sábado

Vistoria duma Embarcação de Recreio - Classe 5



Embora dei-a trabalho e tenha custos,
...e não querendo entrar em "politicas"
ou discussões sobre este tema, pois reconheço que algumas coisas podiam ser melhoradas neste âmbito.

Mas tal vistoria tem que ser feita de 5 em 5 anos, e se tudo estiver OK, (e para nossa segurança, deve estar sempre) não passa duma mera rotina...
Pois... é apenas um "pequeno", velho e bem conservado Bote de madeira à vela sem motor de classe 5.


Tenho um amigo que tem um Catamarã de classe 4, e digo-vos, parece-me ser uma boa dor de cabeça, provocada por despesas e burocracias...
...mas vamos esquecer a "tormenta" dos outros, e fazer "rumo" para a vela ligeira.





Tal vistoria começa com a marcação da mesma,
e bastou dirigir-me à Delegação Marítima da minha zona (Barreiro), e fazer a marcação da mesma.
Convém e é do nosso interesse, que tal marcação seja feita com alguma antecedência, do tipo 1 ou 2 meses, e se for na época de ferias (Agosto), talvez 2 a 3 meses...

Bom...
mas existe sempre muito boa-vontade dos responsáveis que encontramos no Barreiro,
e eu lá me dirigi sem qualquer antecedência, e ainda por cima,
a pedir as coisas para "ontem"... e tive sorte.

A marcação foi marcada para um dia que eu estava de folga, e pode-se pagar depois de feita ou antes de fazer tal vistoria...
Custou no meu caso 35€ (Vistoria a seco/molhado + deslocação do responsável + impostos)

Foi-me entregue uma folha (imagem ao lado), onde constava a hora e dia da vistoria, e o que tinha de ter ou respeitar para a dita vistoria.

Paço a citar o que vem nesse documento:
(Para o "Mirror do Tejo" bastava ter o que está a cinzento)





EMBARCAÇÕES DE RECREIO - CLASSE 5
Dec.lei 124 / 2004 de 25 de Maio, da Náutica de recreio

-  3 milhas de um porto de abrigo se movidas à vela ou motor

-  1 milha da costa se movidas a remos



INSCRIÇÕES EXTERIORES 
Dec.lei 124 / 2004 de 25 de Maio, da Náutica de recreio
(conjunto de indentificação (CI) + Nome)

-  Na popa, o nome a bombordo e o porto de registo a estibordo, 
   de cor contraste, maior ou igual a 6 cm de altura.

-  Os caracteres do porto de registo são de dimensão menor aos do nome.

-  Nas amuras, ligeiramente a vante, o conjunto de identificação.

-  Nas embarcações de apoio, deve estar inscrito, em local bem visivel o nome da embarcação
   principal seguido da abreviatura "AUX", em carateres de altura não inferiror a 6 cm.



EQUIPAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS
Portaria nº 1464 / 2002 de 14 de Novembro

-  Pensos preparados sortidos (pensos rapidos) - uma caixa de 20 unidades.

-  Uma ligadura crepe com 7 cm x 4 metros.

-  Um afinete de dama.


Meios de salvação (Bóias)


-  1 (uma) - entre 5 e 9 metors

-  2 (duas) - entre 9 e 15 metros.

-  4 (quatro) - entre 15 e 24 metros.

-  Uma bóia com retenida de 30 metros 
   e se estiver duas ou mais, uma delas deverá ter sinal luminoso.

-  Coletes
   Total da lotação da embarcação (para crianças devem ser utilizados coletes adequados)

-  Fachos de mão
   2 (não é necessário nas ER que naveguem dentro de barras)

-  Bomba de esgoto  - Manual, mecânico ou eléctrico 
   (ER com menos de 5 metros pode ser vertedor)

-  Escada de acesso  - Se o painel de popa se encontrar a 50 cm da linha de agua.


Extintores de pó químico

-  1 (um) 1kg ER boca aberta ou parcialmente aberta com motor FB.
-  1 (um) 2kg junto ao motor para ER de motor interior.
-  1 (um) 1kg na cozinha.
-  1 (um) 1kg no salão.

Não são permitidos CO2 e Halon



AJUDAS À NAVEGAÇÃO
Portaria nº 1464 / 2002 de 14 de Novembro


-  Agulha magnética de governo.

-  Sinalização sonora.



PALAMENTA DIVERSA
Portaria nº 1464 / 2002 de 14 de Novembro

-  Ferro de fundear

-  Navalha de ponta redonda.

-  Lanterna estanque com pilhas sobressalentes.

-  Cabos de amarração e reboque

-  Bandeira nacional (facultativo)

(FIM DE CITAÇÃO)



A vistoria é feita em duas etapas:
- uma a "seco",
- e outra em "molhado".

Em "seco" consiste em inspeccionar o exterior do casco e também o interior fora de agua, e garantir que a embarcação está em bom estado estrutural...
É também verificada toda a palamenta e o seu estado.
Além das verificações, é feito um registo que pode ser escrito ou fotográfico duma boa parte da palamenta (por exemplo dos coletes e suas características)

Por fim, em "molhado", onde se faz o teste final à embarcação e em condições normais de navegação.
Durante esta 2ª parte é feito um registo fotográfico da embarcação, onde terá que ser visível nas fotos todas as "inscrições exteriores" de identificação da embarcação.

Como o Bote é pequeno e leve, estas duas etapas foram feitas no mesmo dia e hora,
mas com embarcações de maior porte, sem atrelado, muitas vezes são feitas em dias diferentes.

Uma coisa acho que devia constar naquela lista de palamenta: REMOS...
por alguma razão, não existe, mas nunca vou para a agua sem eles.





FACHOS DE MÃO :
Como fiz a vistoria em aguas abrigadas, não necessitei de apresentar os 2 fachos de mão.

Mas tudo se complicava se fosse uma vistoria fora de aguas abrigadas,

Teria de dirigir à Capitania de Setúbal a pedir uma declaração que necessitamos de comprar os fachos de mão.

Com essa documento, vamos à PSP pedir uma outra declaração para a compra dos fachos.

Ou seja: são duas declarações que têm custos de processo, e demoram sempre vários dias para serem processadas.  A venda dos fachos só será feita se apresentarmos essa ultima declaração, e apenas entregam os fachos à pessoa que vem mencionada na declaração.

As duas declarações não sei quanto custam,
mas no meu caso, além desse custo, teria de fazer (no mínimo) 4 viagens (200 kms),
mais 4 dias parcialmente perdidos em horário de expediente nesta "lenga lenga" burocrática.

Os fachos têm um custo de 25€ cada com validade de 3 anos. (exemplo)

Em contra partida, pode-se ir a Espanha e comprar 2 fachos de mão por menos de 5€ cada,
necessitando apenas de apresentar o Cartão de Cidadão numa loja náutica.
Alem de serem mais baratos e vendidos no momento, os fachos Espanhóis tem uma validade de 5 anos ao contrario dos caríssimos Portugueses que têm uma validade de 3 anos.
É caso para se dizer: " ... ... não!! nem o vou dizer "




Resumindo e concluindo:
- e falando honestamente, nunca gostei nem gosto de ser fiscalizado, 
mas desde o inicio encarei esta primeira vistoria com um optimismo do tipo, 
"quem não deve não teme..."
Embora tenha sido tudo muito formal e profissional, "by the book"
(pois estamos a falar dum senhor que é Tenente da Marinha, e que respira perfeccionismo no que faz)
Desde que começou até que acabou, existiu sempre um ambiente agradável, onde a parte didáctica e partilha do porquê disto e daquilo esteve sempre presente durante toda a inspecção.




OBRIGADO pela visita ao Blog
e bons-ventos

(Edgar)

30 comentários:

  1. Muito grato pela informação e muito útil! Bem como uma dica ou outra . . . Obrigado!

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  2. Boas informações e dicas , obrigado .

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  3. A propósito , tenho um barco de casco em fibra de 3M por 1,35 de boca com patilhão e leme dobrável , vela com retranca e mastro em alumínio desmontável ao meio , que até 2004 nunca ouve problema em andar a navegar por Barragens , Portinho de Arrábida onde o deixava o verão todo e Lagoa de Albufeira .
    Pelos seus comentários parece que vou ter mais problemas numa possivel inspecção , já que neste país de marinheiros cada vez complicam mais para se ter um gosto de navegar , e quanto mais poderem extorquir dinheiro ao contribuinte melhor !
    Resumindo , eu estive parado estes anos por causa de um "cirurgião" ... e não sei o que fazer quanto ao barquito , já que também o fabricante que mo vendeu em Fernão Ferro não me deu o documento de venda até hoje , o que já se me constou que me vai custar uns euros ? Em 2002 também comprei um atrelado no Arrastomar para o transportar e pouco me gozei dele lamentavelmente ...
    Dito isto o que me diz sobre o meu problema ?
    Já tentei colocar pelo meu facebook mas não entra e só assim !?
    Mas o meu email é :
    MAOSilva1949@gmail.com

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    1. Boas...
      O que dizer sobre isto...
      Eu apenas posso dar a minha modesta opinião, que vale o que vale!
      ou seja:
      Aqui na minha zona (Moita/rio Tejo) existe mais de duas dezena de pequenas embarcações à vela (vela ligeira) sem registo...
      Alias, a minha e mais uma Aiola típica de Sesimbra são as únicas com menos de 3,5M e que têm registo...
      No caso da Aiola tem mesmo que ter, porque tem um motor fora de bordo;
      Todas as outras, L'equip, 420, 470, Vaurien, Raquerro, Hobie Cat, Dart 18, Snipe, etc etc não têm qualquer registo...

      Resumindo e concluindo, anda tudo ilegal mas sem problemas, desde que não estejam à pesca, ou não tenham motor e que não utilizem as zonas de navegação ou canais de navegação...

      Por experiência própria, posso dizer que depois de andar um ano a velejar num pequeno otimist sem qualquer registo ou documentação, cruzei-me duas vezes com a Policia Marítima, e eles apenas me cumprimentaram das duas vezes...
      Convém ter um auxiliar de flutuação sempre vestido e adequado, e se mostrarmos alguma responsabilidade naquilo que andamos a fazer, eles simplesmente nos cumprimentam e vão à sua vida...

      A zona da Arrábida deve ser muito mas muito mas controlada e sujeita a possíveis problemas, e talvez o bom senso das autoridades seja trocado pelo "by the book".

      Mas tudo não passa duma simples opinião...

      Eu fiz questão de ter tudo legal com o meu Bote, porque costumo atravessar o Mar da Palha e vou até Lisboa e etc... e como utilizo algumas vezes os canais de navegação dos navios e dos catamarans de transporte de passageiros, e para que não aja problemas, tenho tudo legal e em dia...
      Apenas por isso...
      Actualmente estou a construir um Catamaran e já comecei a tratar da sua legalização, pois tenho ideias de sair à barra com ele até Cascais...
      http://vadiodaxt.blogspot.com/2018/03/construcao-dum-navio.html

      Tentei encontra-lo no facebook pelo email, mas não consegui :(

      ABRAÇO e OBR pela visita ao Blog (Edgar Couceiro)

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  4. queria uma imformacao e difficil tirar licensa de marinheiro ??
    tem isame escrito e pratico ??

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    1. Boas...
      Pode-se dizer que é relativamente fácil e muito acessível tirar a "carta de marinheiro".
      Mas essa "carta" está limitada a embarcações inferiores a 7 metros, com um motor máximo de 50cv, apenas para navegação diurna, e a uma distancia máxima de 3 milhas náuticas da costa ou 6 milhas dum porto seguro.

      Ela tem a parte escrita...
      que é um teste com vários tipos de perguntas e de respostas, ou seja tem perguntas com opção de resposta e basta escolher a resposta tipo por uma cruz... E tem perguntas que temos de responder por extenso...

      A parte pratica é o tal exercício de "homem ao mar", em que se simula a recuperação em segurança duma pessoa que caiu à agua, e temos que fazer alguns nós importantes, como o:
      -las de guia - nó direito - nó de escota - nó de cunho - laço fiel - e pouco mais que isso...


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  5. vo ter que registar meu barco novo em setubal mas a onde fasem depois a ispecao ?
    e de facil aceso entrar no porto com carro e reboque com barco ?

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    1. Boas...
      não conheço a zona de Setúbal ou os procedimentos que usam na Capitania de Setúbal, mas... o local para fazer a vistoria é escolhido por nós, ou seja, não é obrigatoriamente junto ao porto de Setúbal.
      (ou pelo menos é assim na Capitania do Barreiro e de Cascais)

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  6. Bom dia sabe em que zona de Espanha posso comprar os fachos

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    1. Boas
      Pelo que me disseram em HUELVA existe uma ou duas casas que vedem isso..
      e o produto chama-se "BENGALAS DE MANO ROJO".

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  7. boa tarde gustaria de saber quanto custa o quanto levao normalmente os peritos para faser uma ispecao do barco numa nautiaca .

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    1. Boas

      Os preços aumentaram no inicio deste ano
      e actualmente nem sei... mas dizem que os aumentos foram de 300% nalgumas coisas, Como mudar o registo a uma embarcação...
      Com os novos preços eu não sei...
      mas em Maio vou fazer uma inspecção a uma embarcação que estou a construir. e algo me diz que vai ser muito mas muito mais caro que aquilo que era em 2018

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  8. este ano e obrigatorio tirar carta de marinheiro para puder usar barcos mesmo inferiores a 6 cv ?

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    1. Dizem que sim...
      estávamos isentos em aguas abrigadas dessa habilitação para embarcações de recreio inferiores a 5M e com pequenos motores de 5 ou 6 cv
      2019 as coisas mudaram e agora todos têm que estar habilitados...
      salvo em pequenas embarcações a remos que navegue a menos de 300 metros da praia (tipo Kayaks e outras coisas parecidas)

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    2. Não é verdade até 2.5m e 4.5kw não tem de ter qualquer carta

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  9. Tenho um hobiecat 16 registado e com a última vistoria em 2012. Devido a graves problemas de saúde (sou doente oncológico) não me foi possível navegar desde 2016. O barco está registado na cat.5, águas abrigadas interiores. Com a recente legislação por quanto fica a vistoria? Não tem motor e só navego na ''ria formosa'' entre Luz de Tavira e Fuseta.

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    1. Boas...
      Aumentou de preço este ano (2019) com a nova legislação...
      não sei quanto foi o aumento...
      Mas durante o próximo mês vou ter que pagar uma vistoria também a uma embarcação de classe 5

      Certas coisas aumentaram 300% como por exemplo a transferência de nome ou seja de uns 25€ para uns 90€.
      A taxa de balizagem e farolagem passou de 6,5€ para 8€

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  10. Obrigado pela informação. Já agora aproveito para relatar que no ano passado ao pagar a taxa de farolagem e perguntando se era obrigatório o seguro neste tipo de barco fui informado que sim. Eu nunca me tinha lembrado desse pormenor mas o facto é que descobri aqui na Net que os barcos sómente à vela, e até um comprimento de 7 metros estão dispensados do seguro. Abraço.

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  11. Decreto-Lei nº.93/2018 Artigo 33º. É este o decreto-lei e artigo isentando os pequenos veleiros até 7m sem motor auxiliar.

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    1. sim... sim...

      Inferior a 7M de propulsão à vela na classe 5 não é obrigatório
      Já agora passo a citar o artigo que mencionou

      Artigo 33.º
      Seguro de responsabilidade civil

      1 - São obrigados a celebrar um contrato de seguro que garanta a responsabilidade civil por danos causados a terceiros pelas ER os proprietários das seguintes ER:

      a) Dos tipos 1, 2, 3 e 4;
      b) Do tipo 5 equipadas com motor;
      c) Do tipo 5 à vela, com comprimento superior a 7 m.

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  12. Boas! Antes de mais excelente post.
    Tenho uma dúvida e se me conseguir ajudar, excelente.
    O extintor que tenho na minha embarcação vai perder a validade agora em Julho. A minha dúvida é se basta comprar um qualquer desses extintores de Pó químico polivalente de 1kg na Norauto por exemplo, e ter a factura dele, ou se é preciso ter outro documento a acompanhar. Obrigado

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    1. Boas...
      Vou apenas dar a minha opinião e baseado no que tenho ouvido a malta comentar sobre isso... Pois eu nunca tive motores ou cabine com cozinha ou salão nas embarcações...

      Segundo dizem actualmente todos os extintores têm que ter MANÓMETRO DE PRESSÃO. Pois já não aceitam os extintores sem esse manómetro na palamenta.

      E por aquilo que também tenho ouvido, basta ter a factura de compra em nome do proprietário no caso das embarcações de recreio...

      Quando o extintor é recarregado ou vistoriado por aquelas empresas autorizadas, é que é necessário a factura e (salvo erro) vem mencionado o nome da embarcação e o OK até à data tal...

      MAS TUDO ISTO DEVE SER CONFIRMADO PELA CAPITANIA OU DELEGAÇÃO MARÍTIMA DA ZONA... Porque eu só estou a escrever baseado no que tenho ouvido a malta dizer. E nunca tive embarcações minhas que usassem extintor (sempre Velas e remos eheheh)

      ABR
      Edgar

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  13. Olá, tenho o meu semi rígido guardado na garagem e já há mais de 2 anos q não saio com ele para o mar, a minha dúvida é se preciso de pagar anualmente a taxa de farolagem... Muito obrigada pela ajuda

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  14. boa noite, posso pedir para fazer a vistoria
    ao barco do meu pai para o vender , ele esta em terra ?

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  15. Ola , boa tarde !!!!
    Eu estou no estrangeiro e vou comprar um Zodiac semi-rigido 4,20 com um motor suzuki 25 cv ( ocasião ) !!!!
    Eu pergunto : sou da região de Aveiro e gostaria registar o meu barco na minha região ( Aveiro ), o que eu tenho que fazer ??? O que tenho que fazer e apresentar nas identidades competentes para o registo ???
    Por acaso me poderá ilucidar para eu poder me preparar antes de lá chegar .
    Desde já o meu obrigado

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    1. Boas...
      Lamento mas não sei ao certo
      pois é algo que nunca fiz...
      (Edgar)

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  16. Boa tarde,
    Uma questão...
    NA vistoria é verificada alguma documentação (livrete, seguros, etc)? Qual?

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    1. Peço desculpa por ter respondido um mês depois, mas não tenho vindo à net.

      O livrete é entregue para ser atualizado, e SALVO ERRO a única documentação que é pedida é a fatura do extintor ou da sua revisão, isto na classe 5, pois nas outras classes a coisa é diferente pois existe estação de rádio, balça salva vidas etc etc e tudo isso tem documentação própria que é vista como no caso do extintor...

      Mas as regras mudaram em 2018 (salvo erro) e poucas coisas foram simplificadas e muitas outras sofreram um aumento no preço de uns 500%.
      Ou seja convém informarmo-nos numa Capitania.
      CUMPS e OBR pela visita ao blog

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