a limpeza da corrente, eu não tenho experiência nem me apetece fazer tal tarefa... eheheh
Uso um spray que salpica tudo, e que leva as areias consigo... eheheh
Sobre a lubrificação, nunca consegui encontrar um intervalo entre lubrificações...
simplesmente vou olhando para ela no final de cada volta, e baseado no seu aspecto, lubrifico ou não...
A lubrificação deve ser feita com a corrente quente (após pararmos a Mota) e devemos esperar umas 8 horas antes de voltarmos a usar a Mota, para o spray poder entranhar na corrente...
Eu opto por lubrificar a corrente sempre por dentro... pois quando ela entrar em movimento a energia cinética vai levar a lubrificação ao resto da corrente...

Sobre este capitulo... muito mais poderia ser dito...
mas penso que escrevi sobre o mais importante...
Clica AQUI e podes ver um
"Tutorial sobre a troca do Kit de Transmissão"
OBR pela visita
(Imagem retirada do Manual do Proprietário)

A ferramenta do kit é suficiente para executar esta tarefa...
- chave de boca ou luneta 14
- chave de boca ou luneta 22
- chave de boca ou luneta 24

- com a chave 22 e a chave 24 desapertamos o veio da roda (2)
- depois basta avançar uma posição na direcção do (a) se queremos esticar,
e no (b) se queremos folgar...
Depois de garantirmos que o ajuste (numero) está igual dum lado e do outro... e que a roda está totalmente à frente... Apertamos levemente...
Normalmente dou-lhe um ou dois chutos bem assentes para encostar a roda aos esticadores,
também se pode entalar algo macio (cabo do martelo ou um cabo duma chave de vendas) entre a corrente e a cremalheira na parte inferior e andamos com a mota para a frente, e vai empurrar o veio da roda contra os esticadores...
Verificamos a folga novamente a folga e quando estiver correcta... apertamos tudo definitivamente...
primeiro a porca (2) e depois o parafuso (3)
Para quem tem Chave Dinamométrica, a força de aperto é:
Porca do eixo (2) 90 N.m (9 m.kg)
Parafuso da pinça (3) 45 N.m (4,5 m.kg)
Atenção:
Se a corrente de transmissão tiver uma folga errada, sobrecarregará o motor e outras peças vitais...
Pode acontecer a corrente passar-se ou saltar... ou até mesmo partir-se...
Para evitar corrermos riscos, devemos manter a folga dentro da tolerância...
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Lubrificação e Limpeza
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A corrente de O-rings... vem com uma lubrificação interna e os o-rings servem para proteger e manter essa lubrificação dentro dos roletes...
se na limpeza ou lubrificação usarmos produtos que ataquem esses o-ring, vamos tirar kms de vida à corrente...
É importante usar sempre um spray adequado para correntes de o-ring...
O spray que usamos para lubrificar a corrente serve apenas para lubrificar por fora...
ou seja as superfícies que vão estar em contacto ferro com ferro, e sujeitas a forças dos arranques e reduções do motor...
Sobre a limpeza da corrente, eu não tenho experiência nem me apetece fazer tal tarefa... eheheh
Uso um spray que salpica tudo, e que leva as areias consigo... eheheh
Sobre a lubrificação, nunca consegui encontrar um intervalo entre lubrificações...
simplesmente vou olhando para ela no final de cada volta, e baseado no seu aspecto, lubrifico ou não...
A lubrificação deve ser feita com a corrente quente (após pararmos a Mota) e devemos esperar umas 8 horas antes de voltarmos a usar a Mota, para o spray poder entranhar na corrente...
Eu opto por lubrificar a corrente sempre por dentro... pois quando ela entrar em movimento a energia cinética vai levar a lubrificação ao resto da corrente...

Sobre este capitulo... muito mais poderia ser dito...
mas penso que escrevi sobre o mais importante...
Clica AQUI e podes ver um
"Tutorial sobre a troca do Kit de Transmissão"
OBR pela visita
(Imagem retirada do Manual do Proprietário)

Mais um excelente Tutorial do Edgar que, pelo menos no meu caso, é sempre um grande ajuda para quem gosta de "sujar as mãos", mas ainda não tem a prática necessária
ResponderEliminarObrigado !
Olá Hugo...
EliminarTemos que começar por uma ponta... eheheh
ABR
OBR pela visita :)
Obrigada por partilhares estas dicas
ResponderEliminarabracos
Camões
Olá Camões
Eliminarespero que sejam úteis ;)
OBR pela visita
ABR
Edgar
Ola Edgar , parabéns pelo blog e principalmente pela informação sobre Cuidados com a Transmissão meu nome é Emilio hoje sou o Fabricante do produto abaixo : www.lubjet.com.br sistema muito usado em todas as moto faça uma visita em minha pagina no Face será um prazer trocar ideias com voce. abraços
ResponderEliminarhttps://www.facebook.com/pages/Lubjet/249007505224686
Ola Emilio
EliminarEstive a ver o Lubjet... e estive a navegar um pouco pelo site !
a Lobject aconselha o uso do seu lubrificante, mas na ausência deste o uso SAE 20W40/50 (onde eu quero chegar...)
- esse lubrificante em causa (SAE 20W40/50) danifica os orings da corrente a médio prazo...
Não é uma conclusão minha... e são indicações dadas pelo fabricante de correntes DID, e também do próprio manual da minha Mota (pagina 6.26)
Outra questão que eu acho deveras pertinente...
- Eu faço muito off road, e por vezes atravesso riachos, ribeiras, e outros cursos de agua...
É para mim impensável andar com uma corrente lubrificada a contaminar esses cursos de agua...
A massa que uso em forma de spray foi pensada em preservar os tais orings e foi também pensada a minimizar a contaminação de aguas, e tem uma elevada resistência à chuva.
Esta é a minha opinião... uma opinião amadora e baseada naquilo que leio...
em tempos já tinha piscado o olho a sistemas idênticos a esse...
por exemplo o www.loobman.co.uk que custa 18 libras inglesas e é todo mecânico e sem instalação eléctrica...
mas simplesmente desisti devido à necessidade que temos de preservar o meio ambiente e também a corrente ;)
OBR pela visita
ABR
Edgar
Massa! Obrigada pela dica!
ResponderEliminarOlá Aline
Eliminara massa consistente é uma boa alternativa
isto se for à base de "sabão de lítio"
mas existe sempre a dificuldade em por a massa uniforme na corrente...
MAS...
para fazer off road, ou rolar por caminhos que projectem areia para a corrente talvez seja uma má alternativa...
e corremos o risco de a areia agarrar-se à massa e tornar-se abrasiva
OBR pela visita :)
Edgar