- Já me aconteceu "n" vezes durante a travessia dum riacho, charco, etc
quando o motor está submerso ou parcialmente submerso, vai-se a baixo !!
e a solução passa muitas vezes por retira-la da agua à mão...
Depois de alguns "desgostos" deste tipo, que me fizeram suar...
suar a tirá-la ao colinho da agua, e na maior parte das vezes estava sozinho e no meio do nada,
Para minimizar essa situação eu tinha que manter a rotação por volta das 3000 rpm
mas tal aceleração nem sempre é possível ou conveniente,
por isso a causa desse ponto fraco tinha que ser identificado e anulado.
Andei pela net a googlar à procura duma solução:
»»» Num forum do Brasil, li que era originado pelo interruptor do descanso,
Estudei essa hipótese mas é impossível...
pois este contacto precisa de estar fechado para o motor poder funcionar,
e além deste contacto, temos também o do neutro, e ambos ficam submersos,
mas a agua só reforça a sua função porque se trata de sinal negativo ou massa,
electricamente não tem discussão possível, ou seja, daqui é para esquecer...
»»» Noutro lado li que era a agua na zona do cachimbo (ou da vela e bobine de alta, e etc)
foi outra coisa que me ocorreu, e que parecia ser o mais provável,
mas depois de fazer uns testes essa possibilidade caiu por terra
Resumindo e concluindo:
o tubo que nos interessa é o que sai entre os dois carburadores (4)
A solução poderia ser um "T" onde se montava um tubo extra para um zona mais alta da mota.
Mas optei por fazer um furo de 2mm numa pequena união e intercala-la no tal tubo junto ao carburador.
ou seja:
foi outra coisa que me ocorreu, e que parecia ser o mais provável,
mas depois de fazer uns testes essa possibilidade caiu por terra
»»» Num forum em França, alguns diziam que é um ou uns tubos de dreno dos carburadores
em que tinham (ou pelo menos um deles tinha) a função de respiro...
Em conversa com um Amigo (o Joel), ele garantiu-me que era um dos tubos do catburador.
Levei essa discussão para o Forum Clube XT Portugal,
e rapidamente encontramos a origem do problema...
No video em baixo, simulei o motor submerso com um copo de agua,
e pode-se ver que um dos tubos, deita umas 9 ou 10 bolhas de ar e depois faz parar o motor.
Existem 3 tubos (3) (4) (5) e ambos saem do carburador primário,
o tubo (2) tem um filtro (1) e vem do carburador secundário (ver foto)
(5) Purga da Cuba tem a função de drenar a gasolina se algum problema ocorrer
e é comum sempre que a mota cai, esse tubo fazer uma poça de gasolina...
e é importante que assim seja, e que esse tubo esteja sempre sem obstrução.
o (4) é o que foi identificado como o tubo que faz parar o motor na agua.
(é o tubo que sai entre os dois carburadores)
em que tinham (ou pelo menos um deles tinha) a função de respiro...
Em conversa com um Amigo (o Joel), ele garantiu-me que era um dos tubos do catburador.
Levei essa discussão para o Forum Clube XT Portugal,
e rapidamente encontramos a origem do problema...
No video em baixo, simulei o motor submerso com um copo de agua,
e pode-se ver que um dos tubos, deita umas 9 ou 10 bolhas de ar e depois faz parar o motor.
Existem 3 tubos (3) (4) (5) e ambos saem do carburador primário,
o tubo (2) tem um filtro (1) e vem do carburador secundário (ver foto)
(5) Purga da Cuba tem a função de drenar a gasolina se algum problema ocorrer
e é comum sempre que a mota cai, esse tubo fazer uma poça de gasolina...
e é importante que assim seja, e que esse tubo esteja sempre sem obstrução.
o (4) é o que foi identificado como o tubo que faz parar o motor na agua.
(é o tubo que sai entre os dois carburadores)
Resumindo e concluindo:
o tubo que nos interessa é o que sai entre os dois carburadores (4)
A solução poderia ser um "T" onde se montava um tubo extra para um zona mais alta da mota.
Mas optei por fazer um furo de 2mm numa pequena união e intercala-la no tal tubo junto ao carburador.
ou seja:
se o tubo tiver a dupla função de respiro e de purga... na pior das hipóteses pode sair uma gota pelo furo de 2mm
Fica assim... (foto em baixo)
Um pouco abaixo da altura da cuba,
e nos testes que fiz a seguir à montagem desta pequena peça o motor nunca mais parou.
Permite à mota andar na agua até tapar o disco de travão da roda da frente
De qualquer das formas, o tubo está identificado e numa situação mais extrema,
pode ser fixo junto ao quadro por cima da peseira,
o que vai permitir andar na agua até a roda da frente ficar totalmente submersa.
Obrigado pela visita...
(Edgar)
Fica assim... (foto em baixo)
Um pouco abaixo da altura da cuba,
e nos testes que fiz a seguir à montagem desta pequena peça o motor nunca mais parou.
Permite à mota andar na agua até tapar o disco de travão da roda da frente
De qualquer das formas, o tubo está identificado e numa situação mais extrema,
pode ser fixo junto ao quadro por cima da peseira,
o que vai permitir andar na agua até a roda da frente ficar totalmente submersa.
Obrigado pela visita...
(Edgar)
Será que também se aplica à xt350?
ResponderEliminarBoas...
Eliminara XT350 é muito idêntica a XT600
Carburador duplo com o mesmo principio de funcionamento...
certezas não tenho...
mas tudo indica que é provavelmente uma situação comum, ou que poderá ser...
Os carburadores funcionam da mesma forma (tanto na 350 como na 600) mas os consumos, filtro de ar, e compressão (que faz trabalhar o 2º carburador) podem ser (ou não) diferentes.
Só experimentando para ver se é igual...
Obrigado pela visita
e pelo comentário
ABR (Edgar)
Boa dica!Obrigado.
ResponderEliminarOlá Filipe
EliminarOBRIGADO
ABR (Edgar)
Muito boa dica, tenho na minha Transalp também esses três tubos a saírem junto ao motor á frente, essa dica é valiosa, vou fazer o mesmo no tubo depois de o identificar. Tudo de bom.
EliminarOlá José
EliminarTalvez seja provável, (e realço o "talvez") que aconteça também na Transalp se for de carburadores...
Certezas não tenho... mas pode bem ser muito provável que seja a mesma situação caso ela não goste de andar com o motor dentro de agua :)
Salvo erro, na DR350 esse tal tubo tem um pequeno "T" que faz derivar um tubo para a zona onde está a entrada de ar do filtro de ar. O que me leva a querer que sofre da mesma situação caso não tivesse esse tal "T"
OBR pela visita e pelo comentário
ABR (Edgar)