e quando esse dia chega, lá temos que abrir os cordões à bolsa...
A bateria é um órgão deveras importante, e a sua saúde é um "item" que devemos estar sempre atentos...
Tutorial : Verificar Bateria e Rectificador
A poucas semanas de completar 9 anos a bateria resolveu começar a fraquejar...
os sintomas era simples mas bastante óbvios...
Embora a bateria desse leituras de 12,8V mas na realidade sempre que ligava algo este valor descia muito rapidamente...
em dias que tinha o motor frio ou parado umas boas horas, notava-se no motor de arranque falta vivacidade...
Simplesmente a bateria gritava por reforma... e ter durado 9 anos, parece-me ter sido bastante bom...
Compramos uma bateria por fazer, ou por formatar,
na caixa vem um kit com a bateria, 6 pequenas garrafas de acido, e um manual de instruções com todos os dialectos do mundo (menos o Português).
ATENÇÃO: Devemos começar por ler (ou tentar ler) o pequeno manual que acompanha a bateria...
1º passo________________________
A ferramenta necessária para a tarefa, resume-se
- um par de luvas (que podem ser aquelas tipo látex usadas na cozinha)
- óculos de protecção
- um maço de borracha
- um carregador de baterias
- Também é boa ideia prepararmos-nos para os piores cenários, e ter por perto uma torneira com agua corrente , pois se o azar bater-nos à porta, a agua corrente é o melhor antídoto para anular o acido; Se o acido salpicar as luvas, é tirá-las o mais rápido possível...
2º passo________________________
Podemos começar por retirar a tampa às garrafas do acido,
essa tampa será necessária para no final selarmos a bateria, e deve ser retirada com cuidado...
Ao retirarmos essa tampa, não existe perigo que derramarmos o acido, visto que existe uma prata colada e continua a selar as pequenas garrafas...
3º passo________________________
Retiramos de seguida o selo autocolante dos vasos da bateria
4º passo________________________
Cuidado: Durante todo o processo, existe a possibilidade de se libertar pequenas quantidades de gases que são explosivos... deve-se evitar fazer lume ou qualquer tipo de ignição junto da bateria.
Depois de a bateria estar selada, deixa de haver esse perigo...
Para enchermos a bateria basta encaixar as garrafas na entrada dos vasos da bateria, que a bateria vai cortar a prata.
O acido vai entrado "lentamente" (20 minutos é o tempo recomendado) e se por algum motivo começar a fazer vácuo em alguma das garrafas, devemos dar uma pancada seca com algo no topo das garrafas...
A bateria fica imediatamente carregada com uns 12,6V
Depois de o acido ter-se passado para a bateria retiramos as garrafas...
Retirar as garrafas é a parte mais perigosa do processo, pois há sempre uma gota ou outra de acido que salta, ou que pode saltar...
E como tal, tenho a pele dos membros superiores protegida por roupa, e as mãos com luvas... os olhos não são excepção e uso uns óculos...
Nunca me aconteceu queimar-me com acido, mas por diversas vezes vi saltar uma gota ou outra durante este processo... mas se tivermos protegidos nada de errado pode acontecer...
5º passo________________________
Segundo o fabricante, devemos deixar repousar o acido uns 30 minutos...
( Baterias entre 3 a 5 AH devem repousar 30 minutos; e baterias com 12 AH pelo menos uma hora)
Enquanto a bateria está em repouso podemos apontar a tampa nos vasos, mas de forma a que a bateria possa respirar, e isto serve apenas para evitar de cair algo para dentro dos vasos...
6º passo________________________
Para que a bateria comece a sua vida da melhor forma, devemos dar-lhe uma carga adicional...
Utilizei um carregador que comprei salvo erro no Lidl por 20€, e que serve perfeitamente para aquilo que necessitamos...
Segundo dizem (segundo ouvi dizer) sem esta carga adicional, a bateria arrisca-se a ter uma vida curta;
Sem a carga adicional a bateria tem cerca de 12,6V , e necessitamos de 12,8 ~ 13 V
7º passo________________________
Depois de umas horitas à carga, podemos tapar os vasos definitivamente, pois esta é uma bateria sem manutenção.
Inicialmente pressionamos com a mão (de luvas calçadas), e terminamos a selagem da bateria com um maço de borracha ou o cabo de madeira dum martelo...
Para terminarmos o trabalho, basta trocar a bateria velha pela nova...
- Podemos começar por desligar o negativo (chave philips ou uma 10mm de bocas),
e como vamos desligar a bateria, devemos começar sempre pelo negativo, porque se por acidente tocarmos no quadro da mota com a chave metálica, não acontece nada de mal...
- E depois de desligarmos o negativo, podemos desligar o positivo... e mais uma vez como já não temos negativo ligado, se por acidente tocarmos com a chave metálica no quadro também não acontece nada...
- por fim retiramos a borracha... e retiramos a bateria velha...
- Para ligar a nova bateria devemos verificar se os terminais de olhal estão limpos e sem zebro...
- começamos por ligar o positivo e depois o negativo
- por fim colocamos a borracha que segura a bateria...
Reciclar Baterias___________________
Agora resta-nos enviar a bateria para reciclagem...
Segundo a lei Portuguesa (Portaria nº572/2001 de 6 de Junho), a empresa que vendeu a nova bateria, deve receber a velha e dar um destino adequado...
Existe também outros locais que facilitam essa reciclagem;
e segundo uma pesquisa rapida no google, a cadeia de hipermercados Jumbo e Pão de Açucar, aceitam baterias usadas para reciclar.
(Link da fonte) mas está informação carece de confirmação.
Outros locais onde pode entregar a sua bateria usada: VER MAPA
OBR pela visita...
Edgar
un saludo grande desde Espanha. Conservo as boas lembranças de eskimós 2012.
ResponderEliminarBernardo
Gracias Bernardo
EliminarGracias Amigo :)
También valoro el recuerdo de ese momento
También me quedo con el sms que usted me envía que el año pasado en Navidad :)
el sms, que se mantuvo durante todo el año en el movil... y bueno, yo voy a recordar que se lo devuelva :)
Saludos
Edgar