A legalização duma embarcação (no meu caso)
revelou-se ser algo acessível e de certa forma fácil...
Em contrapartida foi de certa forma demorada e dispendiosa,
mas tudo depende do ponto de vista de cada um, ou do seu orçamento...
Outra situação que aconteceu durante a legalização e construção, foi ter iniciado o processo com uma legislação e depois ela ter mudado (salvo erro) no dia 1 Janeiro de 2019
Mas a "Portaria 1491/2002 de 5 de Dezembro" que estabelece os requisitos de segurança relativos à construção, e ainda se encontra em vigor.
Isto pode dar a entender que tem contornos complicados com decretos lei, portarias e tal...
mas é "pura e simples matemática de letras" que vou tentar simplificar.
Tratando-se duma embarcação inferior a 5 metros tudo se simplifica...
Dirigimo-nos à Delegação Marítima mais próxima, onde fazemos um requerimento para a DGRM (Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos)
Talvez seja também possível fazer este requerimento através do "BMar" (Balcão Eletrónico do Mar), mas certezas disso? não tenho !!
Nesse pedido é anexado uma memória descritiva e alguns desenhos referentes a estrutura dimensões e equipamento.
Normalmente 3 ou 4 desenhos são suficientes para um monocasco de vela ligeira.
Esta foi a memoria descritiva e os desenhos que entreguei:
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MEMORIA DESCRITIVA
O método de construção deste catamarã, segue as instruções da empresa James Wharram Designs, especializada em embarcações de recreio para construção amadora; (plano: HITIA 14 #642).
A James Wharram Designs já vendeu-o mais de dez mil planos (foram construídos e registados mais de dez mil embarcação) dos 14 aos 63 pés.
A construção será feita num espaço próprio para o efeito, com temperatura e humidade controlada, numa bancada com 4,5 metros, e 4 picadeiros para encaixe dos cascos;
Os materiais principais usados são:
- Contraplacado de 4mm, 6,5mm e 12mm de bétula laminado com resina fenólica (norma EN 314-2 classe3);
- Madeira de casquinha branca;
- Resina epóxi (Sicomin 5550), Microesferas (Classecell 10), e Microbalões (Phenolic microballoons);
- Tecido de fibra com 180g/m2
Todas as peças depois de cortadas, antes de montadas recebem duas camadas de epóxi, exceto as superfícies que serão fibradas.
Os painéis dos cascos depois de terem o verdugo, recebem a roda de proa e de popa mais a quilha.
A união (costura) destas peças é feita com o auxilio de furos na madeira e arame de cobre.
O próximo passo é a instalação das anteparas, para se iniciar a colagem de todo o conjunto com epóxi e microesferas.
Monta-se as cobertas depois de pintado os compartimentos estanques, e finaliza-se os cascos com a fibragem dos mesmos e reforça-se a quilha com mais duas camadas de fibra.
As vigas de união dos cascos, são laminadas 4 vezes, e calibradas para garantir a esquadria dos cascos.
O estrado central é feito em quatro peças independentes de contraplacado reforçado e fibrado e unidas por cabos e encaixado nas vigas de união dos cascos.
O mastro será de alumínio, brandais e cabo de estai de dyneema, respeitando o plano do James Wharram Designs.
Comprimento (Lmax): 4,26 m
Comprimento linha de agua (LwL):
Boca da embarcação (Bmax): 2,5 m
Pontal (D):
Calado máximo: 0,25 m
Lotação máxima: 2 pessoas
Propulsão: Vela
Propulsão auxiliar: 2,5 hp
Área de vela total: 10,22 m2
Peso previsto (exclui vela, mastro e equipamento auxiliar): 86~100 kg
O peso indicado é estabelecido em função dos dados do projeto, embora existam variações próprias da construção em madeira que não é possível determinar nesta fase.
Os desenhos em anexo apresentam as medidas nas unidades do sistema imperial e internacional.
(este processo foi iniciado em Junho de 2018, temos que ter em conta que coincidi-o com o período de ferias de verão)
...e que os envia-se quanto antes para se poder emitir a licença de construção.
e simplesmente enviei por email uns valores que me pareciam "encaixar que nem uma luva".
- O valor venal é de 2300€
Mas quando me apresentaram o preço eu barafustei, e foi mais ou menos assim:
Eu - duzentos e tal €uros ?! mas o que é isso?!
espere lá e deixe-me calcular o valor da sua!
...a área é 4,3 metros vezes 2,5 metros...
Eu - é entre 86 a 100kg
Eu - chame-lhe o que quiser, na "portaria" a tabela de calculo desse valor a pagar, é a taxa mínima...

e pagou cento e poucos €uros pela mesma declaração...
embora a minha tenha sido passada em 2018 e dele em 2019.
"Autorização para construção de uma embarcação de recreio sujeita a vistoria de meia construção, conforme despacho do Capitão do Porto de Lisboa em 25SET2018."
que é uma vistoria igual às de manutenção, ou seja:
no "Anexo 1 Requisitos de Segurança, Classificação e Vistorias" na alínea, "2.3"
Essas manobras devem garantir que a identificação da ER é sempre visível, e que a ER demonstra estabilidade qb.
Até esta data apenas tinha pago 11,63€ pela autorização de construção,
foi na realidade um total de 261,37€
Edgar
Pois ao que isto chegou! Paguei mais de 300€ em papéis para construir o meu GIS. Este valor é superior ao que me custou toda a madeira e contraplacado para o barco!!!
ResponderEliminarAbraço.
Pois ao que isto chegou! Paguei mais de 300€ em papéis para construir o meu GIS. Este valor é superior ao que me custou toda a madeira e contraplacado para o barco!!!
ResponderEliminarAbraço.
Pois... realmente as despesas em papelada desmotiva muito boa gente...
Eliminaraté pode parecer pouco para alguns, mas quando o gasto da legalização é metade do total, nunca pode ser visto como uma coisa barata.
Bons-ventos
e OBR pela visita