inicialmente o objectivo era tirar a XT da garagem...
depois pensei... e se fosse meter-lhe alguma gasolina...
meti 10€... e pensei... porque não dar uma voltita e gastar 1 litrito...
e fui andando... sem destino... ou planos...
Andei... andei e fui "cair" na Serra da Arrábida
era um sitio bonito e fixe para rolar, mas quando vi este sinal parei e deu-se um clique... do tipo vou por aqui...
Depois passaram por mim duas KTM ADV... em sentido inverso
e vinham dum local que parecia ter um trilho porreiro
Rolei por esse caminho e quando encontrei este sinal... fiquei sem estrada para continuar...
porque mais a frente havia um portão enorme e fechado...
e comecei a pensar mas de onde vieram aquelas KTMs
e Pimba... havia um pequeno trilho +/- técnico,
- mas se aquelas motas gordas passaram, a minha também passa !!
E passou !
Mais à frente, encontrei uma casa abandonada no meio do nada...
e não admira, com um acesso destes.
Tive um ataque de bom-senso
e disse para mim: - se furas ou cais sem botas podes ficar em maus lençóis...
simplesmente estava a rolar sem coisas que normalmente levo:
- Botas e joelheiras
- Kit anti Furo e de primeiros socorros
- Agua potável, etc etc...
E fui novamente para a estrada...
e acabei por encontrar algo para visitar
Uma Bateria Militar desactivada, e diga-se também vandalizada...
Deu para perceber mais ou menos como tinha funcionado em tempos
esta devia ser a base da peça principal...
e até tinha bem desenhado os graus para eles fazerem ponto mira...
Toda a casa era feita de betão e isolada com cortiça nacional, que ainda estava em bom estado...
A vista era fantástica e estrategicamente boa...
A Tróia do sr Belmiro, e a entrada da Barra do Rio Sado
Continuei caminho... e encontrei outras instalações militares abandonadas,
Parecia ser um campo de treinos, com as pistas de obstáculos,
e também havia canhões...
Encontrei uma pequena oficina, onde se chamava Arrecadação da Palamenta
aprendi uma palavra nova...
PALAMENTA = Conjunto dos aparelhos empregados no serviço das bocas-de-fogo
A Palamenta era grande para caraças
olha a proporção de tamanho entre o capacete e as palamentas
Dei uma vista de olhos geral pela coisa... e era tudo muito simples e funcional
Existia 3 peças de artilharia... totalmente independentes...
cada uma tinha um enorme paiol por debaixo... tipo bunker
e existia um elevador (na foto em baixo) para trazer as cargas para a superfície...
As cargas
um dos canhões, com os seus 3 ares condicionados.
Estava quase tudo visto e continuei caminho...
Rolei em direcção a Sesimbra, com a ideia de encontrar agua...
vi uma enorme familia num parque de merendas, e perguntei se havia algum chafariz por perto...
dizeram-me que não... mas que tinham muito gosto em dar-me alguma agua...
Era uma familia de imigrantes do leste (boa gente)
e depois de algumas palavras ofereceram-me uma cerveja...
mas como eu não bebo cerveja, fiquei só pela agua... e bebi uma litrada e rumei para o Cabo Espichel.
No Cabo Espichel, passei pelo farol sem parar...

Na ponta do Cabo Espichel há um edifício que normalmente se encontra fechado...
mas alguém arrombou as portas, e deu para entrar...
encontrei uns estranhos depósitos e umas bombas com uma espécie de compressores tudo a duplicar...
fiquei sem saber para que serviam...


De seguida rumei pelo cabo fora sempre junto à falésia... ou o mais próximo possível dela...
depois de passar por um Jipe... onde parece que havia uma enorme luta no seu interior
a luta parecia violenta... e até havia uma perna já de fora numa janela...
mas limitei-me a seguir caminho...
O Cabo Espichel ficava para trás...

O regresso foi feito pelo caminho habitual...

E foi assim mais um Domingo...
...que na realidade... era para ir só à bomba por alguma gasolina...
E perguntam os mais atentos...
vi uma enorme familia num parque de merendas, e perguntei se havia algum chafariz por perto...
dizeram-me que não... mas que tinham muito gosto em dar-me alguma agua...
Era uma familia de imigrantes do leste (boa gente)
e depois de algumas palavras ofereceram-me uma cerveja...
mas como eu não bebo cerveja, fiquei só pela agua... e bebi uma litrada e rumei para o Cabo Espichel.
No Cabo Espichel, passei pelo farol sem parar...
Na ponta do Cabo Espichel há um edifício que normalmente se encontra fechado...
mas alguém arrombou as portas, e deu para entrar...
encontrei uns estranhos depósitos e umas bombas com uma espécie de compressores tudo a duplicar...
fiquei sem saber para que serviam...
De seguida rumei pelo cabo fora sempre junto à falésia... ou o mais próximo possível dela...
depois de passar por um Jipe... onde parece que havia uma enorme luta no seu interior
a luta parecia violenta... e até havia uma perna já de fora numa janela...
mas limitei-me a seguir caminho...
O Cabo Espichel ficava para trás...
O regresso foi feito pelo caminho habitual...
E foi assim mais um Domingo...
...que na realidade... era para ir só à bomba por alguma gasolina...
E perguntam os mais atentos...
Então que historia é essa de "Fui meter gasolina... e olhem o meu azar" ???
o azar... foi que gastei a gasolina toda e tive que meter mais 6 litros no regresso...
Obrigada pela visita...
Obrigada pela visita...
A liberdade que permite uma XT! E tudo começou numa ida à bomba de gasolina....
ResponderEliminarTenho pena de não conhecer essa zona. Que trilhos porreiros para se fazer nas calmas.
Abraço
As motas Trail têm esta liberdade...
ResponderEliminare se tiverem poucos plásticos para partir ainda melhor... LOOL
Abraço
Edgar
que belo domingo esse. mais uma vez, mto bom!!
ResponderEliminar@Ghost Rider
ResponderEliminarPois foi...
mas há sempre aquela sensação que ainda falta ver qualquer coisa mais... LOL
ou aquele pensamento que passamos ao lado de algo, e que talvez não reparamos... e por isso temos que lá voltar... LOL
OBR
&
ABR
Muito bom blog! Tenho acompanhado de quando em vez e confesso que invejo a minha gs500 nao ser uma trail. Ja meti na cabeça que qualquer dia compro uma XT ou uma Africa Twin para me aventurar por trilhos e até viagens maiores como Marrocos.
ResponderEliminarSeja como for, parabéns pela bela passeata e excelentes fotos!!
Olá Edas...
ResponderEliminarUma Honda GS500 é uma maquina fantástica, capaz de dar a volta ao mundo... sem espinhas...
Acho que era feliz com uma GS500 e fazia muitas das coisas que faço com a minha XT... disso não tenho duvidas... bastava dar-lhe um ar mais scrambler... Sempre gostei dessa onda de Café racer e das scrambler...
Obrigada pelo simpático e agradável comentário...
ABR
Pequena correcção: a GS500 é uma Suzuki :)
ResponderEliminarPois é... :P
ResponderEliminarmeti os pés pelas mãos...
uma CB não tem nada a ver com uma GS
mas são as duas excelentes maquinas...
ABR
Edgar
Excelente volta,Edgar! Já agora,os "estranhos depósitos e umas bombas com uma espécie de compressores tudo a duplicar", são os compressores de ar e respectivos depósitos, de onde saía o ar comprimido para as trompas do sinal sonoro de aviso á navegação pertencente ao Farol do Cabo Espichel. Em caso de nevoeiro, o Faroleiro de serviço ao Farol deslocava-se a esse local, e ligava o dito sinal sonoro fosse dia ou noite.
ResponderEliminarCom o avanço tecnológico, alguns desses sistemas foram sendo suprimidos!
Vitor Cintra (NX4)
Abraço
Olá Vitor
EliminarOBR pelo comentário...
Com a tua simples explicação, sobre a razão de existir os compressores... tudo se tornou muito claro e óbvio...
OBR pela explicação...
na realidade a canalização de ar comprimido vai até uma pequena torre que fica no centro do edifício... se tivesse subido as escadas dessa torre, talvez encontra-se as Mega Buzinas...
Mas não arrisquei andar dentro dum edifício em ruínas, pois estava sozinho, e em caso de algo correr mal, estava metido numa grande alhada...
mas as enormes Buzinas ainda devem lá estar no seu lugar... talvez um dia consiga tirar uma foto a essas Buzinas...
Abraço dos Grandes
Edgar
Sou um avido leitor das tuas crónicas, aventuras fantásticas, tenho também esse espirito, e gosto de me meter por maus caminhos...parabéns pelas crónicas...
ResponderEliminarOlá Joel
EliminarOBR pelas visitas ao blog :)
e OBR pelo teu comentário :)
Faço votos para que um dia destes a gente se cruze num desses maus caminhos :)
ABR
Edgar
Penso que é esse local Edgar:
ResponderEliminarhttp://www.publico.pt/local/noticia/forte-de-albarquel-cedido-ao-municipio-de-setubal-1683347
Abraço
Boas
EliminarO local é conhecido pelo RAC 7
ou seja "7º Bateria - Outão"
a "8ª Bateria" é que fica em Albarquel
mas a foto da noticia é da 7ª e aquilo que anunciam parece ser referente às fotos que tenho em cima...
Mas ao certo não sei...
A 8ª Bateria é esta (fica de baixo do chão):
https://www.youtube.com/watch?v=J5eq3rx_A_0
ABR e OBR pela noticia
Afinal não! Mas vi em tempos um qualquer projeto para esse local. Tenho que averiguar.
ResponderEliminarAcho que é isso...
Eliminaracho que a 1ª mensagem deve estar correcta mas com alguma gafe do jornal Publico
ABR
Parece-me que foi este projeto que vi anteriormente, mas é da Trafaria:
ResponderEliminarhttp://openarchitecturenetwork.org/projects/oco
Mas não deixa de ser interessante!
Abraço
Boas
Eliminarsim esse velho projecto é na Raposeira na Trafaria
ou seja nos arredores do RAC 5
Conheço mais ou menos essa zona, e encontra-se muito mas muito degradada
mas também não deixa de ter a sua beleza ;)
Tenho algumas fotos desse local aqui neste link:
http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/12/ttodo-babado.html
ABR e OBR pelo link (Edgar)
XD Gostei da visita guiada ;) tb aprendi, mais uma palavra :D
ResponderEliminarGrande abraço
Fátima Russo :*
Olá Fátima
Eliminareheheh... essa palavra (palamenta) agora tornou-se super comum desde que comecei a velejar, porque todos os acessórios (entre aspas) têm esse nome, ou fazem parte da palamenta... eheheh
na altura em que escrevi isto estava longe de imaginar em cruzar-me tanta vez com essa palavra :)
Beijinho e OBR pela visita
(Edgar)