Ora bem... em 1997 o manual do proprietário (para as XT600E 4MW do Brasil) indicava que tal verificação devia ser feita de 6 em 6 mil kms ou de 6 em 6 messes
Onde é que eu quero chegar!! a lado nenhum!! basicamente é isso!!
os óleos evoluíram muito nos últimos anos... e se nós tivermos acompanhado essa evolução, seguramente temos contribuído para o alargar dos prazos de intervalo de manutenção...
basicamente é essa a minha opinião...
Verificar de 10 em 10 mil... não quer dizer que temos de ajustar alguma válvula...
verificar!! é confirmar se é necessário ajustar... ou não...!!
devemos encontrar o nosso intervalo dada a nossa utilização e tipo de condução e qualidade do óleo que utilizamos e intervalos de manutenção... ou se temos a admissão e o escape de origem; etc etc...
A folga que devemos ter... deve se encontrar entre os valores da tabela em baixo, e são valores exclusivos para a XT600E 4PT
. Válvulas . | . Folga . |
Admissão | 0,07 / 0,12 |
Escape | 0,12 / 0,17 |
O valor ideal será sempre no meio destes valores... ou seja:
0,10 na admissão
0,15 no escape
Para se verificar a folga das válvulas, não necessitamos de retirar o óleo...
...mas devemos ter o motor parado à pelo menos 8 horas ou mais...
e ideal e ter o motor parado à 24 horas... pois podemos garantir que está tudo à temperatura ambiente !!!
A folga que vamos verificar é minúscula... e qualquer subida de temperatura faz com que os materiais dilatem e dêem erro de leitura!!
por isso... é regra e não há volta a dar!! temos que ter um motor parado dum dia para o outro!!
Devemos lavar a mota se necessário...
ou tê-la o mais limpa possível na zona onde vamos trabalhar...
Ferramenta Necessária
- Chave de válvulas (basicamente é uma chave de bocas de 3mm)
- Chave de boca/luneta 10mm
- Apalpa folgas de 0,05 a 0,17
- Chave de luneta 17mm
- Chave sextavada interior de 5mm
- Chave de fendas grande
- Umas moedas de 2 cêntimos
- Um martelo
- Chave de caixa 17 e 19mm
- e pouco mais...
- Procedimento da coisa
Para se verificar a folga das válvulas, não necessitamos de retirar o óleo...
...mas devemos ter o motor parado à pelo menos 8 horas ou mais...
e ideal e ter o motor parado à 24 horas... pois podemos garantir que está tudo à temperatura ambiente !!!
A folga que vamos verificar é minúscula... e qualquer subida de temperatura faz com que os materiais dilatem e dêem erro de leitura!!
por isso... é regra e não há volta a dar!! temos que ter um motor parado dum dia para o outro!!
Devemos lavar a mota se necessário...
Ferramenta Necessária
- Chave de válvulas (basicamente é uma chave de bocas de 3mm)
- Chave de boca/luneta 10mm
- Apalpa folgas de 0,05 a 0,17
- Chave de luneta 17mm
- Chave sextavada interior de 5mm
- Chave de fendas grande
- Umas moedas de 2 cêntimos
- Um martelo
- Chave de caixa 17 e 19mm
- e pouco mais...
- Descascar a Mota
Começamos por retirar as tampas laterais... o banco...
o deposito...
(uma dica que posso dar ; se o deposito estiver muito cheio, pode partir os plásticos quando o poisarmos no chão... )
Como temos que desligar o tubo da gasolina para retirar o deposito... é conveniente taparmos a entrada de combustível, por razões óbvias... Eu uso uma tampa de caneta...
Devemos retirar a Bobine de alta... e basta desligar as 2 fichas, e desapertar os 2 parafusos...
e podemos também retirar o cachimbo da vela... e a vela também vai ter que sair...
Basicamente temos as condições reunidas para começarmos a retirar tampas do motor...
Podemos começar pelas duas tampas do motor (a da cambota, e a indicação do "ponto de ignição" )
necessitamos duma chave de tamanho considerável para a tampa maior...
Eu fiz esta chave... (imagem da chave e da tampa)
Se não tivermos pachorra para fazer uma chave (que é o mais normal) podemos usar duas moedas de 2 cêntimos e um alicate de pressão... que vai fazer o mesmo trabalho (assim)
A segunda "tampa" é em forma de parafuso...
e ficamos com o acesso necessário para rodarmos a cambota... e sabermos quando está no ponto
Para rodarmos a Cambota usamos uma chave (salvo erro) 17 ou 19mm (não me lembro)
para conseguirmos rodar a cambota, temos que retirar a vela...
ATENÇÃO: A cambota só pode ser rodada no sentido contrario aos ponteiros do relógio...
Ainda falta tirar a tampa das válvulas...
as duas tampas de escape... e a tampa das válvulas de admissão...
a vista sobre as válvulas de admissão
...e das válvulas de escape...
Neste momento temos todas as condições para verificar a folga das válvulas...
Para podermos segurar o perno e consegurmos apertar a contra porca, necessitamos duma chave de 3mm;
não é comum termos uma chave com estas dimensões... e tive que fazer uma com uma velha e partida chave de bocas...
Mas podemos comprar uma chave adequada no catalogo da Kedo.com www.kedo.com
Em Portugal não conheço quem venda uma chave destas... mas assim que souber de algum local nacional que venda este artigo... eu actualizo esta informação...
A Kedo tem uns preços muito simpáticos, e são especialistas em todas as XT´s... e também têm um apalpa-folgas excelente e com uma escala pensada nas válvulas da XT...
Depois de ajustar as válvulas... devemos voltar a repetir o processo, dando duas voltas completas à cambota, e volta-se a verificar...
...e repetimos o processo as vezes que forem precisas até termos verificado a mesma leitura 2 ou 3 vezes seguidas... e assim temos a certeza que estão OK...
Folga ajustada...
Agora temos que inverter o processo...
Mas eu sugiro que se veja como está a corrente de distribuição!!
é rápido e fácil e demora mais uns 30 minutos...
Ver aqui o TUTORIAL Verificar a Corrente Distribuição
Devemos dar uma vista de olhos em todos os orings
são 4 orings, e devem estar em bom estado sem apresentar falhas...
existe também uma anilha de cobre da tampa de inspecção da marca "I"
se essa anilha apresentar "cama" do ultimo aperto, devemos dar-lhe uma lixadela... porque é mais fácil depois de apertar a tampa e deixar tudo a vedar bem...
E pronto...
monta-se as tampas todas...
monta-se a vela...
a bobine... e o cachimbo...
o deposito de gasolina... tampas e banco...
limpa-se tudo e vamos dar umas voltas e fazer uns kms...
para darmos o trabalho por terminado... damos uma ultima inspecção visual em todas as tampas para procurar alguma eventual fuga... não vá algum oring estar a vedar mal...
É fácil?? não é ??
Como temos que desligar o tubo da gasolina para retirar o deposito... é conveniente taparmos a entrada de combustível, por razões óbvias... Eu uso uma tampa de caneta...
Devemos retirar a Bobine de alta... e basta desligar as 2 fichas, e desapertar os 2 parafusos...
e podemos também retirar o cachimbo da vela... e a vela também vai ter que sair...
Basicamente temos as condições reunidas para começarmos a retirar tampas do motor...
Podemos começar pelas duas tampas do motor (a da cambota, e a indicação do "ponto de ignição" )
necessitamos duma chave de tamanho considerável para a tampa maior...
Eu fiz esta chave... (imagem da chave e da tampa)
Se não tivermos pachorra para fazer uma chave (que é o mais normal) podemos usar duas moedas de 2 cêntimos e um alicate de pressão... que vai fazer o mesmo trabalho (assim)
A segunda "tampa" é em forma de parafuso...
e ficamos com o acesso necessário para rodarmos a cambota... e sabermos quando está no ponto
Para rodarmos a Cambota usamos uma chave (salvo erro) 17 ou 19mm (não me lembro)
para conseguirmos rodar a cambota, temos que retirar a vela...
ATENÇÃO: A cambota só pode ser rodada no sentido contrario aos ponteiros do relógio...
Ainda falta tirar a tampa das válvulas...
as duas tampas de escape... e a tampa das válvulas de admissão...
a vista sobre as válvulas de admissão
...e das válvulas de escape...
- Verificação da Coisa
Neste momento temos todas as condições para verificar a folga das válvulas...
Para podermos segurar o perno e consegurmos apertar a contra porca, necessitamos duma chave de 3mm;
não é comum termos uma chave com estas dimensões... e tive que fazer uma com uma velha e partida chave de bocas...
Mas podemos comprar uma chave adequada no catalogo da Kedo.com www.kedo.com
Em Portugal não conheço quem venda uma chave destas... mas assim que souber de algum local nacional que venda este artigo... eu actualizo esta informação...
A Kedo tem uns preços muito simpáticos, e são especialistas em todas as XT´s... e também têm um apalpa-folgas excelente e com uma escala pensada nas válvulas da XT...
Depois de ajustar as válvulas... devemos voltar a repetir o processo, dando duas voltas completas à cambota, e volta-se a verificar...
...e repetimos o processo as vezes que forem precisas até termos verificado a mesma leitura 2 ou 3 vezes seguidas... e assim temos a certeza que estão OK...
Folga ajustada...
Agora temos que inverter o processo...
Mas eu sugiro que se veja como está a corrente de distribuição!!
é rápido e fácil e demora mais uns 30 minutos...
Ver aqui o TUTORIAL Verificar a Corrente Distribuição
Devemos dar uma vista de olhos em todos os orings
são 4 orings, e devem estar em bom estado sem apresentar falhas...
existe também uma anilha de cobre da tampa de inspecção da marca "I"
se essa anilha apresentar "cama" do ultimo aperto, devemos dar-lhe uma lixadela... porque é mais fácil depois de apertar a tampa e deixar tudo a vedar bem...
E pronto...
monta-se as tampas todas...
monta-se a vela...
a bobine... e o cachimbo...
o deposito de gasolina... tampas e banco...
limpa-se tudo e vamos dar umas voltas e fazer uns kms...
para darmos o trabalho por terminado... damos uma ultima inspecção visual em todas as tampas para procurar alguma eventual fuga... não vá algum oring estar a vedar mal...
É fácil?? não é ??
5 estrelas Edgar !
ResponderEliminarBoas...
EliminarOBR & ABR dos Grandes...
Edgar
Gostei...bem explicado, com umas dicas muito úteis...aquela das moedas vai tornar a proxima intervenção bem mais facil. Muito bom.
ResponderEliminarEheheh
EliminarAs moedas é daquelas ferramentas que devemos ter sempre à mão LoOL
e tenho sempre uma de cada na bancada de trabalho...eheheh
acho que dá sorte... ou confiança LoOL
é como trazer um canivete suíço no bolso...
ABR dos Grandes
Edgar
Muito bom caro Edgar!
ResponderEliminarAté parece fácil para o comum dos mortais :)
Abraço.
Olá Francisco
EliminarNesta mota é sempre tudo fácil... eheheh
eu é que por vezes complico tudo... eheheh
ABR
Edgar
Cara mas uma vez surpreendeu, agora podemos cuidar melhor de nossa xt, um abraço
ResponderEliminarOlá Claudio
EliminarSerá sempre um dos objectivos com deste blog...
ajudar na saúde das nossas XT´s...
têm muita gente que escreve tutoriais por esse mundo fora... em todos os idiomas que conhecemos...
Aqui tenta-se fazer também um pouco disso... com carolice e muita paixão e respeito por esta "Maquina" que nos leva a qualquer lugar :)
OBR pela visita e pelo comentário
ABR (Edgar)
Isso parece fácil mas a realidade deve ser outra.
ResponderEliminarParabéns és grande.
Olá Nelson
Eliminarbom na realidade também não é lá muito difícil... eheheh
e digo isto porque conheço pelo menos umas 5 pessoas que o fizeram depois de ler isto...
basta ter tempo (começar e acabar sem stress)
e ter a ferramenta básica mais um pouco de jeito (sensibilidade mecânica)
OBR pela visita e pelo comentário :)
ABR (Edgar)
Boas,
ResponderEliminarGostei do blog, muito interessante e pratico.
Comprei uma xt e tenho que ver se isso esta tudo ok.
Obrigado
Paulo
Ola Paulo
EliminarObrigada pelo feedback e pela visita
vai dando noticias e se poder ou conseguir ajudar, será um prazer
Tenho conhecido e feito bons Amigos, nesse "pequeno" da XT
se poderes junta-te à Equipa... ou pelo Forum "Clube XT Portugal" ou pelo Facebook ;)
temos lá uma excelente Equipa
ABR
(Edgar)
muito bom, vlaeu !!!
ResponderEliminarObrigada :)
EliminarAbraço (Edgar)
Boa tarde,
ResponderEliminarParabéns por o teu blog, gostei muito.
Tenho uma Xt 600 E e foi a um mecânico afinar as válvulas à cerca de 3000 kms porque estava a ouvir um tic tic, quando veio do mecânico estava boa mas agora
estou a começar a ouvir cada vez mais um tic tic parecido com o barulho de válvulas desafinadas. A mota tem 35.000 kms é possível estar novamente as válvulas desafinadas em tão poucos quilómetros?
Abraço,
ER
Olá Emanuel
EliminarDeixa-me fazer uma rápida introdução: - falar dum ruído por escrito, é como explicar a alguém como dar um nó por telefone eheheh
Mas a XT600E é um motor barulhento, que emite imensos barulhinhos, e por experiência, sempre que tento procurar um barulho anormal com o motor da minha XT, acabo por encontrar mais um novo que nunca me tinha apercebido...
Em 3000 kms não é necessário voltar a verificar a folga das valvulas...
Como exemplo posso dar-te o meu (e fui consultar os registos que tenho)
http://vadiodaxt.blogspot.pt/2011/02/0-km-33568-km.html
- Ajustei pela ultima vez aos 52.228 Km,
- aos 61.350 Km encontrei tudo exactamente na mesma como estava aos 50 mil, (admissão com 0,09 / 0,10 e escape com 0,15 / 0,15)
- aos 95.395 Km voltei a verificar a coisa... e para meu espanto e admiração estava tudo igual e não foi preciso mexer.
Falei com um Mecânico da Yamaha a questionar-lhe o porquê disso acontecer?? e a resposta foi,
- tal como a sede das válvulas vai ganhando folga, o martelo da árvore de cames também... e por vezes de uma forma muito equilibrada o que faz com que a folga esteja sempre OK (ou quase sempre).
Eu experimentava comparar esse tic tic com outros motores de XTs,
Ou verificava o nível de óleo, pois alguns ruídos podem ser originados por um nível abaixo do mínimo...
mas se estiver no mínimo está OK
pois o OK é sempre entre o mínimo e o máximo...
Boa-sorte com isso
e se poder ajudar, diz qualquer coisa...
embora eu não seja um mecânico :)
Abraço e OBR pela visita
(Edgar)
Boas, sou novo neste tópico e está EXCELENTE, a informação sobre as xt´s é top, obrigado.
ResponderEliminarBoas...
EliminarObrigado :)
e Obrigado pela visita e pelo comentário :)
ABR (Edgar)
Boas Edgar. Estou atrofiado! Já li várias vezes o forum do clubxt e já tentei afinar as válvulas da XT600E 3TB por 4 vezes. A última vez ficou pior de todas.
ResponderEliminarEstou convencido que acertei com o ponto de morto superior na compressão porque vi as válvulas (de admissão) a abrir e depois a fechar. Quando alinhei as marcas os martelos estavam com folga. Afinei e dei uma volta no motor e verifiquei que as folgas continuavam na afinação correcta para o motor 3TB. O que é que está a falhar? Quando pus o motor a trabalhar deu um barulho de válvulas a bater por todo o lado. Mando-te esta mensagem porque estou impedido de postar no forum do ClubXT. Abraço e se poderes ajudar agradecia.
Olá António
EliminarImpedido no CXTP ?!?! bom mas esquece lá isso...
- Atenção que há a marca de ignição "H" e depois logo de seguida a marca de Ponto morto inferior "I", e é a "I" que interessa,
- Tens o apalpa folgas correcto?
- será que os barulhos são mesmo das valvulas?
Não sei o que dizer... gostava de poder ajudar, e já li a tua mensagem umas quantas vezes e pensei uns 15 minutos antes de começar a responder...
A forma com descreves a cena de procurar o ponto é correcta...
mas temos que ter a certeza se estavas a usar a marca "H" ou a "I"
-confirma uma coisa a cambota gira-se sempre no sentido CONTRARIO aos ponteiros do relógio (para a esquerda), depois a tal cena das valvulas de admissão (como tu disseste) e quando aparece a primeira marca, lentamente vamos rodando por que a segunda marca aparece logo de seguida e nem sempre se consegue parar quando ela aparece...
Boa-sorte
Abraço
Edgar
So tenho uma duvida as medidas que se colocam nas vavulas tanto nas de escape como na admissão é igual no par serto tipo vavulas de escape 2 10.10 vavulas de admissão 2 15.15 ou tou enrrado
ResponderEliminarSim é igual !!
EliminarABR
Buenos días. Felicitarte por el blog tan bueno que tienes.
ResponderEliminarMe llamo Luis y soy de Pontevedra.
Me gustaria hacer el mantenimiento a mi yamaha xt 600 2kf de 1989 y no tengo el manual de taller u oficina. ¿Tú puedes tenerlos o saber de alguien que lo tenga?
Muchas gracias y un saludo.
Boa tarde.
EliminarGracias Luis...
Lo siento, pero no tengo ese manual.
He tenido este manual, pero mi PC cuando murió tomó todos los archivos PDF, fotos y videos que tenía :(
Un Saludo de Portugal :)
Mi correo es luiswr08@gmail.com
ResponderEliminarMuito bom mesmo muito bem explicado vou fazer na minha que acho que está a precisar
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