Ferramenta necessária:
- Chave 22 (para desapertar e apertar a topo da suspensão)
- Fita métrica (para verificar o estado da mola, e medir a almofada de ar)
- Uma seringa e um pequeno tubo (caso aja à mão, pois pode-se fazer o trabalho sem isto)
- 1 litro e pouco de óleo 10W (a)
(a) na realidade não sei qual a quantidade exacta de óleo necessário
- Um rolo de papel higiénico (ou panos, para limpeza)
- Um cartão com 1 metro quadrado (para servir de local de trabalho e evitar sujar o chão)
Para trocar o óleo temos que ter as bainhas separadas da mota e da roda...
Tutorial para desmontar a suspensão: ( VER AQUI ) "atenção ao 2º passo"
1º passo ____________________
- Começamos por desapertar o topo com a suspensão na vertical,
a mola neste caso faz muito pouca força, e não há qualquer perigo de acidente.
- A primeira coisa a sair é o "espaçador",
que é um tubo com 14cm.
- Depois vamos recolhendo a suspensão com cuidado,
para não sair óleo, e retiramos uma anilha que está em cima da mola.
- Retira-se a mola, com cuidado e devegar para dar tempo ao óleo de escorrer.
- E por fim, escorre-se o óleo,
para garantirmos que o óleo escorre todo (ou quase todo), devemos recolher e esticar varias vezes a suspensão para que o óleo se acumule no fundo e possa escorrer aos poucos...
(óleo saiu cor de vinho tinto, e algo me diz, que deve ter perdido algumas das suas características com óleo)
1 - Bainha / 2- Topo com oring / 3- Anilha / 4- Mola / 5- Espaçador
2º passo ____________________
- A mola deverá ter em repouso +/- 478mm de comprimento
e deverá ser substituida se tiver menos de 468,4mm
3º passo ____________________
Colocar o óleo novo, pode ser um problema quando se trabalha "by the book"
ou seja: a informação que existe disponível é contraditória
O manual da mota diz:
533 cm3 com uma almofada de ar de 145 mm
Na realidade eu encontrei 500 cm3 e uma almofada de ar de 170 mm (em duas XT600E)
e a Wirth-Federn recomenda uma almofada de ar de 160 mm
Eu tinha conduzido uma XT600E dum Amigo que tinha uma almofada de ar de 160mm,
e reparei que nas travagens a fundo a suspensão não afundava tanto como a de origem,
e permitia auxiliar melhor a travagem com o travão traseiro...
simplesmente parecia melhorar ligeiramente a travagem, sem comprometer o conforto.
E diga-se de passagem que a suspensão parecia ser igual, apenas melhorada na travagens fortes.
...então, 160 mm foi a almofada escolhida.
- Metemos 0,5 litro na bainha,
e recolhemos e esticamos a bainha varias vezes, para preencher com óleo a zona inferior da bainha.
-Metemos mais uns 0,05 litros
- E com a suspensão completamente recolhida, e sem mola,
retiramos o excesso de óleo até termos a altura de almofada de ar pretendida.
Funciona assim: https://www.youtube.mp_rp.....
Basicamente uma ferramenta destas custa uns 30€...
e prefiro de longe gastar esses 30€ em gasolina,
como tal fiz uma coisa parecida que resulta da mesma forma:
4º passo ____________________
- Verificamos se a mola/ anilha/ espaçador, estão limpos e sem objectos estranhos agarrados a eles,
- verificamos se o oring do topo está ok e limpo,
- Esticamos a suspensão, e introduzimos a mola / anilha / e espaçador,
- Enroscamos o topo.
O topo deverá receber o aperto final depois de termos a suspensão fixa nas mesas.
- E agora basta inverter o processo que usamos para desmontar a suspensão, roda e etc...
__________________________
Molas progressivas
Pessoalmente não as quero nem dadas...
pois são um ataque aos pulsos, e compromete o conforto numa longa viagem,
mas é um melhoramento na estabilidade em off road e etc...
As características da suspensão, são as seguintes:
. Tipo Suspensão . | . Forquilha Telescópica . |
Amortecedor | Mola Helicoidal / Amortecimento Hidráulico |
Curso | 225 mm |
Óleo | 10W |
Quantidade de Óleo | ? |
Diâmetro | 41 mm |
Ajuste | - |
E a diferença entre a mola de origem e a mola progressiva é :
. MOLAS . | . Comprimento . | . Largura . | . Diâmetro da Mola . |
Origem (nº4) | +/- 475 mm | 34,8 mm | 4,8mm |
Progressivas (nº6) | 635 mm | 34,7 mm | 5,25 mm |
Mola progressiva (6) que é montada sem o espaçador (5)
Mola de origem (4) que é montada com o espaçador (5) e mais uma anilha.
especificamente feitas para a XT600E, custam no ebay cerca de 80€
Metemos óleo 10W até ter uma Almofada de ar de 160 mm
e mete-se as molas dentro da suspensão tal como estavam as de origem...
e está feito.
- Desmontar a suspensão
- Trocar os Foles
Trocar o óleo da suspensãoMontar molas progressivas (ver o final do post)- Substituir retentores ou guias
Todos os trabalhos só são verdadeiramente concluídos quando todos os resíduos forem entregues, para serem devidamente tratados...
Amigo edgar está um espectáculo.
ResponderEliminarApenas uma questao que nao vi esclarecida, ao pormos o óleo e depois para medir a almofada de ar a suspensão deverá estar esticada. Certo?
💪 abraço.
Olá Pedro
EliminarÉ com a suspensão completamente recolhida, e sem mola...
que depois retiramos o excesso de óleo até termos a altura de almofada de ar pretendida.
Faltava escrever isso, e já fiz a edição ;)
Obrigada ABR
Olá Pedro
EliminarOnde consigo saber a altura da almofada de ar de uma yamaha fzx?
É Parabéns pelo excelente trabalho
i asked you on another topic. Which is your feeling with the progressive springs? so hard or not? Are they increasing bike handling when offroading? Thanks very much Edgar.
ResponderEliminarHI...
EliminarOK :)
hi Edgar, But .. Which is your feeling afer mounting progressive springs. Are they so stiffer (harder) for offroading? Are you upgrading bike handling? Thanks folk ¡¡
Eliminar